Nadine Mussá28 Jan 2020

segurança bebé

Puericultura: a segurança do teu bebé vem primeiro

Aprende algumas técnicas de puericultura e segurança do teu bebé para que cresça seguro e feliz

A segurança do teu bebé vem primeiro nas técnicas de puericultura, estamos certos disso. Afinal, para cuidares do teu bebé, precisas de preparar a tua casa para o receber em segurança e para que ele cresça sem perigos que o possam prejudicar. Existem várias técnicas que podes pôr em prática para preparar a tua casa para a chegada do teu bebé e quanto mais depressa tratares da tua casa para receber o teu filho, melhor, para que tudo esteja a postos quando ele chegar. 

A puericultura começa com a segurança para o teu bebé, em conjunto com o indispensável enxoval e a aprendizagem de como lidar com a chegada de um bebé, seja proveniente de uma gravidez ou adoção. Acreditamos que queres o melhor para a chegada e segurança do melhor do teu mundo, pelo que aprender sobre puericultura é um passo que não deves saltar para não só aprenderes como cuidar do teu bebé como também fazer da tua casa o ambiente certo para receber o pequeno e para que ele cresça protegido.

Deste modo, deixamos aqui algumas dicas no que diz respeito a técnicas de puericultura para proteger o teu bebé de potenciais perigos que se calhar nem tinhas pensado que tens em casa, e para evitar acidentes domésticos completamente dispensáveis enquanto ele cresce. Existem regras de segurança que farão a tua vida mais fácil ao cuidar do teu rebento.

• A barreira de segurança
Os portões de segurança podem ser um recurso de extrema importância para a proteção da tua criança face ao mundo, ou melhor, face às escadas, ou zonas da casa mais perigosas onde a tua criança em tenra idade não deve chegar. Assim sendo, considera a compra de uma pequena cerca e de um portão que embora proteja o teu bebé não dificulta muito a tua vida.

Bebé de gatas a brincar
Bebé de gatas a brincar

 • Protetor de esquinas
Até mesmo as esquinas, que poderiam passar despercebidas, são um perigo para a tua criança. Afinal, enquanto passeia pela casa, pode magoar-se nas esquinas da casa e é aí que a segurança para o teu bebé entra em jogo: protetores de esquinas para que ele não se magoe. 

                                 
 • Bloqueador de gavetas
Quando chega a altura do teu bebé gatinhar, manter-se em pé, ou passear descoordenado pela casa, os bloqueadores de gavetas podem ser mais do que necessários. Não queres que o teu pequeno se agarre a gavetas e depois caia, ou que mexa onde não deve, pois não? Os manuais de puericultura ensinam-te que, para a segurança do teu bebé, deves protege-lo para que não mexa nas tuas gavetas. 


 • Protetor ou bloqueador de portas
Quem diria que as portas também podem ser um perigo? Entre entalamentos e desequilíbrios, estas podem também ser um problema. Enquanto o teu filho é bebé de colo, isto não será um problema, mas quando ele já gatinha ou passeia pela casa, as portas podem ser um perigo, pelo que deves tratar de proteger o teu filho desse perigo que pode ser uma porta através de protetores ou bloqueadores de portas. 



 • Protetor de esquinas de mesas
Tal como as esquinas de paredes, as mesas também se podem tornar num perigo. Imagina o teu filho, que recentemente aprendeu a apoiar-se em pé, ou mesmo a andar, a segurar-se a uma mesa. A última coisa que queres é que se magoe. É para estes momentos que servem os protetores de esquinas de mesas. Evita acidentes graves com estes mecanismos simples de instalar. 


 • Protetor de fichas e tomadas
Quando se fala em preparar uma casa para um bebé, esta talvez seja a primeira ideia a ocorrer, e é de facto uma das mais importantes: fazer o possível e o impossível para que a criança não mexa nas fichas ou tomadas elétricas. Existem mecanismos simples que tapam as fichas e tomadas para que apenas os adultos consigam aceder a elase acreditamos que os protetores são indispensáveis para proteger bebés de choques elétricos. 


 • Fechos seguros de armários e gavetas
A curiosidade é uma famosa característica dos pequenos, mas pode também ser perigosa. Seja por tentar manter-se em pé, ou para bisbilhotar o que está dentro de gavetas ou armários, mexer nestas peças não é seguro para o teu bebé. Deste modo, existem proteções para que ele não meta o nariz onde não é chamado. 


 • Monitores de segurança
Quando o bebé muda para o seu próprio quarto, terás de ter um modo de ver se ele está bem, poderás também verificar se está em segurança. Com o avançar da tecnologia poderás não só monitorar som como também imagem. Afinal, não queremos que os nossos filhos sofram acidentes. 
 
 Talvez consideres cedo demais para todos estes processos de segurança, mas acredita no nosso conselho: quanto mais depressa os fizeres, menos uma tarefa terás quando o bebé se começar a movimentar. Facilita-te imenso a vida e permite-te ter mais tempo para outras partes da puericultura, como desfrutar da tua criança nos seus primeiros anos de vida e cuidar dela das melhores maneiras possíveis. A segurança vem sempre primeiro, especialmente quando estamos a falar do teu bebé. 

 
Lê mais no nosso site sobre puericultura ou aprende outras dicas mais amplas de Puericultura aqui.
 
 

 

Categorias Relacionadas
sobre o autor
Nadine Mussá
(Copy/Content) Writer

Escritora há largos anos, em vertentes desde copy a content, passando por jornalismo.

Neste projeto contribuiu...

ver perfil
14
Publicações
Experiência relacionadas