Sofre com Olheiras?

Entenda a causa para saber como tratar.

Os quatro tipos de olheiras

Sabia que há quatro tipos diferentes de olheiras? 

Olheira pigmentar: ela é causada pelo excesso de depósito de melanina na pele, e geralmente apresenta uma cor mais amarronzada. A causa dessa hiperpigmentação costuma estar associada a peles morenas e negras, principalmente, de algumas etnias específicas, como árabes, turcos ou indianos. Esse excesso de pigmentação, porém, também pode ser residual, como por exemplo, ligado a algum processo inflamatório, como rinite.

Olheira estrutural: ela surge por conta da anatomia óssea do rosto. Pessoas que têm os olhos “fundos” acabam com uma sombra na região periocular, que escurece a área.

Olheira vascular: essa é a tão conhecida "olheira de cansaço", causada pelo aumento da vascularização ou congestão dos vasos sanguíneos na região dos olhos, que também podem causar inchaço. A coloração, em geral, tem tons azulados, arroxeados ou avermelhados, devido à coloração do pigmento sanguíneo. 

Olheira mista: ela é bastante comum e acontece quando há uma soma de um ou mais tipos. Os subtipos são conhecidos como vasculares pigmentados, estruturais pigmentados, estruturais vasculares, além da possibilidade de ser uma combinação dos três.

O que agrava as olheiras?

Já entendemos que as olheiras têm fundo genético e têm diferentes tipos, mas o que pode agravá-las?

Cansaço, insônia, choro

As olheiras vasculares, citadas acima, são as tão conhecidas "olheiras de cansaço". Mas por que o cansaço piora nossas olheiras? É que quando nosso corpo fica cansado, ele libera substâncias químicas que dilatam os vasos sanguíneos e alteram o fluxo sanguíneo - e essa vasodilatação fica mais visível ali, na região em torno dos olhos. As olheiras de choro e insônia também acontecem pelo mesmo motivo!

Exposição solar

A exposição da nossa pele ao Sol também dilata nossos vasos sanguíneos, agravando as olheiras. Além disso, as olheiras pigmentares (por acúmulo de melanina na região) também ficam mais visíveis quando expostas ao Sol sem proteção solar, já que o excesso de Sol na pele diminui sua espessura naquela área e aumenta a concentração de melanina ali.

Fatores externos

Tabagismo, tensão pré-menstrual, estresse, excesso de bebidas alcoólicas: tudo isso também acaba mexendo com a circulação sanguínea e favorece o aparecimento de olheiras.

Não tirar a maquiagem

Maquiagem dá olheira? Não, mas não tirá-la antes de dormir sim, viu? É uma questão temporária, mas se você não limpa o rosto antes de dormir, sua pele não consegue receber o oxigênio necessário e fica desidratada, fazendo com que o escurecimento indesejado apareça.
Autor
A REVOCLINIC nasceu com a missão de ter um novo olhar para o mundo da estética. Trazendo o conceito de realçar o melhor em si, preocupando-se sempre com a Saúde, Autoestima, Bem-Estar e Beleza de cada um. Somos especializados em Tratamentos de Pele, Harmonização Facial, Remoção de Pelos, Micropigmentação e Tatuagem e também Redução de Medidas. Temos os melhores profissionais, equipamentos com alta tecnologia e produtos certificados.
Artigos do mesmo AutorArtigos Recomendados