Sara Santos28 Jan 2020

biocombustíveis

Descubra tudo sobre biocombustíveis

O que são biocombustíveis e para que servem ?

Os combustíveis são substâncias que garantem com que o mundo esteja em pleno equilíbrio. Como forma de proteger o ambiente, várias empresas produzem e comercializam biocombustíveis.
Os combustíveis ao reagirem com o oxigénio libertam energia em forma de calor. Toda essa energia acumulada pode movimentar automóveis, aviões, máquinas industriais entre outros veículos, além disso, parte dessas substâncias também são utilizadas para a produção de energia elétrica. 
No entanto, os combustíveis podem ter diferentes classificações e tipos podendo os mesmos ser renováveis: onde são obtidos através de fontes naturais que não esgotam como a água, o etanol, o biodiesel ou madeira, e não renováveis ou fósseis gerados através da obtenção de fontes que existem há milhões de anos resultantes da fossilização de animais e vegetais. De forma geral, a sua origem é diversa podendo ser proveniente de animais e vegetais fossilizados onde surge o petróleo, eletrólise da água, plantas como o arroz e a cana de açúcar ou até mesmo de lixo. Existem ainda, os biocombustíveis que são substâncias sustentáveis que produzem menos poluição do que o diesel e petróleo e acabam por ser uma alternativa amiga da natureza! São capazes de reduzir toda a nossa dependência pelo petróleo e são oriundos de fontes renováveis. 
 
Descobre o que é esta substância
Os biocombustíveis são produzidos através de elementos vegetais para a produção de energia obtidas a partir de biomassa. Desta forma, é possível substituir de forma parcial ou até mesmo completa o uso dos combustíveis fósseis. Por norma, esta substância é concebida através de uma ou mais plantas sendo fabricada a partir de produtos agrícolas como milho, algas, cana-de-açúcar etc. São uma fonte de energia extremamente limpa, capazes de ser renováveis e por possuírem baixos índices de emissão de gases para a atmosfera. 
 
Tipos de biocombustíveis 
Os principais tipos de biocombustíveis utilizados são o biodiesel e o etanol. Por norma, estes são usados na deslocação de veículos e na produção de energia através de geradores.  

·       Biodiesel 

Este biocombustível é produzido através de óleos vegetais e gorduras animais e é muito utilizado em automóveis, tratores, veículos pesados entre outros. É uma substância biodegradável e é considerada uma grande alternativa ao diesel. 

·       Etanol

O etanol é das substâncias mais utilizadas no mercado e é produzido a partir de biomassa, celulose, milho ou cana-de-açúcar. O etanol é uma solução sustentável pois é constituído por cerca de 35% de oxigénio, o que faz com que a sua combustão seja mais amiga do ambiente e ao mesmo tempo tenha um melhor desempenho nos motores.

·       Biocombustíveis sintéticos

Os biocombustíveis sintéticos são produzidos através de biomassa e constituídos pela mistura de hidrocarbonetos sintéticos. 

·       Biogás

O biogás é uma energia renovável que é produzida através de uma junção de gases presentes numa decomposição biológica de matéria orgânica como o lixo doméstico, estrume de gato ou até mesmo resíduos industriais de origem vegetal. Toda esta mistura de gases é constituída por gás carbono, gás metano e pouca quantidade de gás sulfídrico e humidade. Além disso, o biogás pode ser ainda produzido de forma artificial sendo considerado um substituto ao gás natural ou gás de origem natural. 

·       Biohidrogénio

Esta substâncias é obtida através de biomassa e é um dos mais recentes tipos de biocombustível. Atualmente, são várias as empresas que apostam fortemente em veículos movidos através de hidrogénio, sendo este considerada uma solução totalmente limpa em que a sua combustão emite apenas óxido de nitrogénio e vapor de água. 
 
 
O que torna os biocombustíveis tão importantes?
Os biocombustíveis são importantes por diversas razões, pois ajudam a reduzir as emissões de carbono. Para além disso, o uso destas substâncias reduz a quantidade de partículas e melhoram significativamente a qualidade do ar. A poluição do ar é prejudicial à saúde humana, mas o biodiesel e o etanol exercem um impacto positivo no ar bem como na redução de gases poluentes. Estas substâncias podem ser uma alternativa amiga da natureza e a qualidade do ar das grandes cidades pode ser alterada através do aumento da sua captação. Assim, os custos são reduzidos e até a sua saúde agradece! 
A economia é também um aspeto a considerar pois os biocombustíveis podem ser a solução para o futuro nesta área. É aqui que entram os sectores como o dos transportes que estão extremamente dependentes de combustíveis fósseis como o petróleo. No entanto, o mesmo não durará eternamente e chegar-se-á a um ponto em que as suas reservas se esgotaram. Nesse sentido, é imprescindível recorrer a soluções cada vez mais sustentáveis e amigas do ambiente de forma a potenciar a economia e gerar custos para o futuro muito mais competitivos.
 
Vantagens dos biocombustíveis 

·       Redução da emissão de gases

A grande vantagem dos biocombustíveis reside na redução significativa da emissão de gases poluentes. Estas substâncias revelam-se alternativas imprescindíveis para a redução do aquecimento global, de forma a potenciar uma oferta variada de recursos e ainda como solução ao esgotamento das reservas de petróleo.  
 
·       Menor custo e mais benefícios 

Os biocombustíveis são uma solução inteligente para muitas empresas que pretendem ser ecologicamente corretas. Uma das grandes vantagens é o menor custo associado em relação aos combustíveis fosseis e ainda, ao facto de poderem ser adaptadas aos modelos atuais de carros. O biodiesel é um dos exemplos em que o gasóleo pode ser substituído por essa substância sem ter de realizar ajustes no motor. 
 
·       Melhor desempenho dos veículos

Para um bom funcionamento dos veículos é necessário ter em atenção a escolha de biocombustíveis. Ao apostar em energias mais limpas como o biodiesel e o etanol, o motor sofre muito menos desgaste, funcionando por mais tempo e como consequência a redução de gastos em manutenção. 
 
·       Sustentabilidade ambiental

A proteção do ambiente é um fator importante e os biocombustíveis contribuem para a diminuição do lixo no planeta, uma vez que esse lixo permite a produção de biocombustível. É importante salientar ainda que o armazenamento destas substâncias é muito mais seguro em comparação com os restantes combustíveis. 

Ajudar o ambiente começa sobretudo por mudar certos hábitos!    
sobre o autor
Sara Santos

ver perfil
32
Publicações
Dicas relacionadas