Luísa Santos29 Jan 2020

produtos hospitalares

laboratórios farmacêuticos

instrumentos óticos

equipamentos hospitalares

Como escolher os melhores fornecedores de saúde?

A oferta é muita, por isso é importante que a escolha seja segura.

A lista é imensa é divide-se em diferentes áreas que, dentro do contexto hospitalar, se especializam no fornecimento de materiais próprios. Enquanto umas empresas vendem equipamentos hospitalares, outras focam-se nos produtos farmacêuticos.

No geral, todas concorrem entre si com base na qualidade dos seus produtos e serviços, mas também no preço mais competitivo. Neste artigo, explicamos-te o que deves fazer para escolheres os fornecedores de saúde mais indicados para aquilo que procuras.

Fornecedores de saúde: como escolher e cuidados a ter

Os fornecedores de equipamentos hospitalares são, talvez, aqueles que existem em maior número em Portugal. Estamos certos de que muitas vezes te passou pela cabeça como podias escolher a melhor solução para o teu negócio, garantindo produtos de qualidade a um preço mais baixo.

Sejam quais forem os produtos que procuras, o mais provável é que os vendas ao público, pelo que há parâmetros que tens de garantir aquando da tua escolha final. É essencial que o cliente não se arrependa da sua decisão por falta de qualidade do material ou por esse ter implicações para a sua saúde, por exemplo.

Os fornecedores de saúde são, por isso, as empresas às quais deves pedir os materiais de que precisas, sejam eles equipamentos hospitalares , instrumentos óticos ou laboratórios farmacêuticos. Então, o que podes fazer para escolher os melhores? Continua a ler.

Como avaliar fornecedores de saúde
A avaliação destes fornecedores é o primeiro passo a dar na escolha de uma boa empresa. Partindo do princípio que não conheces ninguém no setor, o melhor é começares a apontar as características que mais valorizas num serviço destes e comparar as mesmas em vários fornecedores.

Fazer um questionário pode ser um bom ponto de partida. Assim, podes listar todas as condições que valoriza no serviço, como é exemplo a marca dos produtos, o preço, o tempo de entrega, se existem condições especiais para encomendas em maior volume, entre outros parâmetros (já lá vamos).

Para que possas obter as respostas que precisas mais rapidamente, podes fazer o questionário online e enviá-lo para os fornecedores que considerares mais adequados ao serviço que prestas. Plataformas como o Google Forms, por exemplo, podem dar-te a ajuda que precisas nesse sentido.

materiais-hospitalares.jpg


Os critérios de avaliação que deves incluir
Quanto mais preciso fores, mais fácil será a tua escolha. Fica a par dos critérios de avaliação de fornecedores de saúde mais comuns e facilitadores do processo de escolha final:

  • Qualidade da prestação do serviço/produto: a qualidade é o ponto mais importante de todos. Tens de garantir que investes o teu capital em produtos de qualidade. Neste sentido, podes sempre contactar outros clientes que te possam aconselhar na tua compra;
  • Disponibilidade do serviço/produto: antes da tua compra, certifica-te de que todos os produtos que procuras estão em stock, caso contrário o envio demorará muito mais a chegar. Se é de saúde que estamos a falar, é imperativo que encontres disponível os produtos hospitalares que precisas, por exemplo;
  • Flexibilidade: encontrar um bom serviço de atendimento é muito importante, assim como perceber qual a flexibilidade do fornecedor na eventualidade de não poderes receber a encomenda no dia estipulado ou, então, teres de alterar o plano logístico anteriormente delineado. Um fornecedor que se adapte às necessidade é melhor do que um que seja inflexível;
  • Preço: o mercado é vasto e a concorrência é muita, por isso é importante negociares um preço bom e que vá de encontro ao teu orçamento inicial;
  • Satisfação dos clientes: hoje em dia, é fácil perceber se um fornecedor não presta um bom serviço através de uma rápida pesquisa na Internet. Perceber qual a opinião de clientes anteriores é uma grande vantagem no que toca à escolha dos fornecedores de saúde mais indicados;
  • Experiência no mercado: nunca te esqueças que irás vender estes produtos ao público, pelo que não podes, em situação alguma, colocar em risco a sua saúde. Por isso, é importante que escolhas fornecedores experientes, que já atuem há muito tempo no mercado, com produtos/serviços de confiança e transparentes.

Estes não são os únicos critérios que podes avaliar, na verdade. Há uma série de outras questões com igual importância, que facilitam a tua decisão final. No final de contas, é importante que, seja qual for o serviço que escolheres, este seja prestado de forma transparente e segura.

Nesse sentido, podes também fazer algumas perguntas mais "básicas" aos fornecedores que tens em mente, como é exemplo o tipo de tecnologias que usam (se são atuais ou não), se possuem a certificação necessária para vender os produtos que vendem, se respeitam as normas de segurança, entre outros.

Outro critério que deves ter em conta é a localização do fornecedor, já que este é um fator que te irá fazer poupar bastante dinheiro (e tempo). Quanto mais perto o serviço se encontrar da tua área profissional, mais barato será.

Quanto mais longe estiver o fornecedor, mais esse irá demorar na entrega das encomendas que fazes, para além de te cobrar valores de deslocação que não existiriam caso este se encontrasse mais perto do local de entrega.
categorias relacionadas
sobre o autor
Luísa Santos
Content Writer

A paixão pelas palavras acompanha-a desde sempre e a curiosidade por aquilo que não sabe leva-a a verbalizar todas as...

ver perfil
61
Publicações
Dicas relacionadas