Squash

O desporto ideal para ti

Squash Olaias19 Mai 2022

O Desporto mais saudável do Mundo (de acordo com a Forbes) 


O Squash é um desporto de raquetes, disputados por 2 jogadores num court com quatro paredes, sendo a parede traseira em vidro. A bola é oca, e ao contrário de outros desportos de raquetes onde a bola é igual para o Campeão do Mundo ou para uma criança a iniciar-se, no Squash os materiais usados (bola, raquete, sapatilhas e no caso dos juniores, obrigatoriamente óculos) são ajustados à idade e ao nível dos jogadores. 

De onde vem o nome? Bem, a bola tem forçosamente de bater na parede do fundo. Como ela é oca, no impacto é esmagada (em inglês, “squashed”). 

De acordo com um estudo da Forbes, o Squash é o desporto mais saudável do Mundo, em termos de resistência cardiorrespiratória, flexibilidade, calorias queimadas em 30 minutos e risco de lesões (que é muito baixo). 

Este estudo refere que 30 minutos investidos no court é um exercício cardiorrespiratório impressionante. A disputa dos pontos exige corrida constante que se traduz em resistência e força muscular. Manter a bola em movimento exige flexibilidade e força nos membros inferiores, superiores e nuclear. 

Benefícios para a saúde 

O Squash tem reconhecidamente os seguintes benefícios para a saúde: 

  • Queima calorias – os pontos requerem energia permanentemente dos músculos, com muito pouco tempo de recuperação, o que são ótimas notícias para a perda de peso. 

  • Melhora dramaticamente a capacidade aeróbica;

  • Melhora dramaticamente a flexibilidade e a força muscular;

  • Melhora coordenação motora e a coordenação “olho-mão”;

  • Melhora a aptidão cardiovascular;

  • Melhora a força mental e concentração.
Artigos Recomendados