O seu navegador é demasiado antigo. Algumas funcionalidades poderão não funcionar.

Por favor faça download de um navegador mais recente aqui. Obrigado!

Luísa Santos29 Jan 2020

10 gelatarias no Porto que não podes perder

Sabores que fazem crescer água na boca.

Se és fã de gelados e vives no Porto (ou estás de passagem), este é o artigo ideal para ti. As gelatarias portuenses estão "em alta" com novos sabores a cada dia que passa. Há gelados tradicionais, artesanais e outras combinações que tens (mesmo) de provar.

As melhores gelatarias do Porto


1. Santini
O Santini dispensa apresentações. A loja original está em Cascais, é certo, mas a empresa abriu recentemente uma loja na baixa do Porto que faz fila até ao final da(s) rua(s). Os sabores de fruta são os prediletos dos visitantes, mas o Santini também fabrica bombons e produtos de pastelaria. Para provares os melhores gelados artesanais, só tens de bater à porta do nº 16 do Largo dos Lóios.

2. Sincelo
Fiquemos, para já, pela baixa da cidade e vamos até à Sincelo, uma das mais antigas gelatarias da cidade. O espaço foi recentemente renovado face à contínua visita de alguns clientes fiéis que, ainda hoje, dizem que é aqui que se comem os melhores gelados do Porto. Onde? No nº 54 da Rua de Ceuta.

3. Amorino
A Amorino será, muito provavelmente, a gelataria mais internacional desta lista. De origem italiana, este espaço abriu na Rua de Santa Catarina e serve gelados em forma de flor. Também tem opções adequadas a vegan.

4. Gelataria Portuense
Para os mais indecisos, a Gelataria Portuense pode ser a resposta pela área de degustação de que dispõe. É um dos espaço mais antigos da cidade e, também, um dos mais cobiçados. Aquilo que distingue esta de outras gelataria é o facto de mudar os sabores dos gelados consoante os ingredientes da época.

Os gelados podem ser comidos na loja ou levados em serviço de take-away. A Gelataria Portuense prima pela excelência do atendimento e dos seus produtos e é por isso que o nº 136 da Rua do Bonjardim é tão concorrido.

5. Cremosi
A Cremosi é outra das gelatarias mais queridas da cidade, mas não é só pelos gelados, isto porque ninguém resiste aos seus crepes, gofres e bolos caseiros. No Porto, a Cremosi pode ser encontrada espalhada pela cidade e há 5 espaços que podes visitar. Aponta as moradas:

  • Baixa: Rua José Falcão, nº 2, Porto;
  • Baixa: Rua Mouzinho da Silveira, nº 336 a 348, Porto;
  • Foz: Rua do Passeio Alegre, nº 372 a 380, Porto;
  • Boavista: Mercado Bom Sucesso, Praça do Bom Sucesso, Porto;
  • Matosinhos: Avenida Norton de Matos, nº 124;
  • Gaia: Avenida Beira Mar, nº 2, Lavadores, Gaia.

cones-de-gelado.jpg

6. Neveiros
Agora sim, a gelataria mais antiga do Porto: a Neveiros continua no ativo por ser uma das mais irreverentes da cidade. Com mais de 50 sabores na carta, esta gelataria conjuga opções tradicionais com outras mais arrojadas (como o côco-malagueta, o caipirinha e o ananás-manjericão).

Podes escolher a(s) tua bola(s) ou, então, deliciares-te em casa. Para isso, a Neveiros tem dois produtos que prometem surpreender tudo e todos: a "Home Box" e a "Home Bowl". A primeira, estabelece um número de sabores, enquanto a segunda deixa tudo à tua imaginação.

A Neveiros fica na Rua da Alegria, nº 930.

7. La Copa
A La Copa afirma ter "o melhor gelado do Porto". Somos suspeitos, mas sendo ou não o melhor, a certeza é que é (realmente) muito bom. Os sabores dos gelados artesanais desta gelataria são de comer e chorar por mais e fazem furor juntamente com as taças de fruta.

Há crepes, gofres, panquecas, taças de gelado e bebidas quentes. O La Copa situa-se na Avenida Rodrigues de Freitas e tem, também, serviço de take-away.

8. Spirito Cupcakes & Coffee
Também conhecida apenas como "Spirito", é aqui que estão os melhores cupcakes da cidade, e não só... O difícil é mesmo escolher, porque este espaço tem os sabores de gelado mais deliciosos que alguma vez irás provar.

O céu é o limite e é por isso que a Spirito inova com sabores como Kinder, Oreo, Cheesecake, entre tantos outros. A gelataria pode ser visitada na Praça de Gomes Teixeira, nº 36.

9. Mo-mo
Se procuras sabores fora do normal, é à Mo-mo que deves ir. É a típica gelataria de rua, onde só entras para pegar no teu gelado enquanto passeias pela cidade. Um dos sabores mais famosos é o de Snickers. A Mo-mo está na Rua Mártires da Pátria, nº171.

10. Modì
A Modì é uma gelataria italiana que pode ser visitada em Matosinhos (mais concretamente na Praça Cidade do Salvador, nº 296). Os sabores tradicionais são a estrela do menu, mas quem passa pela Modì aconselha, também, os frozen yogurts que, garantem, são de comer e chorar por mais. Podes adicionar frutas à tua combinação num espaço onde, claro está, não podia faltar o tiramisu.

Se és fã de gelados e sorvetes, deves estar atento às novidades da cidade, isto porque parece abrir um novo espaço a cada dia que passa. Por isso, nada como estar a par das novas gelatarias (não só do Porto, como do país, claro).
Categorias Relacionadas
sobre o autor
Luísa Santos
Content Writer

A paixão pelas palavras acompanha-a desde sempre e a curiosidade por aquilo que não sabe leva-a a verbalizar todas as...

ver perfil
62
Publicações
Dicas relacionadas