Miguel Arranhado15 Nov 2019

Procuras um Canalizador? Vê como escolher o melhor!

Como escolher os melhores canalizadores de Portugal

Quando precisas de um canalizador, a sua experiência é um dos fatores mais importante. Por isso, deves fazer a tua escolha de forma muito criteriosa.

Seja qual for a questão, sempre que há um problema relacionado com água, é necessário um canalizador. Contamos com eles para nos ajudarem em várias situações. Por exemplo, quando construímos uma casa, os canalizadores são muito importantes, uma vez que são eles que têm o conhecimento necessário sobre o fornecimento e o escoamento de água e fazem a instalação de todos os canos e equipamentos indispensáveis para que uma casa tenha o abastecimento de água necessário. 

Quando existem problemas com a água, a nossa primeira reação é procurar por um canalizadores para o resolver. Fugas de águas, pias entupidas, canos furados ou ainda problemas com os esgotos são alguns dos problemas mais frequentes que os canalizadores costumam resolver. Questões que à primeira vista podem parecer simples, mas que só alguém com muita experiência consegue resolver de forma eficaz. 

Para além disso, os canalizadores são responsáveis pelo bom funcionamento das torneiras que estejam a pingar ou a correr. Algo muito comum em prédios mais antigos. Tal como também, por vezes, é necessário mudar a canalização destes prédios, já é comum encontrar os canos já danificados pela ferrugem, o que os leva a partirem-se e à consequente ocorrência de fugas ou infiltrações de água. 

Os canalizadores conseguem ajudar a resolver todo este tipo de situações e, muitas vezes, são capazes de arranjar soluções mais robustas e eficazes. A análise do problema e da consequente solução requer algum tempo e, sobretudo, conhecimento. 

Para executar bem o seu trabalho, um canalizador tem de saber instalar e reparar as canalizações que fazem o fornecimento de água e gás à habitação, sendo que elas ainda estão ligadas à rede de abastecimento da cidade. Deve estar ainda familiarizado com todas as regras de construção, de forma a ser capaz de ler esquemas e plantas, e ter um conhecimento aprofundado sobre os vários tipos de tubos adequados para cada problemática ou situação. Paralelamente, para poder executar o seu trabalho corretamente, deve entender como é que os equipamentos que temos em casa funcionam, uma vez que o trabalho de um canalizador termina sempre por colocar um desses aparelhos a funcionar, como é o caso da sanita, do lava-loiça ou do esquentador.

Quem é que nunca fez uma pesquisa e escolheu um canalizador para ir resolver um problema com os canos da sua casa? Por isso é que, quando necessitamos de um canalizador para uma urgência, é muito importante encontrar um que seja bom e de confiança. Para o conseguirmos fazer, é necessário compreender o que necessitamos e o que é preciso para que o trabalho seja bem executado.

Se não perceberes nada de canalização, para poderes saber se o trabalho ficou bem feito, é preciso ter alguma calma no momento de escolher um canalizador. Até podes estar no meio de uma emergência, mas tira uns minutos para leres este artigo e fazeres uma boa pesquisa sobre o profissional que vais contratar.

Como Escolher Um Canalizador:

  • Como em qualquer profissão, só deves contratar um canalizador com experiência comprovada. Antes de dares qualquer passo, pergunta há quanto tempo ele trabalha na área.
  • O trabalho tem garantia? Apesar de ser algo muito comum de existir, a verdade é que existem muitos canalizadores que não oferecem nenhuma garantia para o seu trabalho e para as peças utilizadas. Caso o canalizador não te passe um documento com uma garantia, desconfia. 
  •  Quando ligares para a empresa, aponta o nome da pessoa que te atender. Por norma, um canalizador que seja responsável e com experiência necessita de alguém para atender os telefonemas, caso não possa atender, e agendar as intervenções.
  •  Nunca te esqueças de perguntar o que é o orçamento que te é dado inclui, porque pode não incluir o custo com material.
  • Pesquisa online pelas avaliações que a empresa e o canalizador têm, para poderes verificar a qualidade do seu trabalho.

Quando contratares um canalizador, assegura-te de que estás a ter o melhor serviço possível ao melhor preço, independentemente dele ser fornecido por uma empresa ou de uma plataforma online. Se preferires escolher o canalizador numa plataforma online, tenta ler todos os comentários que são feitos a esse profissional e, depois da tua pesquisa, tens ainda a hipótese de negociar com uma empresa que forneça o mesmo serviço, mas agora com mais conhecimento do que necessitas.

Outra forma de conseguires poupar com um canalizador, é só chamares um técnico em caso de emergência inadiável. Se forem surgindo pequenos problemas que não comprometam a tua vida, podes só chamar um técnico quando surgir um problema grave e aproveitas para resolver todos os problemas existentes de uma só vez. Desta forma, conseguirás poupar nas deslocações do profissional, porque irás só pagar uma deslocação. Caso necessites de um trabalho mais demorado, poderás sempre tentar negociar fazeres o pagamento à tarefa, sendo que, após aprovares o orçamento, vais pagando à medida que o serviço vai sendo feito.

No fundo, não interessa se estás só a tentar precaver questões futuras, a tentar resolver um problema urgente ou se precisas de instalar uma nova canalização na casa toda, o que importa é que tires algum tempo para pesquisares sobre os canalizadores que existem no mercado, antes de contratares um. Por norma, irás receber um trabalho na exata proporção em que irás pagar, no entanto, avaliar a qualidade de um profissional pelo valor que pagas não é a melhor política. Não te esqueças que esta é uma daquelas partes da casa em que não queres ser mal servido, só para poderes poupar uns euros.

Categorias Relacionadas
sobre o autor
Miguel Arranhado
Consultor de Marketing Digital

Já fui chamado por muitos nomes. “Editor”, “Chato”, “Chefinho”, ou (o meu preferido) “Mini-Chefe”. Sou amante das...

ver perfil
45
Publicações
Dicas relacionadas