Sara Santos29 Jan 2020

O que precisa saber para contratar serviços de catering

O que precisa saber para contratar serviços de catering

Queres preparar o teu casamento ou organizar um evento de cariz profissional? Nestas situações provavelmente terás mil e uma coisas para preparar e nada melhor que um serviço de catering para agilizar todo o processo. Neste tipo de comemorações ou eventos, a gastronomia é aquela que é fortemente recordada por quem está presente e acaba por ser também um dos elementos onde se deve ter mais cuidado na organização destes dias. De qualquer das formas, seja um evento de dimensão pequena, média ou grande, requer que o catering tenha a máxima atenção e habilidade. No entanto, este processo revela-se minucioso e segue determinados passos, portanto o ideal é contratar uma equipa especializada. Se estás a pensar em contratar um serviço de catering continua a ler este artigo e fica a entender o que é o catering, como funciona e como podes ter um momento completamente memorável! 

O que é catering? 

O termo em inglês “catering”, diz respeito ao fornecimento de refeições prontas e todos os serviços onde também são incluídos elementos como louças, roupa de mesa e até as próprias entregas de catering. Todo este processo acaba por ser muito mais que um serviço de buffet ou de entrega de comida num evento, mas envolve uma enorme logística quer a nível do próprio ambiente, pessoal e os respetivos equipamentos. Assim, quando contratas um serviço de catering contarás com tudo incluído desde o preparo de todos os alimentos, ao seu transporte, à montagem dos próprios pratos e por último a limpeza. Imagina só se precisasses de organizar todo o evento desde a receber toda a comida do fornecedor, dar todas as indicações a quem serve e ainda verificar toda a reposição do buffet e cuidar a limpeza!  Parece muito difícil, não é? Mas se recorrer a um serviço de catering todas essas responsabilidades ficaram encarregues aos devidos responsáveis! É tudo muito mais fácil, cómodo e cheio de vantagens! 

Tipos de serviço de catering 

Na escolha do melhor serviço podem estar associados a este conceito 5 tipos como: 

·        Social: associado a creches, cantinas escolares, lares da terceira idade e até colónias de férias, ou outras associações de natureza social;
·        Lazer: presente em eventos desportivos ou culturais;
·        Funcional: destinado a eventos específicos como congressos, casamentos, batizados ou festas, onde se recorre a espaços alugados ou na própria residência do cliente. Para além disso, este serviço pode incluir: serviço de buffet, onde o cliente pode consumir o que se encontra nas mesas e repetir as vezes que desejar. Desta forma, o número de empregados é menor para efetuar este serviço, mas poderá existir um maior desperdício de comida. No entanto, o serviço de buffet facilita imenso quando o número de convidados é elevado e é muito difícil fazer diversos pedidos ao mesmo tempo e leva-los até às mesas corretas. 

Caso procures, organizar um evento recorrendo ao serviço de buffet o recomendável é analisar bem todas as alternativas para encontrar o melhor orçamento. 

·        Hospitalar: como próprio nome indica está associado aos hospitais; 
·        Industrial: é praticado em cantinas de companhias aéreas, marítimas, ferroviárias ou até mesmo em cantinas de empresas;
 
Descobre os passos para escolher o melhor serviço de catering

PASSO 1: Definir o número de convidados

Os serviços de catering variam consoante o número de convidados, por isso é muito importante definires o número de convidados pois os serviços podem sofrer alterações. 

PASSO 2: Recorrer a experiências anteriores

Ter a opinião de outras experiências por parte de amigos ou família pode ser uma mais valia para teres uma ideia do serviço que poderás contar! 

PASSO 3: Saber quais os serviços incluídos

Catering não é só servir as refeições aos convidados e no preço podem estar incluídos outros elementos. O ideal é estares informado sobre isso tudo! 

PASSO 4: Marcar uma degustação 

Uma degustação será a peça chave para ficar a conhecer os diferentes sabores e escolher aqueles que mais te agradam. 

Conheça as vantagens do catering

·        Profissionais especializados

Ter os melhores profissionais são uma mais valia para um serviço de catering. Uma boa equipa faz com que seja transmitida uma maior confiança ao cliente e que o serviço seja realizado de forma eficiente. 

·        Prático 

Ao recorrer a uma equipa responsável por todo o serviço de catering é muito mais prático para a organização de qualquer evento. Assim, uma única equipa será fundamental para dar conta da alimentação de todos os convidados de forma mais eficiente! Um bom serviço causa sempre uma boa impressão! 

·        Tranquilidade

Quando tens ao teu lado uma equipa pronta para servir os convidados e garantir ao mesmo tempo que tenham uma refeição única torna tudo muito fácil! Poderás aproveitar a festa de forma mais tranquila sobrando-te mais tempo para aproveitar todos os momentos com amigos e família. 

·        Logística 

Qualquer serviço de catering envolve a combinação de vários elementos onde são incluídos equipamentos completos e toda uma equipa pronta para executar o serviço. Neste tipo de cenário encontrarás a máxima dedicação e organização para que corra tudo bem desde o transporte, ao armazenamento e refrigeração! Não te preocupes, pois, tudo ficará encarregue a uma equipa de catering. 

·        Profissionais para resolver problemas 

Num evento acabam por acontecer alguns acidentes ou imprevistos. Desta forma, uma equipa especializada conseguirá estar à altura para resolver todos os problemas da forma mais eficaz e rápida possível. Profissionais desta área já sabem lidar com estes tipos de situações e são treinados para agir em momentos de pressão. 

Anotaste tudo? Como conseguiste ver, são só vantagens em escolher um serviço como estes! Torna todos os momentos da tua vida únicos! 
categorias relacionadas
sobre o autor
Sara Santos

ver perfil
32
Publicações
Dicas relacionadas