Miguel Arranhado16 Nov 2019

lojas de bicicletas

O que precisas de saber antes de comprares uma bicicleta barata

Dicas para que compres a melhor bicicleta para ti


Se entrares numa qualquer loja que venda bicicletas <link-sub-cat-bicicletas> ou pesquisares em sites de desporto, irás encontrar várias bicicletas com valores que podem variar entre os 250 euros e os 10 mil euros. Se estiveres a comprar com um orçamento apertado, algumas das hipóteses podem estar longe do teu alcance, mas acredita, quando te dizemos conseguirás sair de uma loja com uma boa bicicleta e sem gastares muito dinheiro.

Dependendo do tipo de uso que darás para à tua nova bicicleta, consegues comprar excelentes equipamentos que irão satisfazer todas as tuas necessidades na plenitude. Para isso, só precisas de estar consciente que a bicicleta que irás comprar poderá não ser bem o que idealizaste e que as expectativas que criaste sobre este desporto podem não ser muito realistas.

Portanto, para poderes comprar uma bicicleta barata de forma esclarecida e consciente, está atento a estes pontos que te deixamos.

Irás encontrar algumas marcas de confiança


Se quiseres comprar um bom carro, não podes estar à espera de pagar pouco e ter um bomba sobre quatro rodas. O que fazes é comprar o melhor carro que consegues com o orçamento que tens. Com as bicicletas a história é a mesma.

Não consegues comprar ou não queres uma bicicleta de topo, mas também não queres algo demasiado básico. Se procurares bem, irás conseguir comprar uma boa bicicleta, principalmente se fores a centros comerciais ou a grandes lojas de desporto e não a lojas especializadas neste tipo de produto. Aliás, grande parte destes estabelecimentos têm muitos produtos de marca própria com uma qualidade bastante satisfatória.

Se estiveres curto de dinheiro e caso queiras aproveitar, por exemplo, a vantagem de pagar a bicicleta em prestações (apesar dos juros), faz o cartão cliente destas lojas e procura a melhor oferta que o teu orçamento te permite comprar.

Não esperes encontrar muitas opções


As grandes superfícies têm poucas ou nenhumas bicicletas com a opção de personalização. Ao entrares numa destas lojas, irás apenas encontrar bicicletas já finalizadas e onde não é possível trocar um selim, substituir os pneus ou simplesmente acrescentar um cesto para suporte.

Se pretenderes ter isto tudo, terás de o fazer noutra loja. Por exemplo, se os punhos da tua nova bicicleta não forem confortáveis, terás de sair da loja com eles na mesma e, depois, fazeres o investimento de ires a outra loja trocar.

Os ajustes que queiras fazer terão de ficar por tua conta


Se fores comprar uma bicicleta numa boa loja especializada na sua venda, é normal que esteja incluído um bom bike-fit. Ou seja, sais da loja com a bicicleta totalmente preparada e personalizada para a tua utilização. 

Apesar de algumas grandes superfícies estarem a mudar um pouco, oferecendo, por exemplo, serviços de reparação nas suas lojas, regra geral, não poderás fazer nenhuma alteração à bicicleta na loja onde a comprares. 

Se, por outro lado, optares por fazer a compra pela internet, então, neste caso, não é de todo possível adaptares a bicicleta a todas as tuas necessidades. 

Isto significa que terás de ir a uma oficina para a poderes preparar para uma utilização só tua e pagar mais por isso.

As peças de bicicletas genéricas


Todos temos aquele amigo que compra uma nova bicicleta numa grande superfície e diz-nos que ela é perfeita, porque vem com o freio à disco, as mudanças são Shimano e tem amortecedor dianteiro. Contudo, o que ele não sabe é que estes freios são mecânicos e dos mais genéricos que podem existir, as mudanças não são da famosa Shimano, mas de outra empresa com um nome parecido, e que a suspensão deve ser uma Spinner de mola 70mm. Ou seja, estas características não são assim tão boas como ele pensa. 

Para conseguirem ter um preço competitivo, as bicicletas vendidas neste tipo de loja têm todas peças de gama mediana das principais marcas do mercado. O que acontece muitas vezes é que, quando as bicicletas são montadas, são sempre usadas peças de gamas intermédias ou baixas. 

Isto acontece principalmente com o selim, o guiador e as rodas, já que as empresas sabem que o que chama mais a atenção do comprador é a qualidade dos freios e da suspensão. Por isso, está atento a estes pontos.

A bicicleta muito provavelmente será pesada


A tua preocupação não pode ser apenas com o peso da bicicleta, mas, principalmente, com a qualidade das peças. 

Não esperes ter o mesmo desempenho de uma bicicleta comprada numa grande superfície do que uma comprada numa loja especializada. Isto, porque algumas características que, no início, podem parecer-te insignificantes acabam por fazer diferença: a qualidade dos raios, dos cabos, dos pneus, etc. Para além destas peças serem, regra geral, de qualidade inferior, também são mais pesadas.

Não esperes alcançar uma geometria arrojada, ter pesos leves ou uma absorção de impactos com uma bicicleta comprada numa grande superfície. Elas não têm nada disto. Não te esqueças que o principal objetivo aqui é reduzir o custo.

Não desesperes, que ainda há esperança


Se neste momento não consegues comprar nenhuma bicicleta com o nível elevado que gostarias, escolhe uma mais básica. Depois, à medida que tiveres capacidade, poderás investir em upgrades. 

Desta forma, podes ir substituindo algumas peças e aumentando a qualidade da tua bicicleta.

Fica atento às seguintes características


Quando comprares uma bicicleta, especialmente se for uma das mais básicas, precisas de estar atento a algumas características que garantem o mínimo de conforto, performance e segurança:

  • Os freios têm de ser bons e isto significa que eles devem ser à disco e hidráulicos;
  • O selim tem de ser confortável (convém sentares-te nas bicicletas e perceberes se estás confortável);
  • Os pneus têm de ter boa aderência ao asfalto;
  • As mudanças têm de estar adequadas às tuas necessidades e, por isso, deves procurar informar-te sobre quais as melhores mudanças para o tipo de utilização que irás dar à bicicleta.

E o mais importante

Apesar do que dissemos, o mais importante é comprares a tua bicicleta e começares a pedalar. Depois, quando puderes, podes melhorá-la. 
categorias relacionadas
sobre o autor
Miguel Arranhado
Consultor de Marketing Digital

Já fui chamado por muitos nomes. “Editor”, “Chato”, “Chefinho”, ou (o meu preferido) “Mini-Chefe”. Sou amante das...

ver perfil
45
Publicações
Dicas relacionadas