Sara Santos29 Jan 2020

cooking classes

Gastronomia portuguesa servida à mesa

A gastronomia portuguesa é variadíssima e bastante rica! As comidas típicas portuguesas são capazes de deixar qualquer pessoa com água na boca! Uma interação e contacto com várias culturas fez com que vários usos e certos costumes na confeção de alimentos fosse adaptada e dê-se origem a verdadeiras iguarias! Portugal e os seus arquipélagos contam com carne e peixe de uma qualidade única fazendo com que sejam confecionados uma seleção de pratos aliados aos melhores produtos! Para além disso, um país muito famoso pela sua produção de vinho e o famoso azeite, conta uma dieta tipicamente mediterrânea centrada sobretudo em legume e peixe. Podes contar com comidas típicas portuguesas que espelham todo o património cultural, a paisagem e recursos disponíveis. Ficaste cheio de vontade de provar pratos de norte a sul do país ou ainda dar um saltinho às ilhas? Continua a ler e faz já uma lista com as próximas iguarias que mais querer provar! O teu estômago vai agradecer! 

Gastronomia portuguesa: as melhores refeições 

·        Bacalhau 

Conhecido em todo o mundo não há como escapar ao bacalhau! É um peixe bem tradicional e pode ser confecionado de várias formas como: assado, frito, em forma de bolinho também chamado por pasteis de bacalhau, à Gomes Sá, à Brás ou com broa. Como podes ver o bacalhau é uma das comidas típicas portuguesas mais procuradas e possível de confecionar de diferentes maneiras! Uma autêntica delícia! 

·        Feijoada à Transmontana

A gastronomia portuguesa tem muitos segredos e verdadeiros tesouros e os pratos típicos transmontanos não são exceção! O cozido à portuguesa é um prato bem tradicional e uma comida portuguesa típica capaz de te deixar satisfeito o dia inteiro. Na sua receita faz parte: o feijão, a batata, a couve, a cenoura, vários tipos de carne, a morcela e o chouriço. Pode ser ainda acompanhada por arroz branco. Estes pratos típicos transmontanos como a feijoada ou outros são confecionados pelas gentes do Norte principalmente em dias de festa ou ao domingo. 

·        Cozido à Portuguesa

Este é o prato português por excelência! A gastronomia portuguesa preserva toda a sua história e sabedoria levando esta refeição até à nossa mesa na noite da consoada! Para os apreciadores esta comida tipicamente portuguesa consiste numa mistura de vários vegetais como: couves, feijões, nabos, com carnes (orelha de porco, frango, carne de vaca, entremeada e entrecosto) e ainda enchidos como: chouriço de sangue ou de carne e morcela. 

·        Sardinha

A sardinha é o peixe mais consumido em Portugal e que dá lugar às famosas festas populares como o São João e o Santo António. A sardinha é considerada uma comida portuguesa típica e um autêntico símbolo para Portugal! O modo de confecionar é muito simples, uma vez que pode ser preparada na grelha com um acompanhamento de batatas cozidas e pimentos verdes. 

·        Caldo Verde 

O caldo verde é feito de couve, linguiça, batatas, azeite e água. Esta sopa tem uma textura espessa, com uma cor predominantemente verde pois a couve é cortada tiras bastantes pequenas. É o petisco tipicamente do Norte de Portugal ideal para uma boa refeição em família ou amigos!

·        Posta à Mirandesa

Os pratos típicos transmontanos deixam qualquer pessoa com vontade de comer ainda mais! A posta à Mirandesa é um dos mais famosos pratos de carne da gastronomia portuguesa, onde combina um bife alto e suculento acompanhado com batata a murro e uma salada de pimentos ou grelos! Acabaste de ficar com água na boca não foi?

·        Tripas à moda do Porto

As tripas à moda do Porto fazem parte da gastronomia portuguesa com muitos séculos de história. Acredita-se que esta iguaria surgiu na época dos Descobrimentos sendo confecionada com tripas, enchidos, feijão branco e ainda vários tipos de carnes. Um verdadeiro manjar dos deuses!

