Miguel Arranhado15 Nov 2019

bate-chapas

Os principais cuidados que deves ter com a carroçaria do teu carro

A importância de cuidar do nosso carro


Durante a correria dos nossos dias, o nosso automóvel é o nosso melhor amigo e companheiro de viagem, sendo que, por vezes, sujeitamo-lo a um tratamento um pouco invulgar. Seja ao irmos de férias para o campo, a fazermos vários quilómetros de autoestrada, as longas exposições ao sol e os percursos em estradas de terra batida, já para não falar nos caminhos mais estreitos que muitas vezes somos obrigados a usar, nem sempre estão reunidos todos os ingredientes necessários para não ocorram problemas perfeitamente evitáveis. 

Para quem gosta de ter alguns cuidados extra com o seu automóvel, não se pode menosprezar todo o impacto que algumas atitudes há que não menosprezar o impacto que algum zelo poderá ter na duração e no aspeto geral do teu carro, ao longo do tempo. Por isso, aqui te deixamos uma lista de pequenas coisas que podes fazer para garantires que o teu automóvel esteja sempre pronto para sobreviver ao rally que é a tua vida diária.

A conservação da carroçaria do teu carro é algo muito importante, principalmente se tiveres em conta que é um pormenor que o valoriza para uma futura revenda e também quando tens o desejo de conservar sua aparência o mais possível. A verdade é que não compensa fazer um grande investimento na compra de um automóvel, se não tiveres alguns cuidados básicos que podem conservar a pintura e refletir-se diretamente na sua estética.

Alguns dos cuidados mais importantes estão relacionados com a sujeira acumulada, a periodicidade das lavagens que devem ser feitas ao carro, alguns produtos importantes de serem usados durante a lavagem, cuidados pós-lavagem e produtos de proteção extra que devem estar incluídos na tua rotina de manutenção preventiva do teu automóvel.

Cuidados a ter com a carroçaria do teu carro


Sujidade no carro

A sujidade da rua e do meio ambiente são um verdadeiro perigo para a carroçaria do teu carro. Alguns cuidados simples, como teres sempre contigo um pequeno borrifador de água e detergente neutro no teu automóvel, podem ajudar em muitos casos, como retirar alguma resina vegetal que caiu das árvores ou limpar dejetos de pássaros que fiquem colados no veículo e a queimar a pintura.

Periodicidade das lavagens

Não há desculpas! O investimento que fazes para comprar um carro não deve ser apenas feito na altura em que o compras. Tens também de também investir tempo a cuidar dele e a fazer lavagens semanais, pelo menos. 

Não te podes esquecer que a poeira, a resina e outros tipos de sujidades necessitam de ser retirados do veículo, para que não comecem a criar manchas ou riscos, por exemplo.

Ao que deves estar atento durante as lavagens?

A lavagem de um automóvel deve ser sempre feita à sombra e isto não é apenas uma dica para que quem está a lavar tenha mais conforto, enquanto o faz. Na realidade, é importante lavar o carro à sombra, porque os raios solares fazem com que alguns produtos que são utilizados na lavagem possam ter algum tipo de reação com a pintura, criando manchas que podem desvalorizar o teu veículo.

É também importante ter em consideração que a lavagem deve ser feita sempre de cima para baixo, de forma a evitar que qualquer tipo de resíduo que venha do chão ou do alcatrão das estradas tenha contacto com as outras partes da carroçaria. Outro pormenor importante é que, quando fizeres a lavagem em casa, o capot do carro pode ser aberto, para que, assim, possas fazer uma secagem completa ao teu automóvel.

Cuidados pós-lavagem

Depois da lavagem, deves secar o teu carro para evitares criar alguma mancha e deves também aplicar cera pelo menos uma vez por mês para conseguires conservar a pintura. 

Para além disso, quando fores estacioná-lo, dá preferência a locais cobertos e evita estacionar por baixo de árvores. Desta forma, conseguirás evitar que o teu automóvel fique sujeito aos resíduos que caem das árvores e que os raios solares toquem na sua superfície de forma irregular e pouco uniforme, criando também manchas, que prejudicam a aparência da carroçaria.

Queres dar ao teu carro uma proteção extra?

A cada seis ou doze meses, deves investir também em serviços de proteção extra para a carroçaria do teu carro, como por exemplo, dares-lhe um polimento ou um espelhamento. Este tipo de trabalho faz com que a proteção contra a corrosão da superfície seja maior, eliminando também riscos e outras descontinuidades.

A carroçaria de um carro é o seu cartão de visita. Se ela estiver perfeita, o veículo, por muitos anos que tenha, irá sempre parecer novo. Nunca te esqueças que, na altura de comprar um carro, a sua beleza é um fator muito importante e, por isso, é importante ter a certeza que o estado da carroçaria do teu carro está nas melhores condições possíveis. 
categorias relacionadas
sobre o autor
Miguel Arranhado
Consultor de Marketing Digital

Já fui chamado por muitos nomes. “Editor”, “Chato”, “Chefinho”, ou (o meu preferido) “Mini-Chefe”. Sou amante das...

ver perfil
45
Publicações
Dicas relacionadas