Luísa Santos29 Jan 2020

10 gelatarias no Porto que não podes perder

Sabores que fazem crescer água na boca.

Se és fã de gelados e vives no Porto (ou estás de passagem), este é o artigo ideal para ti. As gelatarias portuenses estão "em alta" com novos sabores a cada dia que passa. Há gelados tradicionais, artesanais e outras combinações que tens (mesmo) de provar.

As melhores gelatarias do Porto


1. Santini
O Santini dispensa apresentações. A loja original está em Cascais, é certo, mas a empresa abriu recentemente uma loja na baixa do Porto que faz fila até ao final da(s) rua(s). Os sabores de fruta são os prediletos dos visitantes, mas o Santini também fabrica bombons e produtos de pastelaria. Para provares os melhores gelados artesanais, só tens de bater à porta do nº 16 do Largo dos Lóios.

2. Sincelo
Fiquemos, para já, pela baixa da cidade e vamos até à Sincelo, uma das mais antigas gelatarias da cidade. O espaço foi recentemente renovado face à contínua visita de alguns clientes fiéis que, ainda hoje, dizem que é aqui que se comem os melhores gelados do Porto. Onde? No nº 54 da Rua de Ceuta.

3. Amorino
A Amorino será, muito provavelmente, a gelataria mais internacional desta lista. De origem italiana, este espaço abriu na Rua de Santa Catarina e serve gelados em forma de flor. Também tem opções adequadas a vegan.

4. Gelataria Portuense
Para os mais indecisos, a Gelataria Portuense pode ser a resposta pela área de degustação de que dispõe. É um dos espaço mais antigos da cidade e, também, um dos mais cobiçados. Aquilo que distingue esta de outras gelataria é o facto de mudar os sabores dos gelados consoante os ingredientes da época.

Os gelados podem ser comidos na loja ou levados em serviço de take-away. A Gelataria Portuense prima pela excelência do atendimento e dos seus produtos e é por isso que o nº 136 da Rua do Bonjardim é tão concorrido.

5. Cremosi
A Cremosi é outra das gelatarias mais queridas da cidade, mas não é só pelos gelados, isto porque ninguém resiste aos seus crepes, gofres e bolos caseiros. No Porto, a Cremosi pode ser encontrada espalhada pela cidade e há 5 espaços que podes visitar. Aponta as moradas:

  • Baixa: Rua José Falcão, nº 2, Porto;
  • Baixa: Rua Mouzinho da Silveira, nº 336 a 348, Porto;
  • Foz: Rua do Passeio Alegre, nº 372 a 380, Porto;
  • Boavista: Mercado Bom Sucesso, Praça do Bom Sucesso, Porto;
  • Matosinhos: Avenida Norton de Matos, nº 124;
  • Gaia: Avenida Beira Mar, nº 2, Lavadores, Gaia.

cones-de-gelado.jpg

6. Neveiros
Agora sim, a gelataria mais antiga do Porto: a Neveiros continua no ativo por ser uma das mais irreverentes da cidade. Com mais de 50 sabores na carta, esta gelataria conjuga opções tradicionais com outras mais arrojadas (como o côco-malagueta, o caipirinha e o ananás-manjericão).

Podes escolher a(s) tua bola(s) ou, então, deliciares-te em casa. Para isso, a Neveiros tem dois produtos que prometem surpreender tudo e todos: a "Home Box" e a "Home Bowl". A primeira, estabelece um número de sabores, enquanto a segunda deixa tudo à tua imaginação.

A Neveiros fica na Rua da Alegria, nº 930.

7. La Copa
A La Copa afirma ter "o melhor gelado do Porto". Somos suspeitos, mas sendo ou não o melhor, a certeza é que é (realmente) muito bom. Os sabores dos gelados artesanais desta gelataria são de comer e chorar por mais e fazem furor juntamente com as taças de fruta.

Há crepes, gofres, panquecas, taças de gelado e bebidas quentes. O La Copa situa-se na Avenida Rodrigues de Freitas e tem, também, serviço de take-away.

8. Spirito Cupcakes & Coffee
Também conhecida apenas como "Spirito", é aqui que estão os melhores cupcakes da cidade, e não só... O difícil é mesmo escolher, porque este espaço tem os sabores de gelado mais deliciosos que alguma vez irás provar.

O céu é o limite e é por isso que a Spirito inova com sabores como Kinder, Oreo, Cheesecake, entre tantos outros. A gelataria pode ser visitada na Praça de Gomes Teixeira, nº 36.

9. Mo-mo
Se procuras sabores fora do normal, é à Mo-mo que deves ir. É a típica gelataria de rua, onde só entras para pegar no teu gelado enquanto passeias pela cidade. Um dos sabores mais famosos é o de Snickers. A Mo-mo está na Rua Mártires da Pátria, nº171.

10. Modì
A Modì é uma gelataria italiana que pode ser visitada em Matosinhos (mais concretamente na Praça Cidade do Salvador, nº 296). Os sabores tradicionais são a estrela do menu, mas quem passa pela Modì aconselha, também, os frozen yogurts que, garantem, são de comer e chorar por mais. Podes adicionar frutas à tua combinação num espaço onde, claro está, não podia faltar o tiramisu.

Se és fã de gelados e sorvetes, deves estar atento às novidades da cidade, isto porque parece abrir um novo espaço a cada dia que passa. Por isso, nada como estar a par das novas gelatarias (não só do Porto, como do país, claro).
Categorias Relacionadas
sobre o autor
Luísa Santos
Content Writer

A paixão pelas palavras acompanha-a desde sempre e a curiosidade por aquilo que não sabe leva-a a verbalizar todas as...

ver perfil
61
Publicações
Dicas relacionadas