Sara Santos29 Jan 2020

mochilas e estojos

livros escolares

cadernos escolares

Como escolher materiais e mochilas escolares?

O regresso às aulas é sempre um dos momentos onde tens de pensar em mil e uma coisas. Os teus filhos vão precisar de escolher vários materiais incluindo principalmente as mochilas escolares considerados objetos essenciais para o todo o transporte. Na escolha e compra dos produtos é essencial realizar uma lista para que as compras decorram sem stress e para que não se demore demasiado tempo. No entanto, a aposta acaba por ser sempre na máxima qualidade ao melhor preço! Por vezes, cada estabelecimento de ensino tem a sua própria lista de material escolar, mas não deixa de ser necessário comprar outros elementos como por exemplo, as mochilas escolares. Mas nem sempre a escolha das mochilas escolares é tarefa fácil principalmente para os mais pequenos. O desafio passa por encontrar aquela que fascina os olhos das crianças, seja ela uma mochila com rodinhas ou apenas com duas alças. Já pensaste quais as mochilas escolares ou no material adequado para uma melhor segurança e conforto dos teus filhos? Se não, não saias daí e aponta tudo o que precisas para um regresso às aulas em grande! 

Tipos de mochilas escolares

Ao olhar vês uma quantidade enorme de modelos disponíveis de mochilas escolares que te deixará a ti e os mais pequenos confusos! Há quem prefira modelos mais simples para levar os livros escolares e outros com mais detalhes e ainda quem goste ter com umas rodinhas à mistura como um trolley escolar.  

·        Mochila tradicional

Este modelo acaba por ser o mais utilizado e recomenda-se o seu uso a partir dos 6 anos de idade. Neste tipo de mochilas escolares o peso fica equilibrado a partir dos ombros e o seu peso não deve exceder, uma vez que pode ser arriscado para a coluna da criança. Os modelos de mochilas escolares deste género oferecem um ajuste das respetivas alças, um tamanho adequado e um tipo de material, de acordo com o material escolar que pode ser colocado. Além disso, deves pensar sobretudo no conforto e segurança para qualquer criança. 

·        Mochila com rodinhas

Para quem carrega muitos livros escolares ou até mesmo cadernos, a mochila com rodinhas é ideal para ajudar no transporte. Assim, ajudará imenso a controlar o peso e esforço da coluna recorrendo às rodinhas que fazem equilibrar o peso! No entanto, o trolley escolar acaba por ter uma desvantagem pois na existência de obstáculos no caminho pode ser difícil transportá-la, bem como subir escadas. 

Mochilas escolares: o que precisas de saber!

·        Acolchoamento

O melhor conforto também passa por alças ajustáveis e todo um acolchoamento da própria mochila. Tudo isto melhora significativamente a postura e protege a coluna. As costas da mochila devem ter também acolchoamento para que não magoe a criança e dê um maior reforço para que o material escolar não rompa a mochila, dando assim uma maior segurança.  

·        Altura da pega do trolley escolar

O trolley escolar é muito usado para diminuir o peso nas costas e é uma excelente opção para crianças que todos os dias têm de transportar uma grande quantidade de material escolar. No entanto, é necessário ter uma atenção redobrada à altura da pega pois a criança não pode ficar curvada enquanto puxa a mochila.

·        Tamanho 

As mochilas escolares devem ter um tamanho adequado às costas de quem a está a usar. Por isso, recomenda-se que tenhas especial atenção às suas alças ajustáveis pois só ajudaram a que a criança carregue melhor a mochila. Assim, deve haver uma utilização simétrica em ambos os ombros, bem como a parte inferior esteja sempre ao nível da cintura.

·        Vários compartimentos 

Um factor na escolha de uma mochila devem ser os vários compartimentos de forma a que o peso seja distribuído para não sobrecarregar os ombros. 

·        Peso

Cada vez mais os médicos alertam para o peso das mochilas escolares pois acabam por ter efeitos negativos para a coluna das crianças, não esquecendo a quantidade excessiva que por vezes levam de livros escolares. E não é só o aspeto físico que conta, mas sim ter em atenção tudo o que contribui para o seu peso. Recomenda-se que a mochila não ultrapasse 10 % do peso de uma criança e uma ótima solução para isso pode ser optares por usar cadernos separados e mais pequenos e levar apenas o que necessita para o dia. 

·        Assessórios complementares 

Porque o regresso às aulas pode não significar só a compra de mochilas escolares ou até mesmo de material, mas sim aliar a tudo isto outros acessórios. Existem ainda estojos e lancheiras de acordo com a mochila com rodinhas e dará um ar muito mais harmonioso e prático. As lancheiras são um acessório muito importante pois têm um revestimento de fácil lavagem, de secagem rápida e elimina ainda os odores. 

Para além disso, deves ter em atenção: 

·        Ao material das mochilas escolares que deve ser leve e resistente;
·        Presença de costas almofadadas; 
·        Distribuir o peso pelas bolsas laterais, caso existam; 
·        Colocar o peso distribuído: objetivos mais pesados no fundo;
·        Presença alças ajustáveis;
 
Vantagens das mochilas escolares 

·        Para além da escola, podem ser usadas em outras situações como viagens ou num passeio da escola;
·        Práticas para transportar e lavar;
·        Objeto útil para levar os livros escolares e facilita imenso na hora do seu transporte sem acontecerem percalços. 

Como foi possível verificares os motivos para adquirires uma boa mochila são muitos! Mas mais importante que tudo isso é teres em especial atenção aos efeitos que uma má compra pode fazer à saúde do teu filho! 
sobre o autor
Sara Santos

ver perfil
32
Publicações
Dicas relacionadas