Carolina Santos15 Jan 2020

comida portuguesa

Santos Populares - Festeje connosco!

As Festas dos Santos Populares estão aí à porta.

Santo António, São João, São Pedro: Os santos populares vão começar a festa e querem a sua companhia!

As festas dos santos populares em Portugal estão a chegar e já sabe que se esquecer as datas e não planear bem os seus festejos, quando chegar a hora vai ser mais um no mar de multidão que se instala e nas filas intermináveis para os restaurantes.

Como não queremos que isso aconteça estamos aqui para ajudá-lo a conhecer bem cada santo e a escolher os melhores locais, restaurantes, bares e outros estabelecimentos para celebrar os santos populares em grande!

Datas e Comemorações dos Santos Populares

É daqueles que já está a bater o pé só de pensar que vem aí mais uma ronda de santos populares e de bailarico? Se sim, ótimo porque encontra aqui onde festejar em grande. Se, pelo contrário é um estreante, temos todas as informações necessárias para festejar as suas primeiras festas populares.

Santo António é o primeiro, mas se não conseguir festejar o santo casamenteiro pode sempre aproveitar ainda o São Pedro e pedir o balão para brincar ao São João! Nós também somos fãs das festas dos santos populares. Quer nas festas de Lisboa, a ver as marchas populares, nas festas juninas no Porto ou a festejar o São Pedro, estamos sempre na fila da frente com o manjerico na mão, daí que as nossas dicas sejam válidas para todas as cidades onde se festejam e para malta de todas as idades. 

Datas e Municípios onde se festejam os santos populares:

  1. Santo António ‘O Casamenteiro’ – as festas de Lisboa e os casamentos de Santo António são famosas por todo o país;
    • Municípios: 13 de Junho, Feriado Municipal em Lisboa. Festeja-se em Lisboa e arredores em bairros como ‘Alfama’, ‘Santos’ e ‘Bica’, e também de outras zonas como Aljustrel, Cascais, Vila Real, etc…
  2. São João ‘do Balão’ – As festas juninas ou Sanjoaninas têm grande força no Porto e em Angra do Heroísmo
    • Municípios: 24 de Junho, Feriado Municipal no Porto. Festejos mais na zona histórica e ribeirinha. Nos Açores, em ‘Vila Franca do Campo,’ na ilha de São Miguel e ‘Angra do Heroísmo, na Terceira, onde a celebração é mais conhecida por Sanjoaninas. E em outras cidades do país. 
  3. São Pedro – O Santos dos pescadores celebra-se em várias vilas piscatórias
    • Municípios: 29 de Junho, Feriado no Seixal, Sintra e Póvoa de Varzim, Évora entre outras

Onde Comer e Beber nas Festas Populares

As festas dos santos populares são as festas em que as ruas se enchem de euforia e onde são partilhadas danças e iguarias populares. Com a nossa ajuda, escolha o sítio onde pode comer um boa sardinha assada, onde dormir, e tudo mais que precisa para viver intensamente as festas populares de 2019.

Se gosta de sardinhas assadas no pão com saladinha de pimentos, ou pregos e bifanas, de certeza que vai sempre encontrar imensas barraquinhas espalhadas pelas cidades. Mas, para estar mesmo bem preparado, porque não visita umas quantas casas de pasto ou restaurantes de comida típica portuguesa da zona e faz uma reserva? 

Vale bem a pena, acredite. Por isso, além de informações sobre restauração e locais, ainda vamos estender as nossas sugestões a outras atividades, para que depois não se esqueça, pois não pode perder pitada!

Outras atrações e informações úteis

Nos arredores das cidades dos festejos há parques de campismo para os mais aventureiros, hotéis para quem quer descansar com mais conforto e museus e monumentos a visitar no local, para que possa aproveitar ao máximo a sua estadia e ficar a conhecer a terra que o receberá em festa. 

Se precisar de descanso pode ainda aproveitar os feriados para uma escapadinha ou fim de semana prolongado. 

Além disso nunca é mal pensado saber horários de transportes e as farmácias e parafarmácias que existem por perto, só no caso do copinho de vinho ou sangria da noite anterior se ter transformado em 3 ou 4 e precisar de um analgésico. 

Os santos e as festas populares são uma tradição muito própria da nossa cultura. Seja de dia com as marchas populares, ou de noite com a música e a dança, seja no norte, no sul ou no centro o que interessa é celebrar intensamente tudo o que estes dias festivos têm para te oferecer. Seja no caso de fazer a simpatia ao Santo António ou de largar um balão no São João ou comprar um belo de um manjerico no São Pedro para recordação.

Venha festejar os Santos Populares connosco e marque já o seu restaurante.
sobre o autor
Carolina Santos
Digital Product Assistant
ver perfil
52
Publicações
Experiência relacionadas