Mara Domingues29 Jan 2020

solicitadores

serviços consulares

notários

marcas e patentes

agências de documentação

advogados

Rodeia-te dos melhores profissionais e deixa para eles a burocracia!

Tratar de questões burocráticas pode ser tão necessário quanto aborrecido. Papéis, requerimentos, formulários são palavras às quais desenvolvemos uma espécie de urticaria, só em pensar nelas.

Resolver situações legais, por norma, envolve, perdermos muito tempo em filas de espera.
Saltitamos de balcão em balcão, tiramos uma senha que normalmente tem mais 50 números somados ao que vemos no ecrã.
Decidimos ir dar uma volta para não desesperarmos pelo facto de ter andado apenas 3 números em 45 minutos e, como é óbvio quando voltámos, o nosso número já ficou bem lá atrás do que aparece na parede!!!
Enquanto ouvimos, repetidamente que a tolerância é só permitida até 3 números, interiorizamos a ideia de que amanhã estamos cá outra vez.

No entanto não é uma obrigatoriedade que a experiência seja este pesadelo.

Agências de Documentação

Sabias que existem empresas, cujo o seu objetivo é livrar-te de burocracias e tratar de todo o tipo de documentação que necessites. Empresas como a Agência de Documentação das Mouras, em Lisboa podem ajudar-te em várias vertentes como, alterações de dados e renovações na carta de condução ou documentação relacionada com a compra e venda de automóveis. 
Poderás também recorrer aos seus serviços para te organizarem a contabilidade, seja simples ou organizada.

As agências de documentação também pode dar-te o apoio necessário para o maior bicho de sete cabeça, com o qual somos obrigados a lidar. Impostos! 
IRC, IVA, IRS, Pagamentos por conta tornam-se bem mais simples quando temos o suporte de profissionais qualificados.

Solicitadores

Sendo uma profissão ligada ao Direito, o solicitador, pode te representar legalmente perante os tribunais, instituições privadas ou públicas, livrando-te de toda essa chatice.  Ou se preferires estar presente, o solicitador acompanhar-te-á em todas as questões associadas a Registos, Notariado, Direito Civil, Direito Comercial, Direito do Trabalho ou Administrativos.
Casos relacionados com alguma contraordenação, poderão igualmente ser tratados por um solicitador como teu representante.
Em situações de compra e venda de casas, que implicam vários contratos, licenças camarárias, elaboração de minutas de escritura ou casos de penhora, hipoteca ou doação, também não precisas de te aborrecer. O solicitador fará tudo para defender o teu melhor interesse.
Já pensaste bem no tempo que poupas, se contratares um solicitador, como por exemplo o Carlos de Matos-Solicitador?

Notários

Por vezes, as funções de notários, solicitador e advogado são confundidas, no entanto cada um tem o seu papel dentro dos serviços legais.

E o que faz um notário?
O papel do notário, surgiu há muitos séculos atrás, na Roma Antiga. Dava-se o nome de notarii àqueles que elaboravam documentos ou escreviam notas públicas quando lhes era pedido.

Nos dias de hoje, o solicitador é um representante do Estado. É o oficial público que valida e assegura que todos os atos legais, como por exemplo a compra de uma casa, cumprem a lei.
É o seu aval que determina a validade e veracidade do que foi feito.

A existência dos notários, veio criar a alternativas para que muitos atos legais possam ser efetuados fora da confusão dos tribunais ou sem que tenhamos de ir para a fila de um Registo ou Cartório.
Por exemplo, precisas de passar uma procuração? Podes recorrer a um notário como o Luís Valente - Notário, de Faro para a tornar legal e válida.
Vais assinar uma rescisão amigável de trabalho? Marca uma sessão num notário e ficará resolvido de imediato.

Serviços Consulares

Queres viajar mas o teu país de destino exige um visto.
Encontraste uma oportunidade de trabalho no estrangeiro, no entanto, existe uma série de documentação que tem de ser tratada para que entres no país de forma legal.

Este tipo de burocracia, nem sempre é fácil de tratar. Cada país tem as suas regras, as suas leis e para um leigo no assunto, pode tornar-se complicado.
Tal como nos casos acima retratados, não necessitas de te stressar.

Recorre a uma empresa que possa resolver todas estas questões e dar-te o apoio necessário para que as tuas férias ou a mudança de vida decorra sem surpresas desagradáveis.
Por exemplo a Sofia Machado - Serviços Consulares, pode ser uma excelente parceira nesta aventura.
Os contatos já existentes com embaixadas e consulados facilitam todos os passos burocráticos do processo.

Se tiveres um animal de estimação que queres levar contigo, precisas de conhecer bem as regras do país para onde vais sobre este tema  e estes profissionais poderão ajudar-te.
O mesmo se passa com as equivalências dos teus estudos. Fala com um especialista em serviços consulares e valida o teu grau de ensino no exterior.

Este tipo de empresas encarrega-se de agilizar toda a documentação requerida e a tua única preocupação será recebe-la.
E fazer as malas!

Apoio em quanto estiveres fora

Mas este tipo de serviços vai para lá das preocupações do início da viagem. As empresas de serviços consulares, dispõe de uma enorme oferta para colmatar todas as tuas necessidades.
Podem representar-te a nível fiscal em Portugal, de modo a que não tenhas de te deslocar, em caso de necessidade. Tal como procedem ao pagamento de impostos ou entrega do IRS.

Como podes verificar, já não há necessidade de perderes o teu tempo, nem de te assustares quando te pedirem aquele requerimento ou papel.
Contrata um profissional que te ajudará em todos os passos.
categorias relacionadas
sobre o autor
Mara Domingues
Redação e criação de conteúdos

O meu nome é Mara, muitas vezes confundido com Maria, Marta ou até mesmo Lara.
E onde entra a escrita na minha vida?...

ver perfil
62
Publicações
Dicas relacionadas