O seu navegador é demasiado antigo. Algumas funcionalidades poderão não funcionar.

Por favor faça download de um navegador mais recente aqui. Obrigado!

Sara Santos28 Jan 2020

ar condicionado

Ar condicionado ou piso radiante? Veja as Diferenças.

As vantagens e as diferenças entre o ar condicionado e o piso radiante

Ter o máximo conforto no lar é imprescindível para uma melhor qualidade de vida. As alternativas que existem no mercado são diversas e podem variar desde o piso radiante ou à instalação ar condicionado.
Nem sempre a temperatura da nossa habitação é a melhor, o que nos obriga a ter de andar sempre com uma manta atrás ou com meias porque o ambiente ou piso é frio. Muitas vezes surge a questão se devemos optar por ar condicionado ou piso radiante. A melhor opção é sempre informares-te junto de um profissional que te irá ajudar a saber qual é a melhor alternativa para adquirir um ar condicionado mais barato ou a aplicação de piso radiante. Até lá, continua a ler e descobre em qual destes elementos deves investir e quais as principais diferenças entre ambos. 
 
O que é um ar condicionado?
Refresca no verão e aquece no inverno! Este equipamento baseia-se sobretudo na absorção de energia seja ela em calor ou frio. Para este processo é necessária uma unidade exterior e uma ligação a outra unidade onde irá circular gás refrigerante entre estes dois elementos. São vários os tipos de ar condicionado existentes no mercado, no entanto o split hi-wall é o mais popular sendo considerado o modelo padrão uma vez que é mais silencioso, a condensadora fica do lado de fora e é instalado na parede. Se procuras um ar condicionado barato terás de ver qual a gama e o preço que estás disposto a pagar e aconselhar-te sobre a instalação do mesmo.
 
Vantagens de ter um ar condicionado em casa

  • Ar mais limpo e renovado

Uma correta utilização do ar condicionado e um uso moderado do mesmo contribui para uma melhoria no estado de saúde de toda a família que se encontra num ambiente fechado, pois ajuda a restaurar e a limpar o ar permitindo a sua circulação nessas mesmas áreas.

  • Poupança de energia e dinheiro 

A maioria dos aparelhos mais sofisticados detém um controlo específico de temperatura o que ajuda imenso na poupança de energia, uma vez que é possível ajustar uma temperatura mínima e máxima. Para além disso, as opções de gama são variadas, basta juntar o útil ao agradável e encontrar um ar condicionado barato e irás poupar energia ao mesmo tempo.

  • Conforto com o ar condicionado

O ar condicionado  permite conservar a temperatura de cada espaço tendo sempre a temperatura desejada em qualquer altura do ano.

  •  Funções específicas para uma melhor utilização 

Um ar condicionado tem inúmeras funções destacando a possibilidade de regular a temperatura, controlo de humidade e o filtro de ar e estas características são uma mais valia para a tua habitação e a ter em conta no momento da compra. 
 
Piso radiante: O que é? 
Esta solução de aquecimento é aplicada sob soalho e pode ser realizado em fase de construção ou não, apesar de ser mais prático quando as obras estão a decorrer. Por norma, são aplicados dispositivos que o permitem que o calor circule. O piso radiante pode ter vários tipos podendo ser hidráulico (circulação a água) ou elétrico (circulação a eletricidade), depende da escolha e do orçamento que estas disposto a gastar.  
 
Principais vantagens 
O piso radiante é um dos elementos que mais é utilizado na construção, o que faz com que equipamentos como o ar condicionado, radiadores ou até mesmo caldeiras caiam em desuso! Em relação aos equipamentos tradicionais apresenta vantagens como:  

  • Mais espaço livre nas divisões

Em comparação com outros equipamentos este é aplicado no chão e apenas se anda em cima dele. Além disso, o facto de o mesmo ficar sob o pavimento permite uma maior liberdade no que diz respeito à decoração da sua casa.

  • Fácil aplicação

Este tipo de solução é ideal para construções recentes, porque torna-se fácil de aplicar em ambientes novos que necessitem deste tipo de sistema de aquecimento e acaba por ser compatível com qualquer pavimento o que não provoca também o envelhecimento dos materiais. Além disso, é possível a sua aplicação em betão, madeiras, mosaicos etc. 
 
  • Maior segurança

É seguro e confortável de ter em casa e não necessita de muita conservação, apenas precisa de manutenção na máquina caso seja caldeira a gás, pellets ou lenha onde é aquecida a água que circula. Para além disso, não corre o risco de queimaduras ao contrário dos radiadores ou grelhas que podem ser perigosos para idosos ou crianças.  

  • Aquece mais rápido as divisões onde está instalado

Como o sistema de tubagem circula por toda a divisão cada espaço é aquecido de forma uniforme, o mesmo já não acontece com radiadores pois o ar quente concentra-se junto destes equipamentos. Tudo isto proporciona o máximo conforto e uma sensação de melhor comodidade e bem-estar. 

  • Poupa energia e é amigo do ambiente

O piso hidráulico, ou seja, a água, é muito mais eficiente porque não consome tanta eletricidade. Além disso, o mesmo é ecológico porque a sua utilização faz com que não sejam produzidos gases. É amigo do ambiente e da sua saúde pois não queima oxigénio e detém uma máxima eficiência energética. 
 
Descobre as diferenças entre piso radiante e ar condicionado
O piso radiante e o ar condicionado são muito idênticos no que diz respeito ao consumo de energia, pois o tempo que cada um se encontra em funcionamento determina qual deles é que consome mais. No entanto, a diferença principal incide na forma de aquecimento, uma vez que enquanto o ar condicionado detém um sistema preparado para libertar frio e por norma é instalado na parte superior ele acaba por tornar frio apenas um espaço. O contrário acontece com o piso radiante que aquece o ambiente de forma uniforme, o calor surge de baixo e aquece dos pés à cabeça, dando assim uma sensação de puro aconchego. Segundo as leis da física, quando o ar quente sobe, o frio desce por isso geralmente o mais aconselhado é a aplicação de piso radiante. 
Em relação às diferenças, o ar condicionado demora cerca de 10 a 20 minutos a atingir uma velocidade considerável de aquecimento; necessita de uma manutenção por ano, bem como uma limpeza regular. Para além disso, é necessário um espaço para a instalação do ar condicionado e a nível de estética os equipamentos encontram-se expostos. No que diz respeito ao conforto, o ar condicionado funciona de cima para baixo criando um sistema antinatural não se revelando tão confortável pois a própria qualidade e bem-estar é muito mais localizado e momentâneo. Em comparação, o piso radiante apresenta por norma uma velocidade de aquecimento de 30 a 60 minutos, não necessitando de qualquer tipo de manutenção anual. A nível de conforto proporciona um aquecimento uniforme e durante em todos os ambientes, uma vez que pode ser instalado em todos os espaços. No que toca a saúde ambos os elementos apresentam estilos diferentes pois o ar condicionado dissipa, mas as partículas de pó podem levar a irritações a nível respiratório. Já o contrário acontece com o outro elemento em que não movimenta pó nem gera humidade o que mantém o ambiente mais confortável e seco.
 
Conhecidas todas as potencialidades deste tipo de equipamento de aquecimento e climatização resta considerar qual delas será uma mais valia para a tua habitação!
 
Categorias Relacionadas
sobre o autor
Sara Santos

ver perfil
32
Publicações
Dicas relacionadas