Mara Domingues29 Jan 2020

aulas de dança

academias de dança

As melhores Academias e Escolas de Dança

Dança para todos

Se tens o ritmo a correr nas veias e não podes ouvir uma música sem que comeces de imediato a mexer, então esta categoria é para ti.
Se és um pé de chumbo e quando tentas dançar, parece que te vais desmontar, então esta categoria é para ti.
Se tens em casa, uma bailarina em tamanho pequeno, que rodopia pela casa toda, então esta categoria é para ti.
Se o teu miúdo é a nova versão do Fred Astaire, então esta categoria é para ti.
 
Ballet
 
Por norma, associamos o ballet a meninas muito pequenas de tutu cor de rosa e a andar de pontas. No entanto, o ballet é uma modalidade de dança que está ao alcance de todos. Inclusive dos adultos. Mesmo que não te tornes numa estrela a participar nos bailados das grandes companhias, nunca é tarde para aprenderes e praticares. 
Acima de tudo, deves fazê-lo pelo prazer que te dá.
Por exemplo na Academia de Dança da Boavista Unipessoal Lda, encontrarás aulas de Ballet para adultos. Com uma equipa de professores certificados, as portas estão abertas para todos os que quiserem entrar. 
Esta escola também dispõe de aulas de Ballet Clássico RAD, quer em regime de Ensino Básico quer em Vocacional e a partir dos 3 anos de idade. No caso das tuas crianças quererem continuar a seguir a dança como carreira profissional, aqui poderão frequentar a Formação Básica e Vocacional de Bailarinos. Certamente que lhes será muito útil no futuro.
 
Danças de salão
 
Este tipo de danças nasceu na Europa, quando os nobres começaram a dançar em casal. Hoje em dia têm uma projeção mundial, com várias competições e campeonatos para distinguir os melhores dançarinos.
O ideal será inscreveres-te já com o teu par de dança, no entanto se não tiveres, não há qualquer problema. Inscreve-te de qualquer forma e o par aparecerá.
As danças de salão são recomendadas para quem quer descontrair e libertar o stress do dia a dia. 
Na Oeiras Dance Academy, as danças de salão estão divididas em dois géneros. As Clássicas que são compostas pela valsa inglesa, o tango, a valsa vienense, o slow fox e o quickstep e as Latinas que combinam a samba, o cha cha cha, a rumba, o paso doble e o jive. 
As Danças de Salão resultam da disciplina aliada a movimentos elegantes, sem nunca esquecer a diversão.
 
Hip-hop
 
Este tipo de dança que nasceu nas ruas de Nova York na década de 70, foi ganhando uma legião de fãs em Portugal nos anos 90.
Tornou-se numa das modalidades mais procuradas nas academias de dança. Hoje podemos encontra-la um pouco por toda a parte como no Clube de Danças de Salão de Gaia. Aqui encontrarás um professor certificado totalmente disponível para te ensinar os melhores movimentos de Hip-Hop nos seus três estilos principais.
O Hip-Hop divide-se em breakdance, locking e popping. O espaço circular onde ocorrem as competições tem o nome de cipher.
Descobre qual o estilo no qual te sentes mais confortável e não tenhas medo de arriscar.
 
Zumba
 
A famosa Zumba, que está disponível em alguns ginásios ou complexos desportivos, está igualmente presente nas academias de dança.
Este estilo resulta da combinação do fitness com a dança. É altamente recomendado pelos seus benefícios a nível cardiovascular e pelo aumento da resistência física. 
Conjuga numa coreografia, exercícios de fitness e passos de vários estilos de dança. 
Salsa, Flamenco, Merengue, Cumbia e Reggaeton são alguns dos estilos que podemos encontrar nas aulas de Zumba.
No entanto, não fiques a pensar que para praticares Zumba, tens de saber dançar. Nada disso. 
As coreografias são pensadas para que qualquer pessoa, em qualquer idade as possa acompanhar sem dificuldade. 
Outra vantagem, passa pelo fato de que cada aluno leva o tempo que precisar até conseguir executar toda a coreografia no ritmo desejado. É respeitada a condição física de cada um e é importante que cada aluno conheça as suas limitações para evitar possíveis lesões.
Quando experimentares, irás perceber como podes queimar calorias e tonificar o teu corpo ao mesmo tempo que divertes e danças.
 
O que importa é dançar
 
Se o teu ritmo é demasiado acelerado para o Ballet ou preferes dançar sozinho do que em par como nas Danças de salão, não te preocupes. 
Também não é obrigatório dançares Hip-Hop.  
Há uma variedade imensa de estilos de dança para experimentares.
Podes optar por uma escola que se dedique exclusivamente a um estilo, a uma modalidade, ou em contrapartida, poderás escolher uma escola de dança com vários tipos de dança.
Na Academia Pedro Sousa-Escolas de Dança (Gulpilhares, Areosa, Matosinhos e Valongo), a oferta é tão variada, que a tua única preocupação vai ser escolher o estilo.
Dança do ventre, Afro-Latinas e Salsa e Bachata são alguns dos estilos ensinados pela equipa de professores profissionais. Mas não fica por aqui.
E porque não aprender Street Jazz, dança que surgiu nas ruas nos anos 80?
Broadway ou Broadway Jazz? 
Também tens as aulas de MTV ou de Dancehal. 
Funk Styles é igualmente outra possibilidade, tal como o MJ Style. 
 
O que interessa é que dances e te divirtas acima de tudo.
categorias relacionadas
sobre o autor
Mara Domingues
Redação e criação de conteúdos

O meu nome é Mara, muitas vezes confundido com Maria, Marta ou até mesmo Lara.
E onde entra a escrita na minha vida?...

ver perfil
62
Publicações
Experiência relacionadas