Mara Domingues29 Jan 2020

trabalho temporário

sites de emprego

outsourcing

classificados

centros de emprego

bolsas de emprego

Oferta de Empregos - Saiba como procurar

Emprego e Projetos novos!

Principalmente a nível profissional. E as mudanças, se por um lado são assustadoras, por outro são excitantes. Dão um novo fulgor aos dias e desafiam-nos.
 
Seja por vontade própria, seja por decisão externa, as situações mudam e há que avançar.
 
Jornal e caneta em punho
 
Durante muitos anos, foi o método mais utilizado na busca de trabalho. Hoje têm várias fontes de concorrência. No entanto, ainda funciona como o motor de busca do emprego dos sonhos de quem procura.
Quer sejam jornais de tiragem nacional, quer sejam jornais regionais, todos têm uma secção de classificados com anúncios variados para quem necessitar. Este continua a ser um método eficaz na divulgação das oportunidades de trabalho, principalmente em meios mais pequenos, que tenham o seu jornal local.
No entanto, a secção dos classificados não quis ficar de fora da evolução das tecnologias e hoje podes encontrar este segmento, nas versões digitais dos jornais.
 
Centro de emprego

Outra opção que tens ao teu serviço para te ajudar, é o centro de emprego.
Ao te inscreveres, ficam registadas as tuas competências e o teu histórico de trabalho. Desta forma será mais fácil, encaminharem-te para posições nas quais já tens experiência. Porém, durante este processo de procura de trabalho, o centro de emprego proporciona-te a possibilidade de fazeres formações em outras áreas diferentes das tuas. Deste modo irás abrir o leque de oportunidades e desenvolver outras competências.
Procura o centro de emprego da tua área de residência e inscreve-te já.
 
Procura online
 
Para além dos classificados dos jornais online, existem inúmeros sites que se dedicam única e exclusivamente à divulgação de anúncios de recrutamento e formações.
Nestes sites, poderás filtrar e ver apenas os que te interessam, em vez de procurar dentro de uma lista gigantesca. Podes selecionar por localidade e por área de trabalho.
 Também poderás filtrar por nível de experiência exigido e por tipo de contrato que desejas assinar, como por exemplo full time ou part time.
Ao proceder ao registo neste tipo de sites, tens a possibilidade de fazeres upload do teu currículo bem como da carta de apresentação. Desta forma, sempre que encontrares um anúncio, ao qual queres concorrer, só precisas de fazer login e submeter os documentos.
Poderás, igualmente, gerar alertas, para que quando surgirem vagas dentro da tua área profissional, possas receber um mail com esta informação.
 
Funções temporárias
 
Se para já o teu objetivo, não passa por teres um vínculo a longo prazo com uma empresa ou numa função, esta opção pode ser a ideal.
Por norma, este tipo de contrato é de curta duração e com um termo certo. O teu elo laboral, não é com a empresa para a qual irás trabalhar mas com uma empresa de trabalho temporário.
Podes inscrever-te numa das muitas empresas com este perfil e consoante as tuas competências e as necessidades das empresas cliente, serás selecionado para ocupar uma vaga.
Esta solução também poderá ser uma alternativa até encontrares o emprego que tanto procuras.
Desta forma, vais-te mantendo no mercado, ganhando experiência e dinheiro, fazendo os descontos, tudo segundo manda a lei.
E quem sabe, não descobres, que afinal existem outras funções que também te realizam?
 
Candidatos e empresas em bolsa

Existem várias organizações, nomeadamente faculdades e institutos, que dispõem de uma bolsa de emprego.
Esta iniciativa funciona como uma montra de candidatos e de vagas disponíveis. Ou seja, para quem está à procura de nova oportunidade trabalho, tem aqui a hipótese de se mostrar ao mercado. Poderás divulgar o teu currículo, a tua disponibilidade e alterar estas informações em caso que se justifique.
Terás acesso às ofertas de trabalho, podendo filtrar por local e por área.
As empresas divulgam as suas vagas, tendo igualmente a oportunidade de fazer alterações se precisarem. Acedem às respostas das candidaturas e à informação disponibilizada pelos candidatos.
 
Terceirização ou o chamado Outsourcing

Esta palavra estrangeirada representa uma outra forma de estar empregado e principalmente de trabalhar.
O que é isto significa?
Um pouco à semelhança do trabalho temporário, o teu contrato é com uma empresa, porém a tua função é exercida numa outra empresa. Empresa essa cliente da tua.
Ou seja, uma empresa de qualquer área, contrata uma de outsourcing. Esta por sua vez irá destacar um elemento da sua equipa para prestar o serviço contratado. Este serviço tanto pode ser executado nas instalações do cliente como na da empresa de outsourcing. As áreas de intervenção podem ser tão variadas como jurídica, financeira, marketing, administrativa e informática.
Uma das grandes diferenças entre outsourcing e as empresas de trabalho temporário é a duração de contrato. Quando trabalhas numa empresa de outsourcing, podes estar muito ou pouco tempo em determinado cliente que isso não tem implicações no teu contrato. Podes ficar anos, alocado ao mesmo cliente, como podes ir saltitando. O fato de um projeto em determinado cliente terminar não significa que fiques sem emprego.
 
Como podes ver o que não te faltam, são soluções na procura de novos de desafios.
sobre o autor
Mara Domingues
Redação e criação de conteúdos

O meu nome é Mara, muitas vezes confundido com Maria, Marta ou até mesmo Lara.
E onde entra a escrita na minha vida?...

ver perfil
62
Publicações
Dicas relacionadas