Ar condicionado ou piso radiante? Veja as Diferenças.

As vantagens e as diferenças entre o ar condicionado e o piso radiante

Sara Santos28 Jan 2020
Ter o máximo conforto no lar é imprescindível para uma melhor qualidade de vida. As alternativas que existem no mercado são diversas e podem variar desde o piso radiante ou à instalação ar condicionado.
Nem sempre a temperatura da nossa habitação é a melhor, o que nos obriga a ter de andar sempre com uma manta atrás ou com meias porque o ambiente ou piso é frio. Muitas vezes surge a questão se devemos optar por ar condicionado ou piso radiante. A melhor opção é sempre informares-te junto de um profissional que te irá ajudar a saber qual é a melhor alternativa para adquirir um ar condicionado mais barato ou a aplicação de piso radiante. Até lá, continua a ler e descobre em qual destes elementos deves investir e quais as principais diferenças entre ambos. 
 
O que é um ar condicionado?
Refresca no verão e aquece no inverno! Este equipamento baseia-se sobretudo na absorção de energia seja ela em calor ou frio. Para este processo é necessária uma unidade exterior e uma ligação a outra unidade onde irá circular gás refrigerante entre estes dois elementos. São vários os tipos de ar condicionado existentes no mercado, no entanto o split hi-wall é o mais popular sendo considerado o modelo padrão uma vez que é mais silencioso, a condensadora fica do lado de fora e é instalado na parede. Se procuras um ar condicionado barato terás de ver qual a gama e o preço que estás disposto a pagar e aconselhar-te sobre a instalação do mesmo.
 
Vantagens de ter um ar condicionado em casa

  • Ar mais limpo e renovado

Uma correta utilização do ar condicionado e um uso moderado do mesmo contribui para uma melhoria no estado de saúde de toda a família que se encontra num ambiente fechado, pois ajuda a restaurar e a limpar o ar permitindo a sua circulação nessas mesmas áreas.

  • Poupança de energia e dinheiro 

A maioria dos aparelhos mais sofisticados detém um controlo específico de temperatura o que ajuda imenso na poupança de energia, uma vez que é possível ajustar uma temperatura mínima e máxima. Para além disso, as opções de gama são variadas, basta juntar o útil ao agradável e encontrar um ar condicionado barato e irás poupar energia ao mesmo tempo.

  • Conforto com o ar condicionado

O ar condicionado  permite conservar a temperatura de cada espaço tendo sempre a temperatura desejada em qualquer altura do ano.

  •  Funções específicas para uma melhor utilização 

Um ar condicionado tem inúmeras funções destacando a possibilidade de regular a temperatura, controlo de humidade e o filtro de ar e estas características são uma mais valia para a tua habitação e a ter em conta no momento da compra. 
 
Piso radiante: O que é? 
Esta solução de aquecimento é aplicada sob soalho e pode ser realizado em fase de construção ou não, apesar de ser mais prático quando as obras estão a decorrer. Por norma, são aplicados dispositivos que o permitem que o calor circule. O piso radiante pode ter vários tipos podendo ser hidráulico (circulação a água) ou elétrico (circulação a eletricidade), depende da escolha e do orçamento que estas disposto a gastar.  
 
Principais vantagens 
O piso radiante é um dos elementos que mais é utilizado na construção, o que faz com que equipamentos como o ar condicionado, radiadores ou até mesmo caldeiras caiam em desuso! Em relação aos equipamentos tradicionais apresenta vantagens como:  

  • Mais espaço livre nas divisões

Em comparação com outros equipamentos este é aplicado no chão e apenas se anda em cima dele. Além disso, o facto de o mesmo ficar sob o pavimento permite uma maior liberdade no que diz respeito à decoração da sua casa.

  • Fácil aplicação

Este tipo de solução é ideal para construções recentes, porque torna-se fácil de aplicar em ambientes novos que necessitem deste tipo de sistema de aquecimento e acaba por ser compatível com qualquer pavimento o que não provoca também o envelhecimento dos materiais. Além disso, é possível a sua aplicação em betão, madeiras, mosaicos etc. 
 
  • Maior segurança

É seguro e confortável de ter em casa e não necessita de muita conservação, apenas precisa de manutenção na máquina caso seja caldeira a gás, pellets ou lenha onde é aquecida a água que circula. Para além disso, não corre o risco de queimaduras ao contrário dos radiadores ou grelhas que podem ser perigosos para idosos ou crianças.  

  • Aquece mais rápido as divisões onde está instalado

Como o sistema de tubagem circula por toda a divisão cada espaço é aquecido de forma uniforme, o mesmo já não acontece com radiadores pois o ar quente concentra-se junto destes equipamentos. Tudo isto proporciona o máximo conforto e uma sensação de melhor comodidade e bem-estar. 

  • Poupa energia e é amigo do ambiente

O piso hidráulico, ou seja, a água, é muito mais eficiente porque não consome tanta eletricidade. Além disso, o mesmo é ecológico porque a sua utilização faz com que não sejam produzidos gases. É amigo do ambiente e da sua saúde pois não queima oxigénio e detém uma máxima eficiência energética. 
 
Descobre as diferenças entre piso radiante e ar condicionado
O piso radiante e o ar condicionado são muito idênticos no que diz respeito ao consumo de energia, pois o tempo que cada um se encontra em funcionamento determina qual deles é que consome mais. No entanto, a diferença principal incide na forma de aquecimento, uma vez que enquanto o ar condicionado detém um sistema preparado para libertar frio e por norma é instalado na parte superior ele acaba por tornar frio apenas um espaço. O contrário acontece com o piso radiante que aquece o ambiente de forma uniforme, o calor surge de baixo e aquece dos pés à cabeça, dando assim uma sensação de puro aconchego. Segundo as leis da física, quando o ar quente sobe, o frio desce por isso geralmente o mais aconselhado é a aplicação de piso radiante. 
Em relação às diferenças, o ar condicionado demora cerca de 10 a 20 minutos a atingir uma velocidade considerável de aquecimento; necessita de uma manutenção por ano, bem como uma limpeza regular. Para além disso, é necessário um espaço para a instalação do ar condicionado e a nível de estética os equipamentos encontram-se expostos. No que diz respeito ao conforto, o ar condicionado funciona de cima para baixo criando um sistema antinatural não se revelando tão confortável pois a própria qualidade e bem-estar é muito mais localizado e momentâneo. Em comparação, o piso radiante apresenta por norma uma velocidade de aquecimento de 30 a 60 minutos, não necessitando de qualquer tipo de manutenção anual. A nível de conforto proporciona um aquecimento uniforme e durante em todos os ambientes, uma vez que pode ser instalado em todos os espaços. No que toca a saúde ambos os elementos apresentam estilos diferentes pois o ar condicionado dissipa, mas as partículas de pó podem levar a irritações a nível respiratório. Já o contrário acontece com o outro elemento em que não movimenta pó nem gera humidade o que mantém o ambiente mais confortável e seco.
 
Conhecidas todas as potencialidades deste tipo de equipamento de aquecimento e climatização resta considerar qual delas será uma mais valia para a tua habitação!
 
Artigos do mesmo AutorArtigos Recomendados