Luísa Santos29 Jan 2020

Cemitério de animais: uma realidade crescente

Uma despedida à altura para o teu melhor amigo.

Nunca ninguém quer pensar sobre isso, nem sobre quando o nosso melhor amigo irá partir deste mundo. É também por isso que os cemitérios de animais existem, de forma a que estes possam receber uma despedida digna.

Cemitério de animais: onde encontrar

Esta é uma realidade crescente e, prova disso, é a quantidade de cemitérios de animais que existem atualmente. Esses, foram criados como forma de dar resposta a algo que muitos procuravam: a oportunidade de se despedirem do seu melhor amigo de uma forma digna.

A verdade é que ninguém nos prepara para tal acontecimento, mas pode ser útil saber quais os melhores locais para deixarmos os nossos animais descasarem como merecem. Por isso, reunimos uma lista dos melhores cemitérios, agências funerárias e crematórios para animais do país.

Cemitério Sebastião de S. Lázaro
Também conhecido como Abrigo de S. Lázaro, este cemitério de animais, situado em Castelo Branco, pode ser a última morada do teu melhor amigo, mas também dispõe de uma zona de crematório dedicada a animais.

Cemitério para cães e gatos de Nogueira da Regedoura
Depois de muita insistência por parte da população da zona, este cemitério de animais acabou por ser inaugurado em 2011. Ao contrário dos cemitérios convencionais, este assume a forma de um pequeno edifício que, por sua vez, se situa no estaleiro da autarquia.

Cães e gatos podem ser sepultados neste local, mais propriamente em gavetões próprios para o efeito. Depois, os animais são depositados em sepulturas maiores, que podem ser visitadas a qualquer altura.

Cemitério para animais de Lagos
Também a sul, mais propriamente no Algarve, existe uma opção para te despedires do teu amigo de 4 patas. O cemitério abriu portas em 2017 e tem diversos tipos de sepulturas de acordo com a dimensão do animal.

PETMEMORIAL
A PETMEMORIAL é um crematório de animais com sede em Sintra, mas que presta serviços em todo o país. A missão desta empresa é oferecer um final digno aos animais que a ela chegam, dando uma opção válida aos donos que a procuram.

A PETMEMORIAL realiza cremações individuais ou coletivas, dependendo da vontade de cada um. Na sua loja, é ainda possível escolher diferentes tipos de urnas, feitas a partir de diversos materiais. Esta empresa encarrega-se, ainda, de recolher os animais em qualquer zona do país, incluíndo em clínicas veterinárias.

PerPETuate
A PerPETuate é uma agência funerária que presta serviços em todo o país, desde a recolha do animal até à entrega das cinzas a cada dono. Pode ser uma boa opção para aqueles que preferem não enterrar os seus animais.

cao.jpg


Petsheaven
Outra das agências funerárias especializadas em animais é a Petsheaven, que dispõe de um serviço de 24h/24h, durante toda a semana. Como serviços principais, a agência oferece a possibilidade de cremação individual ou coletiva.

Através do "Pet Memorial", é possível prestar uma última homenagem ao amigo de 4 patas, depois depositado num jardim exclusivo. A Petsheaven encarrega-se, também, de todas as fases do enterro para quem preferir sepultar o animal - recolhendo-o no local escolhido e enterrando-o num cemitério de animais.

É também possível pagar uma anuidade à empresa para que a mesma se encarregue de tratar a sepultura com regularidade, bem como decorar a mesma com flores.

Funerária Animal
A Funerária Animal encarrega-se dos mesmos serviços que os descritos anteriormente, como é o caso da cremação e do enterro. A empresa também disponíveis várias urnas, incluíndo opções biodegradáveis, em metal e madeira, entre outros acessórios.

Ainda que, de facto, este não seja um assunto debatido "em família" por aqueles que têm animais de estimação, a verdade é que as opções mencionadas podem ser muito vantajosas para a maioria dos casos.

De facto, é natural que apenas pensemos no enterro e/ou cremação de pessoas, mas isso não significa que, o mesmo serviço, não se aplique aos nossos amigos de 4 patas. Pelo contrário, até porque os cemitérios e agências funerárias mencionadas provam que a realidade está a mudar.

Contudo, este (ainda) é um assunto conturbado, sobre o qual nem todos concordam. Na verdade, são muitas as pessoas que se opõem a este tipo de opções para animais, sobretudo quando, as mesmas, se encontram incluídas em cemitérios de pessoas.

Em todo o caso, estes serviços para animais podem interessar àqueles que, na realidade, procuram uma solução digna para o seu animal de estimação. Que procuram uma despedida à altura do seu melhor amigo, que, através destes serviços, pode ser lembrado e relembrado de uma forma totalmente diferente.

É um facto que, a quantidade de cemitérios "normais" que existe, quando comparados com os de animais, é muito maior, o que deixa adivinhar que existe ainda uma grande margem de crescimento para estas opções - que, acima de tudo, apresentam soluções dignas.
Categorias Relacionadas
sobre o autor
Luísa Santos
Content Writer

A paixão pelas palavras acompanha-a desde sempre e a curiosidade por aquilo que não sabe leva-a a verbalizar todas as...

ver perfil
61
Publicações
Experiência relacionadas