Mara Domingues29 Jan 2020

escadas rolantes

O teu elevador sempre em funcionamento

Subir e descer! Descer e subir!

A modernidade trouxe-nos muito conforto e bem-estar para o dia-a-dia. A forma como nos deslocamos é uma das áreas onde mais sentimos essa evolução.  E quando falamos em deslocar, é muito mais do nos distanciarmos ou nos movermos de um ponto para outro.

Hoje em dia e da forma como as construções nos grandes centros foram sendo feitas, temos necessidade de nos deslocarmos na vertical. Ou seja, os grandes prédios, quer sejam habitacionais, empresariais ou espaços comerciais começaram a estender-se em altura.
Atualmente fazemos uma parte da nossa rotina em prédios de vários andares. O prédio mais alto de Portugal tem 22 andares.

Agora, consegues imaginar se não existissem elevadores ou escadas rolantes?

O tal prédio tem cerca 145 metros de altitude. Consegues conjeturar ir até ao último andar se não tivesses elevador? E se chegasses cá baixo e te apercebesses que deixaste alguma coisa lá em cima?

E como surgiu o elevador?
 
Apesar dos primeiros elevadores de transporte de pessoas e cargas terem aparecido ao longo do século XIX, na Revolução Industrial, os primeiros sistemas de içar e baixar objetos, surgiram ainda no Antigo Egipto.
Arquimedes criou uma espécie de elevadores com polia e roldanas, guindastes com cordas e apoios. Estes mecanismos, mesmo rudimentares foram muito úteis na construção das pirâmides.
Para garantir que as cordas não rompiam, Elisha Grave Otis, em 1852, desenvolve o primeiro sistema de segurança. Era sustentado por trilhos serrilhados que em caso que a plataforma perdesse a sustentação, asseguravam que se mantinha presa.

Claro que desde essa altura a evolução dos elevadores tem sido enorme. 
Novos sistemas de motores, processos de controlo e segurança que te permitem andar de elevador se qualquer receio.

Para que garantir que de facto, não há qualquer problema, é importante contratares uma boa empresa de instalação e manutenção de elevadores.
 
A Planet Elevadores Lda , em Tentúgal, tem uma equipa especializada ao teu dispor. São responsáveis desde o momento do fornecimento à instalação de elevadores e ascensores. 
Se ocorrer alguma questão, não precisas de te preocupar, já que esta equipa está preparada para prestar assistência todo o dia, 24 horas.

O elevador relâmpago

Se o nosso prédio é incrivelmente alto, o que se dirá da torre Burj Khalifa.
Neste momento é o prédio mais alto do mundo com 160 andares, distribuídos por 828 metros de altitude. 
Este edifício tem, nada mais nada menos, 57 elevadores! E de modo a agilizar a viagem de quem vai até aos últimos andares, alguns destes elevadores só param em alguns pisos. 
Mesmo assim, são o cúmulo da rapidez.
Deslocam-se a uma velocidade de 18 metros ao segundo, o que equivale a 65 quilómetros por hora.

Escada Rolante

A primeira escada rolante apareceu há mais de 125 anos. Em 1892, Jesse Reno, criou, o que inicialmente foi chamado de elevador inclinado. Esta primeira escada rolante, instalada em Nova York, permitia elevar as pessoas a 2 metros com um ângulo de inclinação de 25 graus. 
Apesar de ter ficado apenas duas semanas na localização inicial, acredita-se que tenham passado por esta escada 75 mil passageiros. Até aos anos 50, este tipo de escada era construída e montada já no local onde iria ficar. E tudo feito manualmente.
Após esta década, inicia-se o fabrico em série das escadas rolantes, e só eram transportadas para o sítio certo depois de estarem prontas.

As escadas rolantes agilizam e simplificam muito a nossa rotina. 
Viagens de metro ou comboio, idas ao centro comercial teriam outros contornos, se não existissem estas estadas mágicas. 

Este tipo de meio de deslocação, permite um acesso a vários locais, a todo o tipo de pessoas. Por exemplo, de outra forma tornar-se-ia muito complicado a pessoas com mais idade, descerem escadarias se quisessem deslocar-se de metro.

Escadas dignas de registo

Como em tudo, estão registadas a maior e a mais pequena escada rolante.
Com 58.83 metros, encontramos nos USA a escada considerada a mais longa. Do lado oposto no Oriente está a mais pequena. Com menos de 1 metro e 5 degraus.

Existem, também outras escadas rolantes que deves procurar.
Uma delas pode ser encontrada no Alpes. Esta escada rolante foi adaptada à realidade de onde está inserida e os seus degraus são antiderrapantes. Desta forma evitam-se as quedas dos esquiadores com a neve e a humidade.
A outra encontras na China e tem uma enorme particularidade. Foi instalada dentro de um túnel transparente debaixo de água. Aliás, tratam-se de duas escadas dentro do Aquário de Shanghai, que permite aos seus visitantes uma experiência única.

Consta que existe um tipo de escada rolante que só é utilizada pelas famílias reais. Estas escadas são “comandadas” pelos seus passageiros. Têm à sua disposição um botão que liga e desliga a escada sempre que desejarem.
Alguns locais que atingem temperaturas muito elevadas, podem dispor de escadas rolantes com mecanismos de arrefecimento. Desta forma, se alguém colocar a mão no corrimão para se segurar, não corre o risco de se queimar.
categorias relacionadas
sobre o autor
Mara Domingues
Redação e criação de conteúdos

O meu nome é Mara, muitas vezes confundido com Maria, Marta ou até mesmo Lara.
E onde entra a escrita na minha vida?...

ver perfil
62
Publicações
Experiência relacionadas