Mara Domingues29 Jan 2020

autocarros

barcos

comboios

táxis

transportes turísticos

tuk tuks

Não fiques parado. Há um país por descobrir!

Norte, Sul, Este, Oeste. Ilhas. Tanto para conhecer, descobrir e explorar. Só tens de escolher o tipo de transporte que mais se adequa à tua vontade. E ir!

Sair à aventura sobre rodas
 
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, viva à nossa camionete
 
Para que gosta de viajar pela estrada fora descontraído, sem ter de se preocupar em escolher qual o melhor itinerário, opções não faltam opções. Nos dias de hoje, dispomos de várias empresas de transporte de passageiros com todas as comodidades para fazeres o teu percurso descansado e te deixares ser conduzido. É só escolheres! Podes percorrer o país rapidamente e visitar as grandes cidades pelas autoestradas, ou bem pelo contrário, se a tua preferência recair sobre a descoberta de  vilas e aldeias mais recônditas, mas que nem por isso isoladas. A Rodonorte-Transportes Portugueses SA sediada em Vila Real, a lisboeta RNE-Rede Nacional Expressos Lda, Eva-Transportes SA com sede no Algarve, a Sociedade de Automóveis da Madeira (SAM) Lda., ou ainda a açoriana de Ponta Delgada Caetano Raposo & Pereiras Lda., são algumas das muitas empresas às quais podes recorrer.  
 
«Ambrósio apetece-me algo»
 
Mas se queres a exclusividade no transporte, não te preocupes que também existem soluções para ti. Contrata um motorista privado que terá todo o prazer em te levar a qualquer lado, à hora que te for conveniente e com toda a segurança.
Este serviço é prestado por inúmeras empresas, como a Rent A Driver, em Lisboa, que opera em todo o país ou a Auto Táxis Modelares Dianenses Lda, em Évora, parceira da Alentejo Transfers.
Contratar um serviço de motorista privado pode ser muito mais do que uma simples deslocação do ponto A ao B. Este tipo de empresas, para além do serviço de transfers, também dispõe de roteiros turísticos que te levam a descobrir paisagens e monumentos. Tens ainda a possibilidade de recorrer a estes motoristas para encaminhar os teus filhos para a escola ou levar o teu carro à revisão.

Táxi, táxi!
 
Não deve haver, aldeia portuguesa que não tenha o seu táxi!
Táxis Águeda 24h em Borralha, Táxis Antral de Vila Viçosa ou em Castelo Branco os Táxis Pereira são algumas das referências.
Porém, também temos Táxis Bragança, na Horta o Eduardo F S Marcelo Frias e ainda Maria J Silva Santos em Porto Santo.
Um atendimento personalizado quer seja para uma viagem esporádica, quer para um protocolo de deslocações regulares. 
Viaturas preparadas com motoristas especializados, credenciados e sempre disponíveis, sem teres de te preocupar em reservar o serviço com antecedência.
Seja numa praça, por telefonema ou na aplicação online, terás sempre um táxi livre para te levar. 
 
Uma voltinha de auto riquixá ou auto riquexó

Possivelmente nunca ouviste estes nomes, já que este meio de transporte é mais conhecido por tuk tuk. Uma das formas de transporte turístico mais usado para pequenos percursos.
Porto, Sintra, Lisboa, Albufeira, Funchal são alguns dos locais, onde é possível conhecer os pontos turísticos à boleia de um tuk tuk, desfrutando do bom tempo que nos caracteriza. Os motoristas de tuk tuk, também assumem as funções de guia turísticos, apresentando os recantos das localidades e contando a história das suas ruas.
Os tuk tuk para além de serem uma excelente alternativa para percursos turísticos, são amigos do ambiente. 
São meios de transporte elétricos, equipados com baterias de lítio que sendo mais eficientes, requerem menos manutenção e ajudam a reduzir a pegada ecológica.
 
Não fique em águas de bacalhau

Todos nós temos uma costela de marinheiro. Felizmente, também temos inúmeras opções para concretizar a vontade de zarpar mar ou rio adentro.
Não precisas de comprar um barco. Deixa as manobras para quem sabe e preocupa-te apenas em desfrutar do panorama. 

Não te assustes, hoje em dia encontra passeios baratos em todo o país.
Podes optar por alugar um barco ou veleiro, apenas para dar um passeio ou para o teu evento especial. Despedidas de solteiros, aniversários, eventos corporativos são bons motivos para um passeio de barco. 

Por exemplo a Dreamboats-Actividades Turísticas Lda, dispõe de embarcações à vela e a motor, catamarãs à vela e leva-te a passear por Lisboa, Cascais e Setúbal.

Se preferires as paisagens vinhateiras do Douro, faz um cruzeiro do Porto à Régua e da Régua ao Pinhão com a Douro Criativo Unipessoal Lda.
Aproveita a beleza da Ria Formosa com a Natura Algarve Club ou mais a norte a da Ria De Aveiro, nos barcos Moliceiros da Viva a Ria.

No entanto, se tiveres carta de marinheiro, exibe os teus dotes e aluga uma embarcação sem capitão. No Porto de Recreio do Guadiana encontras a Dreamsail que tem ao teu dispor para manejar um veleiro Bénéteau oceanis 41.
A Galantic Tours Lda., em Viana do Castelo tem para ti o barco a motor Jeanneau Mery Fisher 725. 
Para os mais aventureiros, os cruzeiros podem passar para águas internacionais, como por exemplo para as Ilhas Gregas com Logitravel.
 
Pouca-terra, pouca-terra
 
Quem em miúdo não ficava completamente rendido e em êxtase quando andava de comboio?

O comboio é uma das outras possibilidades de viajares. Seja a trabalho, seja para descobrir novas paisagens, o valor é muito simpático para todas as carteiras. A história das linhas ferroviárias em Portugal confunde-se com a história do país, uma vez que o primeiro transporte de passageiros em caminhos de ferro foi a 28 de outubro de 1856 numa louca viagem entre Lisboa e o Carregado.

Nos dias de hoje, podes ir muito para lá deste percurso. Entre comboios urbanos que percorrem Lisboa, Porto e Coimbra, ou os Regionais e InteRegionais que te levam ao Portugal mais profundo, é só escolheres o destino.
Senta-te confortavelmente e aproveita a paisagem. Basta consultares os horários da CP e comprar no momento.

Para os dias em que tens mais pressa em chegar ao destino, os comboios Alfa Pendulares ou Intercidades, encarregar-se-ão  que não te atrasas. 
Contudo não precisas de te limitar ao território nacional, na CP encontras comboios com percursos internacionais, equipados com todas as comodidades que necessitas. Vai ver o quão fácil será prepares um roteiro por diversas cidades europeias em que podes aproveitar a noite para viajar.
Categorias Relacionadas
sobre o autor
Mara Domingues
Redação e criação de conteúdos

O meu nome é Mara, muitas vezes confundido com Maria, Marta ou até mesmo Lara.
E onde entra a escrita na minha vida?...

ver perfil
62
Publicações
Experiência relacionadas