Mara Domingues29 Jan 2020

A importância de escolher um bom profissional

Existem vários prestadores de serviços, cujo o contato devemos ter pendurado na porta do frigorífico. Um deles é o nosso eletricista.

Os conhecimentos deste tipo de profissional são muito vastos e por isso é importante contratar um electricista certificado. Trabalhar com alguém que "desenrasque" pode ter consequências não só para o contratado como para as instalações elétricas.

Circuitos paralelos, corrente contínua e alternada, bi e trifásico, motores, alternadores, são algumas das palavras que têm de fazer parte do vocabulário do profissional que contratares.
E o mercado tem tantos ao teu serviço.

Instalações

Muitas vezes associamos o trabalho do eletricista a reparações, no entanto, a sua intervenção começa a partir da fase em que se projeta e executa as instalações eletricas ainda no momento da construção da casa.
No entanto, se optares por uma casa antiga, deverás chamar um eletricista que valide o estado das instalações existentes. Hoje em dia utilizamos mais equipamentos eletrónicos o que significa um maior consumo de energia e é essencial verificar se o sistema instalado é o suficiente.

Quadros elétricos

Outra das tuas preocupações em casa, deve ser o quadro elétrico.
Tens a máquina de lavar roupa a trabalhar e para adiantar o jantar, ligas o forno. E ficas na escuridão total...
Mais uma vez o disjuntor foi abaixo!
Se o teu quadro é antigo e composto por uma estrutura de madeira, terás de providenciar a sua troca. O mercado foi evoluindo e hoje em dia, os quadros eletricos são feito de metal, o que os torna mais resistentes. Essa troca só pode ser feita por um eletricista certificado, que aproveitará para verificar que os fios são da espessura que a tua casa necessita. Desta forma, evitar-se-á um aquecimento excessivo, que é algo que tu não queres que ocorra no teu quadro elétrico.
Não corras riscos desnessários. Procura quem sabe como Eletricista Algarve.

Assistência e Manutenção Técnica

O número do eletricista vai te dar muito jeito para outras intervenções em tua casa.  Podes contar com este profissionais certificados para a eletrificação de mobiliário, instalação de alarmes, de sistemas de vigilância, de iluminação interior e exterior.
Isto para além de toda a manutenção da rede elétrica.

Reparações

Fios descarnados, trincos elétricos das portas, exaustores, video vigilância, alarmes, aquecedores eléctricos, exaustores...
A lista de reparações tem a mesma dimensão da lista de equipamentos elétricos que tens em casa.
Podemos continuar...
Video porteiro, circuitos, fusíveis, tomadas, campainhas, interruptores....

Serviços empresariais

A assistência e manutenção que os eletricistas prestam em tua casa, são replicados a empresas. Também aqui, deve ser o eletricista, o responsável por garantir que tudo está em ordem. Principalmente em grandes empresas, que dispõem de mais do que um quadro elétrico. Muitas têm inúmeros computadores, impressoras e outros equipamentos elétricos nstalados e o trabalho de manutenção e prevenção é muito importante.
Por vezes, para desenrascar, tenta-se trabalhar com a prata da casa.  Porém, se não o devemos fazer em nossa casa, "brincar aos eletricistas" dentro da empresa, está fora de questão. Antes de qualquer alteração ou aumento de equipamentos, temos de consultar um profissional. Evita cair na tentação de ir buscar mais uma extensão ou ficha tripla.
Só um eletricista certificado poderá realizar a manutenção da instalação elétrica e assinar o termo de responsabilização, que poderá ser exigido em caso de inspeção.

Serviços de Condomínio

O vizinho do 2º andar orienta-se muito bem em pequenos arranjos. Muito simpaticamente vai dando um olhinho  nas reparações necessárias do prédio.
O trinco da porta nem sempre funciona bem, no entanto ele vai lá, aperta uns parafusos, coloca um spray e fica ótimo.
O mesmo se passa com aquela lâmpada das escadas que só este ano já fundiu quatro vezes. O senhor, faz o favor de ir comprar novas e troca. Fica ótimo.
A boa vontade do senhor é grande, e todo o prédio agradece. Todavia, não é solução. A instalação do prédio deve ser revista por um profissional competente. Que não só arranje o trinco da porta e troque a lâmpada, mas que vá procurar a origem das falhas. Alguém que saiba interpretar os sinais que o quadro elétrico vai enviando.
Por muito que haja um vizinho que não se importe de ficar responsável por estas questões, porque até gosta e desta forma o condomínio poupa um dinheirinho, a responsabilidade da manutenção elétrica deverá ser atribuída a um profissional certificado.
É a segurança de todos que está em risco.

Serviços 24 horas

A pensar nos imprevistos que não escolhem hora ou dia, inúmeras empresas de eletricista, oferecem um serviço disponível de 24 horas. Como por exemplo, a Eletricista 24 horas, em Lisboa, que dispõe de um piquete pronto a ajudar-te, quer seja em tua casa, na tua empresa ou no condomínio.
Já não precisas de desesperares em quanto procuras alguém que esteja a trabalhar de noite ou ao fim de semana. É só ligares, explicares o que aconteceu, para que os técnicos tenham uma percepção do problema e esperar, que eles não demoram.

Serviços automóvel

Não é só em casa, na empresa ou no condomínio que podes vir a precisar de um eletricista. Também o teu automóvel necessita, por vezes de um profissional.
Aliás, tendo em conta que os carros se estão a tornar em verdadeiros "computadores", cheios de ligações, fios e cabos elétricos, o papel do eletricista é fundamental para detetar algumas falhas.
Por exemplo no Auto Paulo G P Costa-Eletricidade e Mecânica Geral Unipessoal Lda, em Vila Nova de Gaia, os seus técnicos identificam avarias elétricas, lendo os códigos e substituem os componentes que forem necessários. Dispõem de computadores que permitem realizar um diagnóstico sobre o estado do teu carro.
Se necessitares, também instalam alarmes e montam o sistema de som. 
categorias relacionadas
sobre o autor
Mara Domingues
Redação e criação de conteúdos

O meu nome é Mara, muitas vezes confundido com Maria, Marta ou até mesmo Lara.
E onde entra a escrita na minha vida?...

ver perfil
62
Publicações
Dicas relacionadas