Nadine Mussá29 Jan 2020

O que são federações?

Quais os objectivos das federações?

As federações podem ser definidas como grupos de entidades individuais ou plurais que criam um entendimento entre si para criar um órgão responsável pelo regulamento geral da sua área de atuação. Existe, no entanto, ainda um certo nível de responsabilidade e regulamentação interna, existindo abaixo do regulamento geral da atividade. Uma federação pode ser, por exemplo, o resultado da união de um grupo de associações que caem sob a mesma categoria e poderão reger-se pelas mesmas diretrizes que outras associações semelhantes. A diferença está no facto de uma Federação ser um órgão de ação geral e autoridade central, acima de cada associação federada. 
 
 

As federações referem-se, portanto, a um grupo de estados, organizações e outras entidades legais. Cabe à federação a regulamentação geral de tais associações separadas de maneira uniforme, que, dentro de si, possuem também a sua regulamentação divergente das demais. 

Estas estruturas poderão atuar a nível nacional ou internacional, incorporando diferentes associações, porém semelhantes. Elas agem independentemente, no entanto, como parte de uma federação, têm bastante em comum, como a missão, objetivos, dadores e patrocinadores. Falamos então num sistema de colaboração e cooperação, mas também competição.

Aperto de mão sobre uma cidade
Aperto de mão sobre uma cidade


As estruturas de uma federação que poderão representar problemas são 


 • Altos custos de manutenção a nível superior 
 Partindo do pressuposto que cada associação dentro de uma federação tem os seus próprios órgãos executivos, as federações têm dificuldade em recolher valores autossuficientes para a manutenção dos órgãos superiores das mesmas. 
 
 • Divergências de formas de operação 
 Devido a um número por vezes elevado de elementos federados, é complicado manter uma linha que conecte, por exemplo, os recursos informáticos de todas as organizações federadas para que haja um controlo geral de todos os intervenientes numa federação. 
 
 • Competição interna 
 É frequente haver uma competição por fundos e maneiras de os conseguir para manter o valor de uma federação. Deste modo, as fundações poderão entrar em conflito por todas pretenderem o mesmo objetivo: fundos e patrocinadores que permitam a continuação da existência de cada fundação e dos seus beneficiários. 
 
 

Deste modo, falta sublinhar que as federações visam uma aliança para união e coordenação para um bem comum, assistir os seus membros, e defender os direitos dos seus integrantes,  bem como os seus interesses, sendo um grande exemplo em Portugal, a questão das federações desportivas. Existem federações desportivas nacionais ligadas aos mais variados desportos, desde o óbvio futebol, ao andebol, ténis e muitos outros desportos como o kickboxing e muay thai, natação e até mesmo orientação.

Existe ainda um segundo significado para federação, neste caso político, que também visa a união, porém de Estados neste exemplo, como acontece nos Estados Unidos da América, sendo uma federação nesse sentido algo bastante mais complexo. 


 
Podes encontrar uma lista de federações desportivas aqui, ou continuar a explorar o nosso website através de organizações públicas e instituições.


 

Categorias Relacionadas
sobre o autor
Nadine Mussá
(Copy/Content) Writer

Escritora há largos anos, em vertentes desde copy a content, passando por jornalismo.

Neste projeto contribuiu...

ver perfil
14
Publicações
Estatísticas relacionadas