Miguel Arranhado15 Nov 2019

Câmbio. Tudo o que precisas de saber para a tua próxima viagem

Programa a tua primeira viagem para fora da zona Euro


Quando fazes uma viagem para países que não tenham o Euro como moeda, vais necessitar de dinheiro desse país, para poderes fazer compras em lojas, ir a restaurantes e fazeres todas as tours que tens planeadas. Por isso, uma das dúvidas mais frequentes entre os viajantes que estão prestes a viajar para fora da zona Euro é: como trocar o Euro pela moeda do país para onde irás fazer a tua viagem? 

Por ser uma questão sensível, deixamos-te aqui um guia com tudo o que precisas de saber sobre câmbio, casas de câmbio e toda a informação financeira para que possas aproveitar a tua viagem sem te preocupares com o dinheiro que levas.

Como fazer o câmbio da moeda?


Existem muitas instituições de crédito e as agências de câmbio autorizadas pelo Banco de Portugal que têm autorização para fazer o câmbio de moeda. No site do Banco de Portugal, há́ uma lista com todas as instituições autorizadas para fazer este tipo de operação. 

De qualquer forma, todas as instituições enquadram-se numa de duas categorias:

Bancos: É a opção mais prática, principalmente se fores trocar valores elevados para a tua viagem, uma vez que eles não têm limites nos valores transacionados. Outra vantagem é que os bancos têm várias modalidades para poderes fazer o câmbio que necessitas.

Casas de Câmbio: Estas instituição são locais onde só podes trocar dinheiro, como por exemplo euro por dólar, dólar por real, etc. As taxas aplicadas nestas operações são, por norma, mais baixas do que nos bancos, uma vez que muitas delas não cobram taxas de transação.

Tem atenção que, contrariamente ao que muita gente pensa, o Banco de Portugal não faz troca de moeda estrangeira. A única exceção são as notas de países que aderem ao euro e só o fazem durante o período de transição de moeda estabelecido pelo Banco Central Europeu (por norma, dois meses depois da data de adesão ao euro).

Como é dado o valor da moeda?


As taxas de câmbio que servem de referência do euro aos bancos e às casas de câmbio são disponibilizadas online e diariamente pelo Banco Central Europeu para um conjunto de moedas. 

Porém, é necessário perceber que estas taxas são apenas usadas como referência e não são vinculativas quando se fazem transações. Por isso, é normal que os valores cobrados por uma instituição de crédito ou uma agência de câmbio não seja o mesmo.

Existem diferentes tipos de cotações?


Sim, para uma mesma moeda, as instituições de câmbio publicam sempre duas cotações diferentes:

  • Cotação de venda – é o preço cobrado ao público pela instituição por fazer-lhe a venda da moeda pretendida;
  • Cotação de compra – é o preço que é cobrado pela instituição ao público para lhe comprar uma moeda.

Podem cobrar-me comissões pelo câmbio?


As instituições de crédito e as casas de câmbio, para além da taxa de câmbio estabelecida por cada uma, também costumam cobrar comissões pelo câmbio. Para saberes o valor destas comissões, basta consultares o preçário de cada entidade, que deverá ter essa tabela disponível para consulta. 

Para além disso, poderás consultar no Portal do Cliente Bancário todos os preçários das instituições de crédito e as casas de câmbio autorizadas a efetuar câmbios.

Atenção que, quando não são cobradas comissões pelo câmbio da moeda, estes custos podem estar explicitamente destacados e encontrarem-se implícitos nas taxas de câmbio praticadas pela instituição.

Como posso fazer bem o câmbio de uma moeda?


Antes de ires a uma casa de câmbio ou ao teu banco, pesquisa online ou liga para algumas instituições para verificares os valores que são praticados e, principalmente, se o valor comunicado já inclui todas as comissões cobradas. 

Se optares por uma casa de câmbio e antes de te dirigires a uma, não te esqueças de verificar a lista de instituições autorizadas pelo Banco de Portugal para efetuarem o câmbio de moeda em Portugal. Assim o risco de seres enganado é mínimo.

Onde não posso fazer o câmbio?


Evita fazer o câmbio de moeda no aeroporto do país que estás a visitar, uma vez que, apesar de aqui só funcionares instituições de confiança, são praticadas as taxas mais desvantajosas para o cliente. 

Tenta também não fazer o câmbio numa casa de câmbio sobre a qual não tens informações fidedignas, seja em que país estiveres. 

Não é muito invulgar encontrares melhores condições em casas de câmbio fora do aeroporto. Por isso, se tiveres mesmo de fazer a troca de moeda no país que estás a viajar, informa-te sobre os locais onde poderás fazê-lo e não o faças no aeroporto.

Como posso saber o valor do Euro noutra moeda?


Para estares bem informado sobre o valor do Euro no momento em que fores fazer o câmbio, podes usar o Conversor de Moeda do site do Banco de Portugal e converter o teu dinheiro para a moeda de um conjunto alargado de países. 

Se a moeda para a qual pretendes fazer a conversão não se encontrar na lista disponível no site do Banco de Portugal, consulta o site do banco central do país que irás visitar. 
Categorias Relacionadas
sobre o autor
Miguel Arranhado
Consultor de Marketing Digital

Já fui chamado por muitos nomes. “Editor”, “Chato”, “Chefinho”, ou (o meu preferido) “Mini-Chefe”. Sou amante das...

ver perfil
45
Publicações
Dicas relacionadas