Luísa Santos29 Jan 2020

aquecimento industrial

aquecimento doméstico

aquecimento central

Sistemas de aquecimento: como escolher

Há várias formas de aquecer a casa.

O mercado de sistemas de aquecimento oferece (quase) infinitas possibilidades para aquecer a casa. Nem todas são ideais para o mesmo local, por isso é importante saber escolher o melhor sistema e, simultaneamente, aquele que é "mais em conta".

Como escolher o melhor sistema de aquecimento

Começamos por dizer que não há uma solução melhor do que outra porque, de facto, não existe. Aquilo que existe são opções que se adaptam de forma mais inteligente à sua casa e que, por conseguinte, não se adaptam a outra (por muito semelhantes que possam ser as suas características).

É nesse sentido que, de seguida, segmentamos os sistemas de aquecimento existentes no mercado de acordo com a sua característica mais vantajosa. Assim, torna-se mais fácil escolheres o equipamento ideal para tua casa.

O equipamento mais barato
Para quem não procura grandes soluções de aquecimento, como é o caso do aquecimento central, e procura uma solução barata e capaz de aquecer áreas pequenas, então os aquecedores portáteis podem ser um bom ponto de partida.

Estes equipamentos, como são exemplo os termoventiladores, são ideais para aquecer divisões mais pequenas e podem ser comprados em mais quantidade sem comprometer o teu orçamento inicial. Há várias opções à venda e algumas custam menos de 10 euros.

No entanto, estes equipamentos podem pesar na fatura da eletricidade, isto porque, se ligados durante muitas horas, consomem bastantes watts. Por isso, não aconselhamos este tipo de produtos para aquecer grandes divisões.

Equipamentos portáteis mais baratos no final do mês
Se, mesmo assim, precisas de um aquecedor portátil para aquecer determinados espaços da casa sem que isso pese na fatura da luz, então o melhor é optares pelos aquecedores a gás. Assim, sabes que os gastos são mais controlados, até porque só investiste dinheiro na botija de gás em uso.

Quando esta esgotar, podes comprar aquelas que quiseres consoante a finalidade que lhes irás dar. Ora, isso permite muito mais controlo do orçamento, sem nunca comprometer a portabilidade do equipamento. Hoje em dia, quase todos os aquecedores a gás estão equipados com rodas que podem ser movidas pela casa.

Em todo o caso, aconselhamos-te a que te aconselhes com um profissional antes de comprares um aquecedor deste género, uma vez que existem diferentes potências para vários equipamentos. Em média, uma botija de gás dura até 50 horas, o que se traduz num gasto máximo de 50 cêntimos por hora.

lareira.jpg


Equipamentos fixos de baixo investimento
Os ar condicionados são equipamentos muito versáteis, capazes de aquecer divisões grandes ou pequenas. Ainda que exijam um investimento inicial maior (entre 800 a 900 euros), a verdade é que pesam muito pouco no final do mês, motivo pelo qual são uma das soluções mais procuradas hoje em dia.

Se for isto que procuras, aconselhamos-te a que procures a ajuda de um profissional, que vai avaliar uma série de critérios importantes na divisão a equipar. A incidência de luz e a sua orientação, o isolamento, as pessoas que ocupam o espaço... Todos esses fatores são importantes na escolha do equipamento mais adequado.

Os ar condicionados têm outra vantagem face a outros equipamentos mencionados neste artigo, ou seja, o facto de também poderem ser utilizados para arrefecer a casa. Isto significa que podem ser ligados em qualquer altura do ano.

Equipamentos seguros e eficientes
Se não tens limite de orçamento e procuras uma solução de aquecimento doméstico mais eficiente e que coexista com a decoração da casa, podes equacionar comprar um recuperador de calor ou até uma salamandra.

Em ambos os casos, os sistemas de aquecimento que já possas ter em casa (como uma lareira, por exemplo) podem beneficiar de um desses equipamentos. Isto acontece porque, para além de reterem o calor, conseguem distribuí-lo pesa casa de forma eficiente.

Na escolha do melhor sistema de aquecimento, é importante que não te precipites e que não compres o produto mais barato ou caro do mercado. Antes de tudo, é essencial que recorras à ajuda de um profissional que avalie as principais características de tua casa e, baseado nas mesmas, te ofereça a melhor solução para o teu caso.

Se quiseres, podes sempre recorrer ao sistema construído pela DECO que te ajuda a escolher o melhor sistema de aquecimento para tua casa. É uma ferramenta inteligente que se baseia nos principais fatores que influenciam a escolha de um tipo de aquecimento, comparando diferentes preços e soluções no mercado.

Dessa forma, já estarás preparado para optar por um equipamento mais indicado para o teu caso. Assim, não te precipites ao investir numa solução portátil ou fixa quando, muito provavelmente, essa não é a que melhor se adapta a tua casa.

No entanto, se aquilo que procuras são soluções de aquecimento industrial, podes sempre recorrer a uma destas empresas especializadas que te podem aconselhar sobre o equipamento ideal no mercado.
categorias relacionadas
sobre o autor
Luísa Santos
Content Writer

A paixão pelas palavras acompanha-a desde sempre e a curiosidade por aquilo que não sabe leva-a a verbalizar todas as...

ver perfil
61
Publicações
Experiência relacionadas