Mara Domingues29 Jan 2020

roupa de cama

cortinas

almofadas

O conforto dos têxteis

tapetes, roupa de cama, almofadas e cortinados, tudo para si

Tens a casa dos teus sonhos!

Conseguiste comprar o mobiliário mais fantástico da loja e encomendaste a cozinha ao teu gosto. Agora falta o último passo essencial para te sentires confortável naquele que é o teu espaço!
 
São pequenos pormenores, mas que fazem a diferença toda.
 
Chão confortável
 
Na tua lista de compras para a decorar a casa, não podes te esquecer dos tapetes. 

Aparentemente não têm grande importância, no entanto, acrescentam um enorme valor a cada divisão.
Aliás, a relevância do tapete é visível ainda do lado de fora da tua casa. É a primeira peça, que quem visita a tua casa, vê. Não há quem não repare no tapete do vizinho. 
O tapete da porta de casa funciona como uma espécie de tomada de posição ou de cartão de visita.
Inevitavelmente irás fabricar um estereótipo sobre o teu vizinho, consoante o seu tapete de entrada.
 
Mas voltando aos tapetes de casa
 
Hoje em dia tens tapetes para todos os gostos e feitios. 
Felpudos, clássicos, com tons neutros ou cores fortes. 
Redondos, retangulares ou com um formato criativo.

Há uma panóplia de opções, consoante o teu estilo e divisão da casa.

Por exemplo, para os quartos opta por tapetes mais suaves e macios, para criares um ambiente acolhedor. Sabe bem, tirar os pés da cama e não colocar, logo, diretamente no chão. Principalmente no inverno.

O tapete da sala torna-se muitas vezes o centro da divisão em que tudo o resto o rodeia. Escolhe um padrão com o qual te identifiques, mas que não te canse, já que o vais ver, direta e indiretamente, muitas vezes e por muito tempo.

O tapete debaixo da mesa, à primeira vista não tem grande serventia, até porque na maioria das vezes mal se vê. Porém, é o ideal para enquadrar o espaço de refeições.

Em relação aos tapetes da cozinha e da casa de banho, escolhe o design que mais gostares, no entanto não te esqueças da parte prática e da utilidade de cada um. Possivelmente um tapete felpudo junto frigorífico não será uma boa opção.
 
Em bons lençóis

Para uma noite descansada, é essencial que a tua roupa de cama seja extremamente confortável. O toque dos lençóis deve transmitir suavidade e calma. O factor decisivo aqui será a qualidade do tecido. Se optares por um material qualquer, vais sentir-te desconfortável. Imagina o que é sentires os lençóis a picarem durante toda a noite. Não vais conseguir descansar e estarás constantemente a trocar de posição para aliviar o desconforto.
 
Procura uma casa na qual podes confiar e que use apenas as melhores matérias na confeção dos seus artigos.
Como por exemplo a Têxteis Giestal Lda, em Guimarães. Aqui poderás encontrar tudo que necessitas para o conforto garantido. Lençóis, edredons, colchas, etc…
Os lençóis têm a suavidade que se requer no algodão de qualidade. Os edredons estão disponíveis com várias gramagens para que possa encontrar o que melhor se adequa às tuas necessidades.
Outra opção é a Fitex-Têxteis Lar-Luís R S Cardoso, no Ribeirão, que também tem no seu foco de trabalho, produzir os melhores artigos em têxteis quer para casas particulares, quer para hotelaria.
 
Almofadas para descansares
 
Outro dos pormenores que podes fazer toda a diferença no teu descanso, é o tipo de almofada que tens na cama.
A variedade no mercado é grande e é muito importante que encontres a que melhor te assenta na hora de dormir. Tem de acompanhar a linha do pescoço. Não deves ficar com cabeça inclinada para baixo, nem tão pouco demasiado alta, colocando a cervical em esforço.

O recomendável é que a tua almofada tenha cerca de 12 cm de altura e que a sua firmeza seja considerada média. Não deves mergulhar a cabeça na almofada, no entanto a sensação de estar a dormir numa pedra também é algo a evitar.

O mercado oferece almofadas para todos os gostos. 
Viscoelástica perfurada, que é mais respirável.  
Almofada de látex ideal para quem gosta de dormir de barriga para cima.
Porém se te sentes confortável a dormir de barriga para baixo, deves optar por uma almofada fina, de preferência feita de fibra, microfibra ou de penas.
Se tens algum problema na cervical, existe uma almofada própria para te ajudar a tentar corrigir a postura. 

Na Casa Alvarinho - Têxteis Lar, no Porto, encontras vários estilos de almofadas com tamanhos diferentes e fabricadas em algodão.
Encontra a que melhor se adapta a ti e ao teu sono de beleza.
 
Cortinados envolventes
 
Por fim, o outro detalhe que faz toda a diferença no ambiente de uma casa, são os cortinados.

Há uma questão muito prática no uso de cortinados. Estes ajudam a filtrar o calor e o frio excessivo que pode entrar em casa. Criam uma barreira entre os vidros e espaço interior, que deixa a casa mais confortável.

Também desempenham um papel essencial em tornar a divisão em questão mais acolhedora. E claro, mantêm a tua privacidade longe dos olhares dos vizinhos.

N’ A Mania das Cortinas, em Unhos, não só poderás encomendar os cortinados ao teu gosto, como tens a possibilidade de dar uma nova vida aos velhinhos que tens em casa. Um dos serviços prestados é a alteração dos modelos, o que te permite manter o padrão de que gostas, mas ir atualizando os teus cortinados a um modelo mais recente. 
Também aqui poderás mandar limpar os teus cortinados ou pedir para fazerem a bainha. Esta equipa terá todo o prazer em se deslocar a tua casa para tirar as medidas corretas.
categorias relacionadas
sobre o autor
Mara Domingues
Redação e criação de conteúdos

O meu nome é Mara, muitas vezes confundido com Maria, Marta ou até mesmo Lara.
E onde entra a escrita na minha vida?...

ver perfil
62
Publicações
Dicas relacionadas