O Melasma tem cura?

Saiba tudo sobre o melasma, as terríveis manchas acastanhadas que aparecem em nossa pele.

O QUE É O MELASMA ?


Trata-se de uma disfunção na pigmentação da pele devido à concentração da melanina, pigmento que dá a cor na pele. 

Estão divididas em 3 categorias:
  • EPIDÉRMICA, quando a camada mais superficial da pele é afetada;
  • DÉRMICA, com ocorrência das manchas na derme superficial e profunda;
  • MISTA, caracterizada por surgimento das marcas na EPIDERME E DERME.

As mulheres entre 25 a 40 anos são as mais afetadas- somente 10% dos casos acontecem em Homem. Pessoas de pele morena e negra, além de asiáticos e latinos, têm maior predisposição a encarar esse desconforto. 

A VERDADEIRA RELAÇÃO ENTRE O MELASMA E A GRAVIDEZ?


Não, a gravidez não é a responsável pelo surgimento das manchas – na verdade, não há uma causa decisiva para o surgimento do quadro. “Ocorre que, durante a gestação, os hormônios produzidos pela placenta, como a progesterona, estimulam a hiperpigmentação da pele”, ensina o dermatologista. Por isso, aproximadamente 70% das mulheres com predisposição para o melasma identificam as primeiras manchas durante essa fase da vida. 

“Se associarmos um quadro de predisposição a uma exposição excessiva aos raios solares, a probabilidade de surgimento das manchas aumenta”, acrescenta Vargas. Inclusive, o abuso do sol é um dos fatores que mais colabora para o problema dar as caras´´

As luzes artificiais de ambientes fechados e de dispositivos eletrônicos (celulares, tablets e por aí vai) também têm sua parcela de culpa.  “Usar protetor precisa ser um hábito diário”, reforça o dermatologista. 

QUAIS TRATAMENTOS DISPONÍVEL HOJE EM DIA ?


Você já notou que passar protetor é a primeira medida importante contra o melasma, certo? Mas há outros recursos para auxiliar na empreitada. De acordo com Vargas, hoje, o mais comum é associar terapias. Por exemplo: dá para recorrer a medicamentos orais e tópicos com ação antioxidante e há noite, utilizar ácidos mais (ou menos) potentes.
“Em relação aos tratamentos feitos no consultório, a técnica de drug delivery com o aparelho MMP [Microinfusão de Medicamentos na Pele] é muito utilizada, por ser capaz de inserir ativos com ação clareadora na camada intermediária da pele”, conta Vargas. 
Em termos de ativos, o ácido tranexâmico – aplicado de forma tópica ou intradérmica –, é considerado um grande aliado. “Ele tem ação antifibrinolítico, isto é, reduz a ação da proteína plasmina, que que leva a um estímulo das manchas”, descreve o médico. 
O uso de laser, por sua vez, exige cautela. Isso porque só alguns equipamentos – com uma tecnologia específica, de picossegundos – trariam benefícios.  No geral, lasers não são indicados porque podem gerar um processo inflamatório capaz de piorar o quadro”, pondera Vargas. 

O MELASMA NÃO TEM CURA!!!! TEM CONTROLE.


Embora os tratamentos sejam eficazes no manejo das manchas, infelizmente não dá para falar em resolução definitiva do quadro.
“Mas saber que é possível controlar o melasma já é um grande alento. É totalmente possível levar uma vida sem essa perturbação constante”, tranquila Vargas. 


O ELO ENTRE O ESTADO EMOCIONAL E O SURGIMENTO DAS MANCHAS.

Já ouviu por aí que estar com os nervos à flor da pele parece abrir as portas para o melasma? Vargas explica que isso ocorre porque a tensão constante ocasiona um estresse oxidativo em nosso organismo, o que prejudica o corpo como um todo.
“Não à toa, os antioxidantes fazem parte do tratamento”, lembra. Ora, esses elementos têm a habilidade de frear os radicais livres, as moléculas perigosas que surgem em decorrência do tal estresse oxidativo. 
´´Levar uma vida com qualidade também favorece o controle das manchas”, arremata o dermatologista. 
Artigos do mesmo AutorArtigos Recomendados