Sara Santos29 Jan 2020

surf shop

aulas de surf

Surf: vantagens e perigos

O surf é considerado um dos desportos mais praticados em todo o mundo, fazendo parte da vida de vários atletas quer no contexto profissional ou amador. O termo “surf” está associado à arrebentação das ondas acabando por ter uma atenção especial por quem o pratica! Por sua vez, esses mesmos praticantes consideram este desporto um autêntico vício ou uma terapia para o corpo e para a mente. Para os verdadeiros amantes das ondas esta terapia faz com que muitas das vezes deixem um pouco de lado o seu trabalho e passem a ter a oportunidade de estar “conectados” com o mar durante algumas horas! Queres sentir a verdadeira sensação de prazer e liberdade? Em Portugal, encontrarás verdadeiros paraísos para a prática deste desporto como a praia de supertubos em Peniche! Esta praia é muito apreciada pelas suas grandes ondas e com os melhores “tubos” dos mares europeus daí o nome “supertubos”! Um verdadeiro encanto! 

Deixa a monotonia da rotina e fica a descobrir tudo o que precisas de saber sobre este desporto! 

O que é o surf? 

Desde o seu surgimento nas Ilhas Polinésias que este desporto tem ganho cada vez mais adeptos e grande adesão. A sua prática começou com povos nativos inseridos numa cultura de subsistência onde construíam artesanalmente os seus próprios barcos para pescar e no regresso deslizavam sobre as ondas chegando mais rápido à terra. Mas foi no Hawai que o surf começou a ser praticado pelos reis havaianos através de pranchas de madeiras das árvores locais. 

Atualmente, é considerado um desporto onde se utiliza também uma prancha de surf onde se aproveita as melhores ondas e se cria um autêntico momento entre a natureza. Já o bodyboard é o desporto irmão do surf praticado também no mar através do uso de uma prancha e a única diferença é que enquanto o surf é praticado de pé, no bodyboard o atleta está deitado na prancha e desliza ao sabor das ondas. Se estás a pensar iniciar a prática de surf e bodyboard precisas de ter muita coragem e ao mesmo tempo equilíbrio para desafiares as ondas. De certeza que ao experimentares uma primeira vez não vais quer outra coisa! Por isso, prepara-te e encontra tudo o que precisares numa surf shop. 

Surf shop: todo o equipamento que precisas

Numa surf shop encontrarás todo o equipamento essencial para a prática de surf e bodyboard contando sempre com o máximo conforto, mas também segurança. Aponta tudo porque vais precisar de: 

·        Prancha de surf

A prancha de surf é o equipamento que une o mar e o surfista. Se vais praticar surf e bodyboard terás de ter uma boa prancha para que tenhas uma boa performance. Assim, a mesma terá de estar adaptada ao teu tamanho e a todas as caraterísticas do teu corpo. Além disso, o desenvolvimento na construção e design fez com que atualmente uma prancha de surf tenha como materiais placas modernas de poliuretano, revelando-se mais seguro e confortável ao mesmo tempo. 

·        Fato isotérmico

Ao praticares este desporto nem sempre encontrarás a água à melhor temperatura. Assim, para evitar que o corpo reaja a temperaturas extremas evitando a hipotermia deves usar um fato isotérmico muito semelhante a um fato de mergulho. Normalmente, o material deste equipamento é parecido com a borracha e são usados especialmente em situações de águas frias ou até mesmo geladas. 

·        Leash 

O leash acaba por ser um dos elementos com mais importância no surf. É a famosa “cordinha” que é amarrada ao calcanhar do surfista e faz com que a prancha fique presa. Ao utilizares o leash é muito importante certificares que o mesmo se encontra bem preso, pois se ele se solta corres o risco de perder a prancha e terás de andar à procura dela no meio das ondas. 

·        Cera para a prancha  

O mar por vezes pode não estar nos seus melhores dias e as quedas poderão ser constantes, mas para ajudar a evitar o deslizamento usa cera na prancha de surf. Assim, conseguirás manter-te na prancha durante mais tempo e poderás também fazer manobras com mais facilidade. A aventura no mar não pára!

Vantagens de praticar surf

·        Corpo mais saudável 

Ao praticares surf durante uma hora poderás consumir aproximadamente 400 calorias. De acordo com o teu ritmo e forma física conseguirás manter-te ativo e ter um peso adequado. Sendo também um desporto exigente ajudará a tonificar os teus músculos e a teres uma maior resistência traduzindo-se num corpo super saudável.

·        Melhora o dia a dia e faz esquecer todo o stress

Faz esquecer toda a tua rotina diária e o stress ao praticares surf e bodyboard. Assim, terás sempre presente o foco neste desporto enquanto profissional ou até mesmo praticante amador desta modalidade. 

·        Contacto com a natureza

Estar em perfeita sintonia com a natureza é uma experiência do outro mundo! Por isso, se estudas ou trabalhas num local fechado, com o surf abrirás as janelas para um verdadeiro respirar entre ti e a natureza. Só te atrairá energias positivas! 

·        Potencia a parte cardíaca e agilidade

Trabalhar a parte cardíaca não acontece só com treinos intensivos em ginásios! O surf é um desporto que ajuda também a melhorar a nível cardíaco e não precisas de te manteres fechado num ginásio. Preserva a tua liberdade!

 A agilidade é também uma vantagem importante pois ao te manteres equilibrado nas ondas terás uma maior agilidade e movimento! 

 
Descobre os perigos em praticar surf 

O surf pode ser um dos desportos com mais adrenalina e sensação de liberdade, mas também tem os seus perigos como: 

·        Afogamento 

Os surfistas com pouca ou muita experiência podem em algumas vezes passar por situações de perigo e uma delas é poder afogar-se! Por isso, é muito importante ter um cuidado redobrado com as grandes ondulações! 

·        Animais marinhos

A biodiversidade no mar é imensa e os animais marinhos como tubarões são muito temidos pelos surfistas! Por isso, tem sempre muito cuidado com o que poderás encontrar! 

·        Colisões

O contacto com o mar pode dar origem a colisões quando os seus dias são menos bons! Tem muito cuidado pois as quedas e os arranhões podem acontecer! 

Depois de leres tudo isto de certeza que ficaste com mais vontade de praticar surf! Enche-te de vontade e parte à aventura no mar! 
Categorias Relacionadas
sobre o autor
Sara Santos

ver perfil
32
Publicações
Dicas relacionadas