Miguel Arranhado15 Nov 2019

centros de imagiologia

O que fazer antes de um exame de imagem

Cuidados que deves ter para teres a certeza de que os resultados estão corretos.


Todos nós sabemos o quão importantes são os cuidados que necessitamos de ter com a nossa saúde <link-sub-cat-saude-beleza-e-bem-estar> e a necessidade de mantermos os exames sempre em dia. Os exames de imagem são procedimentos normalmente usados para avaliar a condição de saúde de um paciente, identificando possíveis doenças, esclarecendo dúvidas médicas e indicando alguma problemática existente no nosso corpo.

Com a evolução da tecnologia, a medicina também tem avançado, principalmente no que toca aos exames de imagem. No entanto, por se tratar de exames com resultados extremamente importantes, os médicos e as clínicas recomendam sempre que tenhamos alguns cuidados, que podem ajudar a termos resultados mais certos. Para te ajudar a preparar para fazeres um exame de imagem, deixamos-te aqui uma lista com os principais cuidados que deves ter para te preparares para fazeres alguns deste tipo exames médicos.

Mamografia 


Não existe a necessidade de fazer uma preparação prévia antes de fazer uma Mamografia. O que é necessário é levar os seis exames anteriores para se poder fazer um estudo comparativo. 

Este passo é muito importante na realização de uma Mamografia, uma vez que, só analisando as Mamografias anteriores e comparando-as com o atual exame, é que pode ser assinalado tudo o que for detetado que seja novo ou fora do comum. 

No entanto, é aconselhável não colocar pó de talco debaixo dos braços, para não causar algum desfoque ou que apareçam manchas na imagem.

Densitometria 


A Densitometria Óssea é o exame mais importante para o diagnóstico da Osteoporose, porque permite medir a densidade do osso, que está diretamente relacionada com a massa óssea.

Apesar da sua importância, não é necessário haver alguma preparação específica antes de fazer uma Densitometria. Contudo, caso tenhas feito há pouco tempo algum exame com contraste, o ideal seria aguardares mais alguns dias antes de realizares uma Densitometria, uma vez que o contraste, em algumas situações, pode alterar o resultado deste exame.

Ultrassom 


Em regra geral, quando se vai fazer um Ultrassom, não é necessário fazer alguma preparação prévia. Porém, fazer um Ecografia Abdominal requer alguns cuidados, como o jejum de 8h, necessário para que a vesícula fique distendida para avaliar o interior do órgão e afastando cálculos, pólipos ou tumorações. 

Caso não faças o jejum necessário, a vesícula estará contraída e não será possível identificar alguma problemática interna. Outra questão importante é que o jejum ajuda a diminuir a interposição gasosa que o intestino faz sobre o pâncreas. Quando existe muito gás, este órgão fica pouco visível.

Tomografia (TAC)


A Tomografia Axial Computorizada (TAC) é um exame que ajuda o médico no diagnóstico de várias doenças, assim como para avaliar a resposta ao tratamento que se encontra a ser feito. Na maioria dos casos, não é necessário haver uma grande preparação para fazer uma TAC, a não ser que vás fazer uma Tomografia com Contraste. 

Para poderes fazer este exame, necessitas de fazer um jejum de quatro horas e, se tiveres um historial com várias alergias, tomar um antialérgico. Como a Tomografia com Contraste usa o contraste de iodo, se tiveres alergia ao iodo, tens de fazer este exame com uma anestesia, de forma a que seja possível minimizar os riscos de um choque anafilático.

Ressonância Magnética 


A Ressonância Magnética (RM) permite a visualização dos órgãos do interior do corpo humano e das estruturas superficiais musculares, dos ligamentos e dos tendões. Por ser um dos mais modernos métodos de imagem, por norma não é necessário algum cuidado antes do exame, a não ser que seja feita uma ressonância magnética com contraste. 

Para se poder fazer uma ressonância com contraste, é necessário um jejum de quatro horas e tomar um antialérgico, se tiveres um historial de alergias diversas (por exemplo: alergia a crustáceos, medicamentos, etc.). 

Como a ressonância utiliza um alto campo magnético para obtenção das imagens, está contraindicada a sua realização em qualquer pessoa que tenha pacemaker, implantes cocleares, clips cirúrgicos e um peso acima de 125 Kg.

Biópsia Prostática


Antes de fazeres este exame, deverá tomar antibióticos de forma preventiva, uma vez que esta biópsia é feita pelo reto e existe um elevado risco de infeção. Desta forma, reduz-se a probabilidade de teres uma infeção, após o exame. 

Se tiveres mais de 60 anos ou tiveres problemas cardíacos diagnosticados, terás ainda de ser consultado por um cardiologista. Isto, porque a Biópsia Prostática é contraindicada para quem esteja a tomar anticoagulantes e é necessária uma recomendação médica para parar a medicação temporariamente. 

Para além disso, esta biópsia pode ser pode ser feita com recurso a anestesia geral ou com anestesia local. Caso seja usada anestesia geral, terás ainda de fazer jejum 8 horas antes do exame.

Se seguires estas dicas antes de ires fazer qualquer um destes exames de imagem, vais estar a ajudar a manter a tua boa saúde e a receber o devido diagnóstico. Como cada caso é um caso, não te podes esquecer que também deves consultar o teu médico para pedires indicações sobre o que podes fazer ou não fazer antes dos exames. Só assim conseguires ter a certeza de que tudo irá correr bem e sem problemas. 
categorias relacionadas
sobre o autor
Miguel Arranhado
Consultor de Marketing Digital

Já fui chamado por muitos nomes. “Editor”, “Chato”, “Chefinho”, ou (o meu preferido) “Mini-Chefe”. Sou amante das...

ver perfil
45
Publicações
Experiência relacionadas