Mara Domingues29 Jan 2020

operadores portuários

Descubra as melhores marinas e portos de Portugal

Marinas e Portos, Embarcações e Transportes Marítimos de Mercadorias

Com uma costa tão extensa como a que nós temos, o que não nos faltam são portos e marinas, onde atracar um barco de forma segura.
O mar ganhou enorme destaque nas atividades de lazer em Portugal.
E assim se gerou um circulo vicioso. 
Parte do crescimento do turismo em Portugal, deve-se às caraterísticas da costa. E parte da rentabilização da costa, deve-se à expansão do turismo.

O nosso clima, o sol durante quase todo o ano e as muitas praias com Bandeira Azul criam as condições ideais para a pratica de vários desportos náuticos. Foram sendo criadas as condições necessárias para receber embarcações vindas de todo o mundo. O cenário é apelativo para quem gosta de zarpar de barco.
 
Barcos a Norte
 
Para quem gostar das águas mais frias, encontra 3 grandes marinas na zona norte do país. Viana do Castelo com o seu Rio Lima, tem a primeira marina em águas nacionais. Para quem vier de norte, claro.
Segue-se a marina da Póvoa do Varzim, uma das cidades mais procuradas no verão. O rio Douro recebe várias marinas nas suas águas. A principal e virada para o oceano está no Porto de Leixões e é gerida APDL-Administração dos Portos do Douro e Leixões SA.
No entanto, ao longo do rio existem várias docas e marinas, muitas delas, perto de quintas e adegas onde poderás participar em provas de vinhos e disfrutar da bela paisagem do Douro.
 
Chegar ao centro de barco
 
Do Porto de Recreio do Carregal até à Marina de Troia, são muitas as alternativas para atracares o teu barco.
Tens a Marina da Ribeira, em Peniche, o Núcleo de Recreio do Porto da Nazaré.
Em Lisboa, quase que existem tantas marinas e portos de recreio como praias. Começas na Marina do Parque das Nações e segues para Doca de Recreio de Santo Amaro. 
Continuas até Doca de Recreio de Belém, se quiseres aproveitar para degustar um belo pastel de Belém.
Oeiras é a próxima paragem, no seu Porto de Recreio. E por fim chegarás à Marina de Cascais.

As docas localizadas em Santo Amaro, em Alcântara, ganharam uma vida nova nas últimas décadas. 

Os armazéns foram recuperados e deram lugar a restaurantes, bares e discotecas. Esta transformação, trouxe movimento e as pessoas de novo perto do seu rio. Muitos destes espaços também funcionam durante o dia, o que torna esta zona apropriada para atividades em família. Quer seja de dia ou de noite a vista é fantástica.
 
Rumar de barco a Sul
 
A costa alentejana mais a sul  e toda a linha costeira algarvia está repleta de boas marinas e portos de recreio, equipados com tudo o que necessitas para uma estadia confortável.
Para além do Porto de Recreio de Sines junto ao mar, podes deixar o teu barco numa marina em pleno interior alentejano. A Amieira Marina está localizada no famoso Lago do Alqueva e é explorada pela Nautialqueva-Serviços Naúticos Lda.
 
No Algarve, seja mais a oeste ou mais para leste, existem muitas alternativas. Tens a Marina de Lagos, a de Portimão e o Porto de Recreio de Tavira, entre outros.
Nesta zona do país está localizada a marina mais antiga de Portugal, a Marina de Vilamoura. Inaugurada em 1974, acumula mais um título, o da maior marina nacional com 825 postos de amarração. Este espaço conta, igualmente com um centro de treinos de vela profissional se quiseres aprender.
 
Atracar em pleno Oceano
 
É indiscutível a importância das ligações marítimas entre e dentro dos arquipélagos.
 
No que diz respeito aos Açores, podes preparar um circuito entre as suas ilhas. 
Tens o porto em Ponta Delgada na ilha de São Miguel, na Praia da Vitória na Terceira ou na Praia da Graciosa.
Em São Jorge encontras na Calheta e em Velas e no Pico podes contar com 3 espaços para atracar o barco, São Roque do Pico, Madalena e Lajes do Pico. 
E assim se passa nas restantes ilhas do arquipélago.
A Portos dos Açores SA tem a seu cargo a gestão de 14 portos em todo o arquipélago, 7 marinas e 2 terminais de cruzeiros de turismo.  Estes terminais estão localizados na Ponta Delgada, o Terminal Marítimo das “Portas do Mar” e na ilha da Horta.

Nesta última ilha, a sua marina tem uma decoração nas paredes muito particular. Os marinheiros que por aqui ancoram a sua embarcação, deixam a sua marca, o seu desenho ou pintura nas paredes. Este pormenor, torna esta marina numa das mais coloridas do mundo.
 
Os portos de cruzeiros da Madeira, são famosos por receber grandes iates e navios de luxo vindos de toda a parte. 
Anualmente, só nos dias 30 e 31 de dezembro, são esperados 10 navios a atracar na ilha da Madeira para assistir ao espetáculo de pirotecnia de Ano Novo. São cerca de 20 mil pessoas que conhecem a Madeira pela perspectiva do mar.
categorias relacionadas
sobre o autor
Mara Domingues
Redação e criação de conteúdos

O meu nome é Mara, muitas vezes confundido com Maria, Marta ou até mesmo Lara.
E onde entra a escrita na minha vida?...

ver perfil
62
Publicações
Dicas relacionadas