Mara Domingues29 Jan 2020

Estações de Serviço

Aquele local do qual tu nem te lembras, mas sem o qual não sobrevives!

Numa primeira perspetiva, associamos automaticamente as estações de serviço aos postos de combustível. Que como é óbvio, faz todo sentido.
No entanto, as estações de serviços vão muito para lá de locais onde colocamos combustível. São de uma importância extrema que só percebemos quando necessitamos de encontrar uma.
 A nossa sorte grande, é que facilmente, nesses momentos há sempre uma estação de serviço ao virar da esquina.

Proponho-te um exercício de memória.
·         Quantas vezes já fizeste uma viagem de automóvel numa autoestrada, sozinho, cansado, e sentiste uma necessidade urgente de fazer uma pausa? De esticar um pouco as pernas, beber um café, passar a cara por água?
 
Que terias feito se não existissem as estações de serviço?  Como por exemplo, a Área de serviço BP de Santarém na A1, que permite descansar quem se desloque de Lisboa ao Porto e percorra os 303 quilómetros.
 
·         Finalmente conseguiste meter os miúdos no carro, e apesar de teres dito um zilhão de vezes «Vão à casa de banho antes de sairmos», assim que percorres os primeiros quilómetros, um deles tem o desplante de te dizer: «Ainda falta muito? Estou aflitinho».
Respiras fundo. Antes de começares a disparatar com um «eu avisei-vos», a tua mente procura rapidamente a sinalização de estação de serviço.
E é no momento em que a encontras, que o passeio se salva e o berreiro se evita.
 
Se um dia pensares em levar a família a passear entre Torres Novas e a Guarda, pelos 217 quilómetros da A23, podes ficar descansado. As crianças têm cinco estações de serviço para utilizarem. Abrantes, Vila Velha de Rodão, Castelo Branco, Fundão e Guarda!
 
·         Lembraste daquele almoço de família, lá na terra, que só quando ias a meio do caminho é que te deste conta que ias aparecer de mãos vazias? 
Que deselegante da tua parte. E agora? Não ias voltar para trás, como é óbvio. Desviar caminho também não era uma possibilidade. 
 
A grande sorte é que logo em frente estava a estação de serviço de Lagos na Via do Infante. Os tios ainda hoje falam daqueles biscoitos e no vinho fantástico que lhes levaste.
 
·         Planeaste viajar ou passar o dia fora com uns amigos. Cada um vem da sua zona e o objetivo é encontrarem-se num ponto de fácil acesso, que todos conheçam e seguirem a partir daí juntos. Quantas vezes esse ponto de encontro, foi uma estação de serviço? Tantas que não é possível contabiliza-las. 
 
Quantos amigos não se encontram na estação de serviço no Caminho de S. Martinho, no Funchal ou na Rodáreas em Nogueira, Braga?
 
·         Vais na estrada e dá-te aquela fome avassaladora!!! Tens de comer alguma coisa e enquanto isso não acontecer não consegues pensar em mais nada. Mesmo quando estás a pouco tempo de chegares a casa. 
Agora que sabes que tens fome, vais ter de comer! No entanto, não tens tempo nem vontade para andares às voltas dentro da cidade à procura de um sítio onde possas comprar alguma coisa. Só de pensares no stress que vai ser estacionar, perdes a coragem. O que te vale é que ali à frente está aquela estação de serviço, onde podes saciar a tua fome. E melhor, não tens qualquer problema em estacionar e o tempo de espera para seres atendido é mínimo.
 
Quantos lanches a estação de serviço na Estrada Exterior da Circunvalação, não deve já ter servido a quem ali passa todos os dias?
 
·         Precisas de abastecer. Porém também precisas de lavar o automóvel. E aspirar, já agora. Sacudir os tapetes, quem sabe. No entanto, dava te jeito, ir às compras buscar algumas coisas básicas que te faltam em casa e aproveitavas para comprar o jornal. 
Mas ires à bomba de combustível, passares no serviço de lavagem e limpeza de carros, parares no supermercado e ainda desviares na papelaria, a que horas irás chegar a casa?
 
É tão mais pratico ires direito a uma estação de serviço, como por exemplo a que encontras na A5, quando vens de Cascais e vais até Lisboa. Consegues fazer tudo o que necessitas no mesmo local e para o qual ias precisar de parar inúmeras vezes.
 
          Por quantas, destas situações retratadas já passaste?  Poucas? Algumas? Todas?

Agora, consegues imaginar qual seriam as soluções se não tivesses as centenas de estações de serviço que estão espalhadas por todo o país, incluindo as ilhas?

Claro que em primeira estância, têm como objetivo serem postos de abastecimento ou de carregamento, nos casos dos carros elétricos. Porém as suas funções vão muito para lá disso. 

Podes descansar, fazer compras de produtos de primeira necessidade ou comer. Utilizar as casas de banho adquirires lembranças e doçaria regional, lavares e aspirares o carro. 
Marcar como ponto de encontro, levantares dinheiro ou fazeres transferências nas suas maquinas de multibanco e tantas outras possibilidades que estão ao teu dispor numa estação de serviço.
categorias relacionadas
sobre o autor
Mara Domingues
Redação e criação de conteúdos

O meu nome é Mara, muitas vezes confundido com Maria, Marta ou até mesmo Lara.
E onde entra a escrita na minha vida?...

ver perfil
62
Publicações
Experiência relacionadas