Miguel Arranhado15 Nov 2019

Pousadas da Juventude: a cura para as estadias caras e solitárias

A Experiência Em Pousadas Da Juventude

Tens a viagem toda planeada: malas feitas, bilhetes comprados, mas e a estadia? Onde é que vais ficar? Uma Pousada da Juventude pode ser a resposta que procuras.

Como a estadia é a parte que mais pesa nos custos de uma viagem, as pousadas da Juventude apresentam-se como a solução mais fácil de tornar a tua viagem mais barata, porque pagas apenas pelo que necessitas para teres uma estadia confortável e ainda ter acesso a uma cozinha, para poderes poupar bastante com as refeições. As Pousadas da Juventude permitem que troques um pouco da tua privacidade e de algumas comodidades para poderes uma estadia mais barata, simples e em comunidade com outros viajantes. 

A verdade é que a Europa já não é aquele paraíso para a carteira dos viajantes que outrora foi e uma Pousada oferece uma estadia cómoda, sem ser muito cara, desde que não nos importemos de partilhar o nosso espaço com outros viajantes. Como Portugal está cada vez mais na moda, muitas Pousadas começaram a ter uma oferta mais diferenciadora, com quartos com camas de casal ou duas camas individuais, para quem não quer partilhar o quarto com estranhos. 

E não te deixes enganar! Lá porque se chamam Pousadas da Juventude, não significa que sejam só os jovens a ficarem aqui hospedados. Não só não há limite de idade, como é possível dormir em quartos single ou duplos confortáveis com casa de banho.

Pousadas Da Juventude em Portugal


Antes do boom turístico em Portugal, que nos trouxe os Airbnb e os alojamentos locais, já havia esta rede bastante barata e acessível de Pousadas da Juventude. A diferença entre uns e outros, é que no Airbnb podes ficar a dormir no 3º esquerdo de um prédio qualquer, enquanto que nas Pousadas da Juventude podes ficar instalado num palacete histórico ou paredes-meias com um templo romano.

Existem mais de 50 Pousadas da Juventude, espalhadas pelo continente e pelas ilhas, dividindo-se pelas categorias de Urbanas, Históricas, Natureza e Praia. Todas elas dão a todos os viajantes de dormir em qualquer concelho do país ou nas ilhas e de forma muito cómoda, contrariando a máxima de que para ter uma boa estadia é preciso muito dinheiro. 

As Pousadas Urbanas, normalmente, encontram-se situadas nas capitais de distrito e são ideias para aquele viajante que adora encher a mochila de guias culturais sobre a cidade que vai visitar. Se no Museu Grão-Vasco estiver uma exposição imperdível de arte sacra, aproveita e viaja até Viseu, que tens lá uma Pousada de Juventude. Se, por outro lado, a tua paixão são os castelos, as muralhas e a paisagem histórica e sonhas, há anos, em conhecer as gravuras rupestres do Foz Côa, aproveite e vai, que esta cidade tem uma Pousada de Juventude.

Se a prancha é a tua melhor amiga e queres aproveitar as boas ondas da Areia Branca, aproveita e vai, a praia tem uma Pousada de Juventude. E já agora, sabias que o hotel mais perto da Serra da Estrela, para poderes fazeres guerras de bolas de neve, é uma Pousada de Juventude? A maior parte destas Pousadas inserem-se na categoria Natureza. Afinal de contas, não deixamos de ter um país maioritariamente composto de espaços verdes. 

Mais do que espaços verdes, só a nossa riqueza histórica e cultural consegue atrair tanto a nossa atenção. Por isso, existem muitas Pousadas da Juventude que se inserem na categoria Histórica, já que milhares de anos de história registada em monumentos são sempre apetecíveis para qualquer viajante nacional e estrangeiro.

Para além da abrangência nacional das Pousadas, há outro fator que as torna muito desejáveis – os preços baixos. Apesar de terem decorações bonitas e conceitos interessantes, as Pousadas da Juventude não têm peças de decoração de marca e, por isso, a noite mais barata custa em média 14 euros, numa camarata. Os preços podem, por vezes, parecer ridiculamente baixos, mas a verdade é que é possível conhecer a Ilha da Madeira e pagar por noite apenas 8 euros.

O preço das estadias sobe, se tiveres o teu próprio apartamento com kitchenette, e chegar até um pouco mais de 70 euros por noite. Se levares contigo 7 amigos, cada um pagará apenas 10 euros.

Contudo, não marques a tua estadia em cima da hora, porque, o mais certo, é não conseguires fazê-lo. Os turistas estrangeiros que gostam de viajar com pouco do que uma mochila gostam muito deste género de estadia, porque só querem uma cama para poderem dormir. E se a essa cama acrescentarmos uma excelente localização histórica ou um paraíso natural, então, maior será a procura feita por turistas estrangeiros.

Dicas Para Escolher Uma Pousada Da Juventude


A maioria dos motores de reserva das Pousadas da Juventude é muito fácil de usar. 

Para perceberes bem se a Pousada da Juventude é a opção certa para ti, vê no Google Maps a sua localização, para não escolheres logo a Pousada por ser a opção mais barata sem saberes que o preço mais acessível era por ficar longe do centro da cidade e depois terás que gastar o dinheiro que poupaste em transportes públicos. Não te esqueças de ler os comentários de outros viajantes e não hesites em seguir os seus conselhos.

Considera, também, os serviços que a Pousada tem, porque pode ser importante para ti que haja, por exemplo, ligação à Internet na receção ou Wireless grátis, estacionamento gratuito, piscina, ar condicionado, etc.

Vê as fotografias da Pousada para teres uma ideia mais exata daquilo que vais encontrar. Se tudo o que vês te agrada, não hesites em reservar. 
Categorias Relacionadas
sobre o autor
Miguel Arranhado
Consultor de Marketing Digital

Já fui chamado por muitos nomes. “Editor”, “Chato”, “Chefinho”, ou (o meu preferido) “Mini-Chefe”. Sou amante das...

ver perfil
45
Publicações
Experiência relacionadas