Mara Domingues29 Jan 2020

medicina geral e familiar

clínicas médicas

Cuida-te, para bem da tua saúde

Não podemos descurar a nossa saúde

Devemos cuidar de nós e não é só quando nos sentimos doentes ou cansados.
A prevenção é de extrema importância, tal como um estilo de vida saudável, uma dieta equilibrada e a prática de exercício físico.
Sabemos o quão importante é para ti sentires-te bem e que acreditas que a saúde não deve ser descorada.
No entanto, cuidado para não entrares em extremismos, que não te farão qualquer bem. O ideal é conseguirmos dosear a ansiedade, a preocupação, e sabermos ler os sinais que o nosso corpo nos vai dando. Basta estarmos atentos e pararmos de vez em quanto para o escutarmos.
 
Tenho aqui um remédio que te vai fazer bem
 
Também temos o hábito ir resolvendo com uns comprimidos que temos lá para casa ou que alguém nos deu, porque fazem milagres e porque ajudou imenso.
O disparate não podia ser maior! Quem pode avaliar o estado da nossa saúde, são os médicos! Não foi toa que andaram a estudar e que fizeram tanto tempo de estágio. Claro que a intenção dos amigos e da família é melhor, no entanto não é por (aparentemente) termos os mesmos sintomas, que o comprimido que o ajudou a ficar bem, nos vai trazer algum benefício. 
É, também, por isso que existem clínicas médicas, consultórios, hospitais e etc… Para sermos consultados e medicados corretamente. Se necessário, claro. Como diz o povo “cada macaco no seu galho” e deixemos as receitas médicas para quem exerce medicina.
 
Dr. Internet
 
Outro erro crasso, que costumamos cometer, é ir para a Internet procurar os motivos para o nosso desconforto ou para descobrirmos a nossa “doença”.
Se nunca o fizeste, não o faças! Se já experimentaste, não o tornes a fazer!
Isto porque, segundo o Dr. Internet, tenhas uma dor de cabeça ou uma unha encravada, o mais certo é estares a padecer de uma doença gravíssima, quem sabe terminal.
Mais uma vez, quem diagnostica, são os médicos. 
Para chegar a alguma conclusão, terá de te ver, ao vivo e a cores, em carne e osso. 
 Fará perguntas. Analisará a tua condição física. Questionará sobre o teu histórico familiar. Recorrerá a análises clínicas ou exames de diagnóstico, se achar que é preciso. E, aí irá garantidamente saber o que se passa contigo e indicar qual a melhor solução para te fazer sentir melhor.
Bem diferente de uma “consulta” feita pelo computador com base em “tenho uma grande dor de cabeça, que doença tenho?”.
 
Clínicas para todas as necessidades
 
Nos dias de hoje, por todo o país, inclusive nas Ilhas, existem clínicas altamente competentes, equipadas com tudo o que necessitares. 
Poderás optar por clínicas como a Medclínica na Ponta Delgada ou a Pragal Médica-Clínica Médica Lda no concelho de Almada, onde encontrarás várias especialidades, como por exemplo, Otorrinolaringologia, Imunoalergologia ou Clínica de Medicina Geral. Desta forma, conseguirás reunir todos os teus médicos num único espaço clínico, o que pode ser vantajoso a nível prático.
 
No entanto e para questões muito específicas, tens igualmente ao teu dispor, clínicas especializadas numa área concreta da saúde. Exemplo disso são a Clínica Oftalmológica Doutor Queirós Marinho, na cidade do Porto ou a Clínica Cardiológica Mário Ferreira Lda em Coimbra.
 
Seja qual for a tua escolha, encontrarás, sempre, os melhores profissionais qualificados para te ajudarem a sentires-te melhor.
 
Consultas para quem pratica desporto
 
Se és um adepto fervoroso da prática de desporto, vais gostar de saber que existem clínicas com a prática de Medicina Desportiva. Esta especialidade cuida do estado de saúde de atletas e passa, não só por prevenir e diagnosticar possíveis complicações resultantes da prática do desporto, como ajuda no processo de reabilitação de lesões.
Por norma, a Medicina Desportiva envolve vários profissionais de saúde que se complementam. Desta forma chegarão a um diagnóstico mais certeiro e a uma  rápida recuperação.
Instituto de Desporto de Portugal-Centro de Medicina Desportiva do Porto e a rede de clínicas CUF, são dois dos locais onde podes agendar consultas de Medicina Desportiva.
 
Saúde mental
 
Felizmente ao longo dos anos, a saúde mental tem ganho a devida importância. Ansiedade, ataques de pânico, burnout, são algumas das palavras que, finalmente, entraram no vocabulário dos portugueses.

A terapia, psicologia, psiquiatria, psicoterapia contribuíram para que largássemos o estigma de que quem recorria a este tipo de clínicos eram os maluquinhos. A saúde mental é tão ou mais importante do que a física.  Quando tens alguma dor, vais ao médico, por isso, no momento em que não te sentires bem ou que achares que não estás a conseguir lidar com o stress, com a pressão ou com alguma questão emocional, procura ajuda profissional. Aqui vais encontrar alguém que fará tudo para te ajudar e que não te julgar.
 
Exames, análises e afins
 
Por vezes, para garantir que o tratamento é o mais correto, é necessário fazeres análises ou exames de diagnóstico. Para isso tens vários laboratórios especializados que irão tratar de ti com a maior segurança, confidencialidade e cuidado.
Como acontece no Laboratório de Análises Clínicas de Barcelos ou Centro Imagiologia do Baixo Alentejo Lda.
  
Não brinques com a saúde
 
A preocupação com a saúde não é uma questão só para as pessoas mais velhas ou para quem antecedentes críticos. 
Não corras riscos desnecessários, cuida de ti. Evita situações futuras mais graves.
 Marcar consultas de rotina, fazer um check-up anual, não custa nada e em muitos casos poderás agendar online.  
 É só procurares uma clínica perto de ti. De certeza que vais encontrar.
Categorias Relacionadas
sobre o autor
Mara Domingues
Redação e criação de conteúdos

O meu nome é Mara, muitas vezes confundido com Maria, Marta ou até mesmo Lara.
E onde entra a escrita na minha vida?...

ver perfil
62
Publicações
Experiência relacionadas