Luísa Santos29 Jan 2020

mármore

tijolos e telhas

parafusos e porcas

estores e persianas

divisórias e tectos falsos

cimento

alumínios

Quais os materiais de construção que não podem faltar numa obra?

Fica a conhecer a lista dos materiais essenciais.

Saber quais os materiais de construção indispensáveis a uma obra (seja ela de grande ou pequena dimensão) é essencial em qualquer contexto. Alteremos o ditado e digamos que, uma pessoa bem preparada, vale por duas. 

Materiais de construção: os indispensáveis

Poupa tempo (e dinheiro) e fica a par da lista que preparámos de seguida. Ao saberes quais os materiais mais importantes e mais utilizados numa obra, já podes visitar lojas da especialidade com outro know-how que te irá ajudar a escolher os melhores produtos dentro de cada gama.

É evidente que, dependendo daquilo que vai ser construído, a quantidade de materiais usados varia. É o projeto inicial que dita quais os produtos que não podem faltar. Mas vejamos a situação de uma maneira geral e consideremos aqueles materiais que são mais utilizados independentemente da obra.

Cimento
O cimento, tal como a areia, é indispensável a qualquer obra. Mas, antes de tudo, é muito importante que te certifiques que, os sacos que estás a comprar, estão dentro do prazo de validade.

São muitas as pessoas que não reparam nesta questão e que rapidamente percebem que o cimento não está nas condições ideais para ser utilizado. Isto acontece porque, caso a sua validade tenha expirado, o material fica empedrado e, por isso, impossível de ser manuseado.

Não te aventures em misturas sozinho, porque o cimento mal preparado pode trazer implicações muito graves. Aconselhamos-te, por isso, a pedires ajuda a um profissional que já tenha experiência nestas andanças.

Tijolos
Nunca ouviste dizer que não se constrói uma casa sem tijolos? Não podia existir maior verdade que essa, tal é a importância deste material. São esses os responsáveis por dar forma a um edifício, mantendo-o seguro e estável ao longo dos anos (décadas e séculos, quiçá).

Uma construção estável depende de um bom empilhamento de tijolos que, a par do cimento, constroem todas as divisões pensadas para o edifício a construir. Para além disso, este material também prepara as próximas fases da construção, isolando as paredes que constrói.

tijolos e telhas são responsáveis por manterem a estabilidade inferior e superior de um edifício (construído com telhado em telhas, claro está).

vigas-de-madeira.jpg


Parafusos e porcas
Os parafusos e porcas são essenciais em todas as fases de construção, até mesmo quando o edifício está pronto. Quem nunca precisou de um parafuso e de uma porca para montar uma estante na parede ou, até, pendurar um quadro?

São materiais de construção que podes, e deves, ter sempre em casa na eventualidade de precisares de algum deles. Tal como acontece com os restantes materiais que constam nesta lista, podes comprá-los em lojas da especialidade, como é o caso da AKI, Leroy Merlin, Maxmat e Brico Depôt.

Componente elétrica
Não, neste caso não mencionámos um material específico, isto porque existem vários indispensáveis quando falamos da componente elétrica de um edifício. Alguns exemplos são os fusíveis, disjuntores, fios, cabos condutores de energia e interruptores.

Cada obra tem as suas especificidades, pelo que, antes de tudo, é importante que um profissional supervisione todos os materiais que são necessários à mesma, baseando-se no respetivo projeto inicial.

Independentemente disso, certifica-te de que compras materiais de boa qualidade. No que toca aos exemplos mencionados anteriormente, é essencial que os mesmos sejam feitos em cobre ou em ligas de cobre.

São muitos os materiais construídos em ferro à venda, que deves evitar a todo o custo pelas implicações que esses podem trazer ao bom funcionamento da energia e até mesmo à tua segurança dentro de casa (ou de outro qualquer edifício).

Componente hidráulica
Tão indispensável quanto ter estores e persianas  num edifício é construir a componente hidráulica de forma, digamos, irrepreensível. Para isso, deves, uma vez mais, recorrer a ajuda de profissionais que garantam que os materiais de maior qualidade são utilizados e que o sistema não tem falhas na sua construção.

Pladur
O pladur (constituído por gessos ) não é propriamente indispensável a uma obra, mas a verdade é que facilita muito o processo de construção e da própria decoração de interiores. São cada vez mais os projetos que o incluem por possibilitar uma construção tão fácil e, num modo geral, mais rápida.

A utilização do pladur é vasta. Algumas das suas principais aplicações vêem-se em divisórias e tectos falsos e até mesmo em móveis. A sua principal vantagem é que podem ser facilmente retirados do local que ocupam sem comprometer a construção em si.

Existem outros materiais de construção que, dependendo de cada projeto, são igualmente indispensáveis à concretização do mesmo. Isso acontece com o betão, o , a utilização de alumínios, entre tantos outros exemplos.

A escolha de cada um dos materiais de construção depende, obrigatoriamente, do projeto que está pensado e desenhado para cada edifício. É por isso que, esse, é tão importante e antecede qualquer obra. É "o que está no papel" que guia os engenheiros e construtores civis a fazerem o seu trabalho.
Categorias Relacionadas
sobre o autor
Luísa Santos
Content Writer

A paixão pelas palavras acompanha-a desde sempre e a curiosidade por aquilo que não sabe leva-a a verbalizar todas as...

ver perfil
61
Publicações
Dicas relacionadas