O seu navegador é demasiado antigo. Algumas funcionalidades poderão não funcionar.

Por favor faça download de um navegador mais recente aqui. Obrigado!

B5 Design13 Set 2021

móveis de escritório

DESIGN BIOFÍLICO

DESIGN DE AMBIENTES

  

O que é design biofílico?


É a intenção deliberada de traduzir para um ambiente a condição inata do ser humano em se sentir bem em contacto com a natureza.

Esta nova forma de trabalhar o ambiente tem o objectivo de conceber espaços capazes de promoverem a saúde, o desenvolvimento e a qualidade de vida das pessoas. O contacto com o ambiente natural é entendido como uma necessidade fundamental para a saúde física e mental.
O design biofílico atende a um imperativo ético: o de reimaginar a relação entre homem e natureza. Neste sentido, o objectivo final do design biofílico é o de enriquecer tanto a natureza quanto o ser humano em uma mútua relação de integridade e adaptação.


Vaso cube


Um dos problemas que enfrentamos hoje em dia é o paradigma prevalecente do design e desenvolvimento dos ambientes modernos. Isso é especialmente problemático, porque embora os humanos possam ter evoluído no mundo natural , o “habitat natural” das pessoas contemporâneas tornou-se um ambiente interno, fechado e humanamente criado onde agora passamos 90% do nosso tempo.

A necessidade de contacto com a natureza continua a ser crítico para a nossa saúde e a forma física das pessoas, mas a sua frequência nos tempos actuais tornou-se um grande desafio. A abordagem dominante para a construção moderna e projeto paisagístico em grande parte trata a natureza como um obstáculo a ser superado ou uma consideração trivial e irrelevante. O resultado tem sido uma crescente desconexão entre as pessoas e a natureza no ambiente construído, refletida no contato inadequado com a luz natural, ventilação, materiais, vegetação, vistas e, em geral, um contato benéfico com o mundo natural.


O desafio do projeto biofílico é abordar essas deficiências da construção contemporânea e da prática paisagística, estabelecendo uma nova estrutura para a experiência satisfatória da natureza dentro dos nossos espaços artificiais como as nossas casas ou espaços de trabalho. O design biofílico procura criar um bom habitat para as pessoas como um organismo biológico no ambiente moderno que melhora a saúde, a forma física e o bem-estar das pessoas. A aplicação bem-sucedida do design biofílico exige a adesão consistente a certos princípios básicos. Esses princípios representam condições fundamentais para a prática eficaz do design biofílico.
Eles incluem:

1. O design biofílico requer envolvimento repetido e sustentável com a natureza;

2. O design biofílico concentra-se nas adaptações humanas ao mundo natural que, ao longo do tempo evolutivo, melhoraram a saúde, a forma física e o bem-estar das pessoas;

3. O design biofílico estimula um apego emocional a determinados ambientes e lugares;

4. O design biofílico promove interações positivas entre as pessoas e a natureza, que estimulam um senso expandido de relacionamento e responsabilidade pelo meio ambiente;

5. O design biofílico incentiva soluções arquitetónicas integradas com a natureza.

O design biofílico procura sustentar a produtividade, funcionamento e resiliência dos sistemas naturais ao longo do tempo. Todos os organismos biológicos transformam o ambiente natural no processo de habitá-lo.
A questão não é se a mudança ecológica ocorre, mas sim se o resultado líquido ao longo do tempo será mais produtivo. A aplicação de design biofílico pode alterar o ambiente e as condições de um edifício ou paisagem a curto prazo, mas a longo prazo, deve-se apoiar uma comunidade natural ecologicamente robusta e sustentável.
A aplicação bem-sucedida do design biofílico também deve resultar em um amplo espectro de benefícios físicos, mentais e comportamentais. Os resultados físicos incluem melhor condicionamento físico, redução da pressão arterial, maior conforto e satisfação, menos sintomas de doença e melhoria da saúde. Os benefícios mentais variam desde maior satisfação e motivação, a menos estresse e ansiedade, e até melhor resolução de problemas e criatividade. Mudança comportamental positiva inclui melhores habilidades de enfrentamento e domínio, maior atenção e concentração, melhor social, interação, menos hostilidade e agressão.

Para descobrir mais, consulte www.biophilic-design.com.


No ambiente de trabalho é possível aplicar a filosofia do design biofílico, utilizando matérias primas de origem natural a sensação de conforto e bem-estar pode ser alcançada. Escolha acabamentos presentes na natureza como a madeira ou imitação de folha de madeira, couros e cortiça.  As cores devem igualmente acompanhar os tons presentes na natureza, os verdes, as cores de terra e de rochas. Para maior imersão, já é possível usar jardins verticais com plantas verdadeiras, ou preservadas que não necessitam de tantos cuidados, criar fontes de água para estimular a sensação auditiva, abrir o espaço ao sol para receber iluminação natural. 

 Imagens dos espaços de trabalho cedidas por https://unsplash.com/ 

Categorias Relacionadas
sobre o autor
B5 Design
Optimização de espaços
ver perfil
2
Publicações
Dicas relacionadas