·        Francesinha 

Este prato é daqueles que qualquer turista tem na sua lista de comidas típicas portuguesas! A francesinha foi criada na região Norte mais precisamente no Porto e conta com autênticas peregrinações de curiosos de todo o mundo! Esta bomba calórica conta com pão, bife, bacon, chouriço, queijo, fiambre, ovo e um molho que a sua receita está bem escondida! Pode ser ainda acompanhado por batatas fritas!

·        Leitão Assado à Bairrada 

A gastronomia portuguesa está fortemente vincada à carne de porco como já conseguiste reparar! O leitão assado à Bairrada é cozinhado em forno a lenha e levado ao lume recheado com uma pasta à base de sal e pimenta. Com esta comida portuguesa típica consegues também deliciar-te com uma ótima sandes de leitão e rissóis. Se estiveres perto da zona Mealhada é aí mesmo que tens de parar! 

Nos arquipélagos a gastronomia portuguesa também não fica de fora, mas com um sabor diferente! Nas famosas ilhas poderás provar pratos típicos da Madeira e comida típica dos Açores de comer e chorar por mais! Vais de certeza querer voltar!

Pratos típicos da Madeira: uma descoberta de sabores

·        Espetada em pau de loureiro 

A espetada em pau de loureiro é um dos pratos típicos da Madeira, podendo ainda ser acompanhado pela tradicional poncha. É nos dias de festa que o tradicional churrasco madeirense dá lugar a um tempero com alho, louro e sal grosso, onde os cubos de carne são espetados em galhos de loureiro e colocados na brasa! Encontrarás uma espetada no ponto e suculenta!

·        Filete de Espada 

O filete de espada é um dos pratos típicos da madeira mais conhecidos. Pode ser servido com molho de maracujá ou banana sendo ainda temperado com sal, pimenta, alho e sumo de limão. De seguida, as bananas descascadas e os filetes de peixe são molhados com ovo e farinha e fritos em azeite e polvilhados com raminhos de salsa fresca!

·        Prego em bolo do Caco

Um dos pratos típicos da Madeira onde se sente o que é verdadeiramente da ilha é um autêntico bife de vaca mal passado num pedaço de bolo do caco. Uma especialidade que podes degustar numa ida a esta ilha cheia de magia.

·        Bife de Atum 

O atum tem um modo de confeção muito peculiar nesta ilha. Este é um dos pratos típicos da Madeira, onde o atum é cortado aos bifes, marinado com um molho bem especial feito de azeite, vinagre, pimenta, alho e orégãos. Como acompanhamento podes contar com uns cubos de milho fritos para combinar bem com o sabor da carne! Uma combinação deliciosa!


Descobre todo o encanto dos Açores 

·        Cozido das Furnas

O famoso cozido das Furnas é uma comida típica dos Açores que atrai milhares de pessoas que visitam a ilha. Este cozido conta com vários ingredientes como o inhame, um tubérculo predominante da ilha e um tempero de carnes em vinha de alhos com pimenta. Seguem-se as batatas, o toucinho e o chouriço e os legumes como a couve e o repolho. Em várias camadas numa panela são dispostos os ingredientes e de seguida a mesma é enterrada junto das caldeiras naturais! Através da ação da energia geotérmica esta comida típica dos Açores coze durante 5 horas! Uma refeição com uma força enorme da natureza!

·        Bife dos Açores

As vacas nos Açores estão sempre felizes, por isso a carne é suculenta e apetitosa tal como um bom bife! Com alho e pimenta da terra e uma dose de amor, o melhor bife é uma comida típica dos Açores que deixará vontade de lá voltar!

·        Lapas e Cracas 

Nos sabores do mar dos Açores são captadas as lapas e cracas e daí surge a melhor comida típica dos Açores! Podem comer-se grelhadas ou regadas com sumo de limão. Tira o melhor partido do sabor do mar indo a uma marisqueira ou cervejaria! A experiência será super saborosa! 

Cheio de vontade de provar tudo? A aventura da gastronomia portuguesa começa aqui! 
Categorias Relacionadas
sobre o autor
Sara Santos

ver perfil
32
Publicações
Dicas relacionadas