Os melhores tipos de botas e sapatos de couro e como tratar delas

Tipos de couro usados em Botas e Sapatos

Quando se trata de calçado, não há sapatos mais elegantes e versáteis do que as botas de couro. As botas de couro são uma opção de calçado de há muitos anos e combinam muito bem com uma camisa e jeans, assim como com calças formais e um blazer. Elas são uma opção de calçado de alta qualidade que oferece conforto, estilo e uso duradouros.

É importante saber que nem todas as botas de couro são iguais. E com tantas opções de botas de couro disponíveis, pode ser difícil saber se você está escolhendo as botas de mulher ou de homem certas para si. Neste artigo iremos abordar os diferentes tipos de botas e as principais marcas, para que você possa ficar tranquilo sabendo que está usando as suas melhores botas.

Os diferentes tipos de couros que existem para sapatos e botas

Embora as botas de couro possam ter diferentes formas e designs, o que realmente as diferencia é o couro de que são feitas. Couro é um termo genérico, pois engloba uma variedade de peles, métodos de bronzeamento e tratamentos. 

Aqui estão os couros de sapato mais comuns que você encontrará:

O Couro áspero das Botas

O couro áspero é a parte inferior do grão do couro, de modo que o grão permanece intacto. É um couro grosso e de flor integral que veste bem e não requer muita manutenção. Esta bota é uma bota militar e alpinista popular e oferece um estilo um pouco mais despojado.

Couro das Botas curtido com vegetais

O couro curtido com vegetais é um couro que foi feito a partir de um processo de curtimento envolvendo matéria vegetal e cascas de árvores. É um couro rígido e naturalmente colorido, embora esse couro escureça naturalmente com o tempo. Essas botas são ótimas para uso casual, mas podem encolher e se tornar quebradiças se ficarem molhadas.

Pull-Up Couro

As opções de couro pull-up foram fortemente enceradas e lubrificadas, e suas cores geralmente clareiam quando você aperta ou puxa o couro. É uma opção de baixa manutenção que envelhece bem porque absorve arranhões e arranhões. Essas botas são uma ótima opção de sapato casual que pode ser combinada com looks casuais, informais ou no dia a dia.

A Camurça dos sapatos e das botas

O couro camurça usa o lado carnudo da pele como acabamento, mas a pele foi polida e lixada, o que a torna fina e delicada. A camurça é um material leve e formal que funciona bem para a moda de verão e início do outono. É importante saber, porém, que a textura da camurça a torna um absorvente para a sujidade e água, por isso são necessários os devidos cuidados.

Em geral, a maioria dos produtos de couro terão a qualidade do couro estampada. Existem três tipos de qualidade de couro: couro genuíno, couro de grão superior e couro de grão integral.

Couro genuíno dos sapatos e das botas

O couro genuíno é o mais barato e de menor qualidade dos três tipos de couro. Geralmente é encontrado em cintos e outros produtos de couro em uma faixa de preço baixo. Este couro é geralmente feito com várias camadas de couro que foram coladas com cola.

Couro de grão superior 

O couro de grão superior é a opção de qualidade intermediária para o couro. É usado na maioria das bolsas e também em pequenos artigos de couro, como carteiras. É feito dividindo um pedaço de couro de flor integral e depois lixando todas as imperfeições. Não é extremamente durável ou duradouro, mas tem uma ótima cor de acabamento.

Couro de flor integral

O couro de flor integral usa todo o grão do couro, com as imperfeições e a resistência do couro original. É conhecido como a melhor e mais alta opção de couro, mas é significativamente mais caro do que os outros dois tipos de couro. Mas dura muito tempo, por isso muitas vezes vale a pena o investimento.

De onde vem o couro?

A maioria das botas usa couro de bezerro porque tem um grão e fibra mais apertados do que o couro. Outros tipos de couro animal incluem:

  • Couro bovino (couro);
  • Concha de Córdoba (cavalo);
  • Pele de porco;
  • Pele de cabra.

É importante saber que os sapatos costumam usar couro nos seguintes lugares:


  • Na sola dos sapatos ou das botas; 
  • Nas palmilhas dos sapatos ou das botas; 
  • No salto dos sapatos ou das botas; 
  • Na parte superior dos sapatos (o resto do sapato) ou das botas.

Ao explorar as opções de botas, considere quais partes das botas são de couro, qual a qualidade do couro e como foram feitas.

Como cuidar de suas botas

As botas de couro são um investimento financeiro, por isso é importante cuidar bem delas para garantir um uso duradouro.

Impermeabilize suas botas

O couro é extremamente suscetível a danos causados ​​pela água, portanto, se você não impermeabilizar suas botas de mulher ou botas de homem, elas mancharão, racharão ou se desgastarão rapidamente. Você deve comprar spray impermeabilizante ou selante de couro como Otter Wax, usá-lo em suas botas e deixá-las secar durante a noite. E se seus sapatos ficarem molhados, simplesmente limpe-os, coloque-os na horizontal e deixe-os secar durante a noite.

Limpe as botas regularmente

Se você quiser manter seus sapatos ou botas em boa forma, certifique-se de limpá-los regularmente. Para fazer isso, basta limpar os sapatos com um pano úmido para limpar a sujeira. Se eles ficarem mais sujos, apenas certifique-se de limpá-los imediatamente para evitar manchas.

Armazene as suas botas corretamente

Se você quer que suas botas durem muito tempo, você precisa armazená-las da maneira certa. Você deve mantê-los em um espaço à temperatura ambiente que não seja exposto à luz solar constante. Caso contrário, a cor das botas pode desbotar com o tempo e o couro pode encolher.

Conclusão

As Botas de mulher e de homem em couro são um investimento, mas elegante e duradouro. Seguindo essas dicas, truques e práticas recomendadas, você pode encontrar um par de botas de couro que você adora e usá-las nos próximos anos. 
Autor
Na loja Cowboy Boots Portugal encontra todo o tipo de Botas e Botins para Mulher desde Botas e Botins do estilo Cowboy Country e Western. Se gosta mais do estilo Biker ou Motard encontra vários tipos de Botas e Botins para Mulher. Se prefere um esitlo mais Fashion, Urbano e Exótico terá uma vasta coleção Botas e Botins para Mulher à sua disposição. Poderá escolher o padrão e a sua cor preferida, Botas e Botins em preto, castanho, branco, vermelho, cinzento, verde, azul, beige, camel, bordeaux, amarelo, laranja, rosa, roxo, azul turquesa, animal print, etc
Artigos do mesmo AutorArtigos Recomendados