Sara Santos28 Jan 2020

Era uma vez… uma peça de teatro

Enriquecer-nos a nível cultural pode parecer complicado e na maior parte das vezes pode não ser uma prioridade na tua vida, mas já pensaste que pode ser uma mais valia a vários níveis? Em todo o país tens a oportunidade de assistir a espetáculos com os autores fantásticos. Cultivar a cultura é para toda a família, dos adultos aos mais pequenos. Assim, desde cedo é importante criar o hábito nas crianças que a cultura pode ser importante para elas e nada melhor do que os levar a assistir a uma peça de teatro ou incentiva-los a ter aulas de teatro, caso seja um gosto deles! Lê tudo e tira algumas dúvidas e aprende mais sobre o que envolve o teatro! 

O que é uma peça de teatro?

A origem da peça de teatro remonta às figuras primitivas onde o homem realizava atividades como a caça e a colheita agrícola, onde em muitas das vezes também faziam parte as cerimónias dramáticas representadas através do culto aos deuses e onde se demostravam os valores espirituais de uma determinada comunidade. Uma peça de teatro é uma narração em forma de diálogo, podendo a mesma ser ainda caraterizada e apresentar-se também como um monólogo. Uma peça de teatro pode assumir vários momentos que são chamados por atos ou cenas onde está presente uma história com sinergias entre o espaço e o tempo do narrador e a narrativa onde se mostra a presença das personagens em cena. Por sua vez, as peças de teatro são escritas pelos chamados dramaturgos e o espaço onde uma peça de teatro decorre é dentro de um teatro ou cineteatro, um espaço físico limitado destinado à representação da mesma. 

Conheces todos os géneros teatrais? 

As peças de teatro podem assumir vários tipos de géneros que podem dar lugar a diferentes espetáculos e serem apresentados em cineteatros. Costuma-se dizer que a escolha é variada e serve para todos os gostos desde a comédia, ao drama, ao musical, à ópera; à tragédia; ao stand-up comedia. Como podes ver, são muitos os géneros teatrais que existem e podes fazer valer um fim de semana monótono, numa atividade cultural bastante enriquecedora e ao gosto de toda a família. 

O teatro infantil e as crianças 

As crianças estão em constante desenvolvimento e o teatro pode ser a solução para estimular a sua criatividade e até potenciar as suas capacidades. Desta forma, é importante que a arte seja um instrumento que faça parte da educação de uma criança de forma a que esta tenha uma experiência artística única.  É aqui que o teatro infantil pode revelar-se uma escolha a teres em conta para incluir na rotina dos teus filhos, pois será fulcral para o seu desenvolvimento e expressão das suas emoções. O teatro infantil pode ser uma mais valia, uma vez que estimula a comunicação da própria criança ou entre as crianças, de forma a que essas atividades coletivas ou individuais tenham uma maior interação, expressão e crescimento pessoal. 

Assim, o teatro infantil pode ser uma solução para ocupares parte dos dias dos teus filhos oferecendo-lhes uma atividade extracurricular através de aulas ou ir a assistir aos fins de semana a uma bela peça de teatro num magnifico cineteatro. Eles de certeza que vão adorar qualquer das opções! Ir assistir a espetáculos ou ter aulas de teatro será mais divertido e curioso! Neste momento deves estar a questionar-te qual será a altura ideal para começar com o teatro. Recomenda-se que seja a partir dos 5 anos, pois é nesta idade que as crianças já sabem ler e tem uma capacidade de memorização enorme. Irá absorver tudo o que escuta e vê!

Benefícios do teatro para as crianças  

·        Estimula a memória das crianças;
·        Aumenta a sua atenção e concentração;
·        Ajuda no combate à vergonha e timidez;
·        Facilita o relacionamento com outras crianças;
·        Potencia o controlo das emoções;
·        Permite que se envolvam com o mundo dos espetáculos e com toda a envolvência existente desde ao espaço do cineteatro à caraterização das personagens;
·        Contribui para o desenvolvimento e formação do carater enquanto criança;
·        Permite que as crianças se envolvam no mundo da fantasia;

Levar as crianças a ver o teatro 

Se a primeira opção não é as aulas de teatro opta por aproximar toda a tua família com uma ida ao cineteatro para juntos assistirem a um teatro infantil. Existem espetáculos de teatro infantil em cena que deixarão boas memórias para toda a vida! A arte é uma ferramenta acessível a todos e é um forte veículo de transmissão de cultura e conhecimento. Além disso, através do teatro passa-se à criança valores essenciais para se desenvolverem enquanto seres humanos mais atentos e completos. Tudo isso alia-se a vários benefícios como: 

·        Imaginação: o mundo da fantasia e aventuras faz parte das crianças e ajuda imenso a desenvolver a sua criatividade;
·        Transmissão de valores: um espetáculo deve estar sempre apropriado à idade de uma criança e é através de uma peça de teatro que eles aprendem conceitos e valores como: a amizade, o amor e o respeito, etc. 
·        Desapego à tecnologia: fazer com que a tecnologia se afaste um pouco das crianças e da própria família é importante e permite uma maior ligação às emoções sem estarem constantemente ligadas a estes aparelhos. 
 
Como conseguiste ler motivos não faltam para ires com toda a família ver uma peça de teatro ou até fazer da cultura algo presente no teu dia a dia! Motivos não faltam para viajar até ao mundo do teatro!  

categorias relacionadas
sobre o autor
Sara Santos

ver perfil
32
Publicações
Dicas relacionadas