Luísa Santos28 Jan 2020

estofadores de sofás

Como estofar o sofá de casa em 7 passos

Saiba como fazê-lo em casa

É verdade que podes estofar um sofá recorrendo à ajuda de um profissional da área, mas também não é mentira que, em alguns casos, a tarefa se pode tornar dispendiosa. Esse é um dos motivos pelos quais te resolvemos explicar como é simples estofar um sofá em casa.

7 passos para estofar o sofá lá de casa

Sabemos que pode parecer uma tarefa praticamente impossível, mas de facto não o é. Antes de correres à procura dos materiais que vais precisar para recuperar o teu sofá antigo, certifica-te que és paciente e persistente o suficiente para levar a cabo estar tarefa.

Este DIY ("Do It Yourself") é a solução ideal para quem tem um sofá mais antigo na sala de casa e não quer, para já, investir num novo - algo que pode ser bastante dispendioso, dependendo do tamanho e do material no qual a mobília é feita.

E, sejamos sinceros, um sofá que esteja em "pior estado" não significa que esteja totalmente inutilizável. Na maior parte dos casos, só precisa de uma nova "capa", isto é, de um novo estofo e é por isso que de seguida te explicamos como podes estofar um sofá sem recorrer a uma empresa.

1. Tira fotografias ao sofá
É muito importante que, antes de iniciares o processo, fotografes o sofá no seu todo, e isso inclui tirar fotografias a todos os seus ângulos. Não te limites, por isso, a captar o estado do sofá apenas de frente, de trás e de lado, como também ao seu interior (isto é, sem almofadas) e virado ao contrário.

Podes (e deves) retirar todas as almofadas e fotografar as mesmas. Garante que captas, ainda, várias imagens do sofá sem as mesmas (ah, e não te esqueças dos braços!).

2. Remove o tecido do sofá
Sabemos que pode parecer um passo demasiado óbvio, mas nem por isso o é, até porque são muitas as pessoas que forram o sofá por cima do tecido já existente - algo que se deve evitar. 

Não dês início ao processo com o sofá da forma que está, isto porque deves virá-lo ao contrário e começar a remover o tecido a partir daí. É importante que o faças seguindo esta ordem:

  1. Retira todas as almofadas do sofá;
  2. Com o sofá virado ao contrário, retira o tecido inferior com cuidado;
  3. Certifica-te que não danificas o restante tecido, entre outras componentes, como é o caso do enchimento;
  4. Repete o processo nos braços do sofá (da parte interior para a exterior);
  5. Faz o mesmo no encosto.

Se estivermos a falar de um sofá mais recente, a probabilidade de as suas almofadas estarem forradas com um tecido de fecho é alta. Como tal, só precisas de abrir o mesmo e retirar o tecido antigo, de forma a que possas estofar todo o sofá com um novo à tua escolha.

3. Verifica o estado do enchimento
Este é um passo muito importante, até porque a falta de enchimento impede o estofamento de um sofá. Na verdade, sem esse, não é possível dar continuidade ao processo, visto não existir material para colocar um novo tecido.

Caso o enchimento de alguma das componentes do sofá tenha ficado comprometido, compra um novo depois de tirares todas as medidas (podes encontrá-lo em lojas como a OK Sofás ou até mesmo na Zara Home).

maquina-costura.jpg


4. Utiliza o tecido antigo como molde para cortar o novo
Partimos do princípio que já terás o novo tecido contigo, pelo que é nesta etapa que o deves cortar à medida. Para isso, verifica as fotografias que tiraste inicialmente para teres a certeza de onde é que removeste cada parte do tecido.

Estende o material antigo sobre uma superfície plana e coloca o novo sobre o primeiro. Tira as medidas que precisas através de marcas com uma agulha ou, até, um marcador.

5. Está na hora de costurar
É importante que o saibas fazer e, para isso, vais precisar de uma máquina de costura para unir todas as margens do tecido para, assim, fazê-lo responder a cada parte do sofá. Estofar um sofá dá algum trabalho e por isso é que o trabalho dos estofadores é tão minucioso. Mas não desanimes, porque vamos passar para a parte mais simples.

6. Prende o tecido ao sofá
Sobretudo às partes onde se encontra o material de estrutura. Para isso, deves usar um grampeador capaz de prender o tecido ao próprio sofá (sobretudo na parte inferior do mesmo).

7. Volta a montar o sofá
Depois de repetires o processo anterior em todo o sofá (incluíndo as almofadas), está na hora de o voltares a montar pela ordem que o desmontaste. Assim, garantes que o sofá ficou bem estofado e que nenhuma parte ficou em falta.

Caso precises de uma ajuda extra:
Se não achaste o processo assim tão simples, ou se tiveste maior dificuldade num dos passos descritos, podes sempre pedir a ajuda de um profissional para estofares o teu sofá.
sobre o autor
Luísa Santos
Content Writer

A paixão pelas palavras acompanha-a desde sempre e a curiosidade por aquilo que não sabe leva-a a verbalizar todas as...

ver perfil
61
Publicações
Dicas relacionadas