Mara Domingues29 Jan 2020

reboques carros

lavagem de carros

inspeção automóvel

Saiba como cuidar do seu carro por dentro por fora

Carros sempre impecáveis

O nosso carro tornou-se quase uma extensão da nossa casa. É lá que temos os casacos, os guardas-chuva, os chinelos e a toalha de praia. São muitas as manhãs que se torna na nossa cozinha, quando lá tomamos o pequeno almoço.
Pelo tempo que passamos e pela responsabilidade que é andar na estrada, o nosso automóvel tem de estar sempre impecável!
Quer seja por dentro, quer seja por fora.

Inspeção sempre em dia
Ora então, como deves saber, a inspeção ao automóvel é anual e obrigatória por lei. E ainda bem que assim é. 
É a garantia que temos que todos os carros que circulam junto a nós, estão em condições para o fazer. Não é um bicho de sete cabeças e é apenas uma vez por ano. Confirma nos documentos do automóvel qual a data limite, para que não teres de pagar uma coima de atraso.
Por todo o país, ilhas incluídas, tens ao teu dispor inúmeros centros de inspeção licenciados. Locais como o CIMA-Centro de Inspecção de Automóveis Lda, o Cetial-Centro de Inspecções de Automóveis ou a Inspeauto-Centro de Inspecção Lda, têm uma equipa especializada para te dar todo o apoio que necessitas.
Também já não precisas de esperar nas filas. A maioria dos centros de inspeção dispõem de uma agenda de marcações. Por isso, reserva para o dia e a hora que mais te convém.

Aprovado ou reprovado

Independentemente do centro que escolhas, os procedimentos são comuns em todo o lado. Desta forma garante-se um padrão nos métodos utilizados na inspeção, não havendo disparidades nas decisões assumidas pelos inspetores.
Ou seja, um automóvel que por algum motivo chumbe num centro de inspeção em Santarém, iria chumbar igualmente se tivesse feito a inspeção em Viana do Castelo.

Os parâmetros que fazem um automóvel aprovar ou reprovar, foram definidos pela Lei. Os dados de cada automóvel ficam registados informaticamente, permitindo guardar o histórico.

Dois pormenores importantes dos quais não te deves esquecer. Deverás ter contigo a documentação do automóvel e este tem de estar limpo, para facilitar a observação dos inspetores.

Motivos para reprovar

Existem várias razões que podem levar um veículo a reprovar na inspeção.
•    Mais de cinco deficiências do tipo 1 (pouco grave);
•    Uma ou mais deficiências do tipo 2 (grave) ou 3 (muito grave).
•    Incumprimentos das correções da deficiência ou deficiências anteriormente anotadas, (1 passa a 2) salvo as descritas no livrete.
•    Quando não for possível observar o automóvel devido às condições de limpeza
Se o teu automóvel, for reprovado por algum destes motivos, tens 30 dias para resolver todas as questões que originaram a reprovação e voltar ao centro de inspeção.

Carro lavadinho

Quem não gosta de andar num carro que cheira a limpo?
Para além de ser mais agradável, a lavagem do carro pode fazer toda a diferença entre reprovar ou aprovar na inspeção.
Com a Limpauto - Lavagem e Limpeza de Automóveis de Jorge Antunes, em Cascais, o teu automóvel vai estar sempre a brilhar. E com uma enorme vantagem. Não precisas de sair de casa. Esta equipa vai buscar o teu carro a casa e devolve-o depois de ter sido lavado com produtos de máxima qualidade. Ou se preferires também efetuam a lavagem em tua casa, sem terem de levar o carro.

Limpeza exterior e interior

No centros de lavagens de automóveis, podes dar um tratamento completo ao teu carro.
Limpeza de vidros, polimento e enceramento da pintura e jantes a brilhar. Remoção de resina, de alcatrão e os pobres dos insetos.

Carro parado

Como nem tudo é perfeito, exitem momentos em que os carros também nos deixam pendurados.

A nossa sorte é que existem os reboques de automóveis para nos socorrer, em qualquer lugar a qualquer hora. Empresas de reboque como a Reboques Gomes, em Portimão, está o teu serviço 7 dias por semana, 24 horas por dia.
Técnicos especializados como os da Reboques A25 Lda, em Fornos de Algodres, irão avaliar a situação e tomar as medidas necessárias para te ajudar.
Nem sempre é preciso levar o carro até a uma oficina, existem algumas questões que podem ser resolvidas no local. A desempanagem ou o carregamento da bateria são efetuadas no momento.

Existe outra situação chata que pode ocorrer. O automóvel pode ficar bloqueado e não abrir ou a chave pode ter ficado na ignição e o automóvel trancou. 
Não há qualquer problema. O serviço de reboque de carros também te pode ajudar neste caso. Os seus profissionais conseguem abrir carros bloqueados, sem os danificar.

Carro estimado, dono feliz

O automóvel é um investimento essencial na nossa vida. Por isso, é muito importante, que as manutenções sejam feitas e que a inspeção esteja em dia, para prevenires qualquer situação menos agradáveis.
De vez enquanto é importante cuidar da sua limpeza para que se mantenha mais tempo em boas condições. E se necessitares de ajudar, recorre aos melhores profissionais que se dedicam ao teu carro com toda a atenção.
Categorias Relacionadas
sobre o autor
Mara Domingues
Redação e criação de conteúdos

O meu nome é Mara, muitas vezes confundido com Maria, Marta ou até mesmo Lara.
E onde entra a escrita na minha vida?...

ver perfil
62
Publicações
Experiência relacionadas