Miguel Arranhado15 Nov 2019

cerâmica

Pisos de cerâmica um guia completo de como escolher o piso perfeito

Dicas sobre pisos de cerâmica


O piso de cerâmica ou piso frio <link-sub-cat-pavimentos-e-revestimentos>, como também é conhecido, é uma opção muito utilizada em diferentes projetos. Contudo, existem muitas variedades e modelos deste tipo de piso. Para além disso, existem também muitas informações que necessitas saber antes de escolheres um piso de cerâmica e fazeres a escolha certa de revestimento.

Diferença entre Cerâmica e Porcelanato 


Apesar de ambos serem considerados pisos frios, são opções diferentes e, por isso, convém perceberes o que distingue ambos, para evitar confusões:   

  • Cerâmica: a técnica usada na fabricação de pisos de cerâmica consiste numa mistura de argila e outras matérias inorgânicas. O processo é menos complexo que a fabricação de porcelanato e o resultado são peças com menor uniformidade, mas com uma ampla gama de texturas e estilos. 
  • Porcelanato: o processo de fabricação do porcelanato é um pouco mais complexo que o do piso de cerâmica. Para produzir este tipo de piso, é feita uma mistura de porcelana e outros minerais, fabricando peças mais uniformes, que podem ter brilho ou não. Esta técnica permite criar um piso mais resistente e menos poroso e, portanto, de maior durabilidade.   

Regra geral, a maior diferença entre cerâmica e porcelanato está no seu processo de fabricação. Mesmo sendo o porcelanato bastante resistente, isso não significa que a resistência da cerâmica seja baixa, uma vez que também tem alta durabilidade.   

Dicas para escolheres pisos de cerâmica 


Evita peças muito grandes: as peças muito grandes podem ser um problema no momento da sua colocação, principalmente se escolheres um piso muito grande para uma área pequena. Devido à sua grande dimensão, os pisos de cerâmica podem ser mal aproveitados ao serem aplicados em ambientes pequenos, uma vez que irão necessitar de muitos recortes. O que resulta num grande desperdício de peças e num custo muito maior. Caso queiras usar um piso de cerâmica, usa os modelos maiores apenas para habitações grandes. 

Cuidado com pisos escorregadios: antes da compra, o acabamento e textura do piso também devem ser analisados, tendo em conta as opiniões de todos os moradores da casa e áreas em que serão instalados. No caso de casas com idosos ou animais de estimação, é melhor não escolheres opções mais lisas, porque podem ser a causa de muitos acidentes, ao serem muito escorregadios. Estes modelos também não devem ser utilizados em áreas externas e ambientes mais húmidos, como casas de banho. 

Quantidade: para além de comprares a quantidade de revestimento que necessitas, é importante teres um pouco de quantidade extra de cerâmica, para possíveis futuras necessidade de reparação, como questões hidráulicas e pisos trincados. Para reserva, compra de 10% a 15% a mais do que necessitas mesmo.   

Vantagens e Desvantagens 


Vantagens 

Temperatura do piso: o piso frio, como o próprio nome indica, tem a vantagem de ter uma temperatura fria e é um grande aliado se morares numa região quente, uma vez que ajuda a manter o ambiente mais fresquinho. 

Facilidade de limpeza e manutenção: o piso de cerâmica é um dos modelos mais simples de limpar. Basta um pano húmido para remover as poeiras e sujidades do piso, deixando bem limpo. Por ter esta vantagem de ser possível lavá-lo com água, torna-se ideal para áreas externas, casas de banho e cozinhas. 

Durabilidade: se optares por um piso de cerâmica, é possível encontrares opções muito resistentes e duráveis. Para além da sua boa qualidade, tem ainda outra vantagem face ao piso de madeira, por causa da sua resistência e da não proliferação de fungos e bactérias. 

Perfeito para quem sofre de alergias: para uma casa que tenha adultos e/ou crianças que sofrem de alergias, o piso de cerâmica é a melhor opção. Este tipo de piso não acumula poeiras e não está sujeito à proliferação de fungos. O que, para quem sofre de alergias, é a melhor opção de piso. 

Variedade: como o piso é fabricado industrialmente, existe uma grande variedade de cores e texturas a compor as várias gamas de pisos de cerâmica. Esta variedade é uma vantagem, já que permite encontrar vários modelos diferentes entre si e que fiquem em harmonia com o estilo de cada divisão da casa. 

Preço: o preço varia bastante, mas há opções muito baratas e com uma excelente relação custo-benefício. Algo que torna este tipo de piso numa escolha perfeita para o orçamento de qualquer pessoa.       

Desvantagens 

Isolamento térmico: apesar de ser um piso vantajoso em regiões quentes, a verdade é que o piso de cerâmica é desvantajoso caso mores numa região fria, já que torna o ambiente ainda mais frio. Paralelamente, também pode não ser uma vantagem para o revestimento de quartos, uma vez que não cria a sensação de aconchego que estas áreas necessitam. 

Escorregadio: o acabamento deste tipo de piso pode ser uma grande desvantagem e ser a causa para graves acidentes em casa. Tem cuidado na escolha de pisos de cerâmica que fazes e evita modelos muito lisos. 

Desgaste: o piso de cerâmica pode sofrer algum desgaste com o passar dos anos e isso é um ponto negativo. Para o evitares, o ideal é teres em consideração o PEI do piso e procurares por opções com elevada resistência.

Modelos e Tipos de Cerâmica


Imitando madeira

O piso que imita madeira é um acabamento que, para além de ser mais barato, tem muitas vantagens face à madeira, como a não proliferação de fungos e bactérias ou o facto de poder ser molhado, tendo a possibilidade de ser usado em áreas externas.

Para a sala

Neste tipo de ambiente, o piso de cerâmica pode ser branco, preto, com uma textura a imitar a madeira ou o cimento queimado e até ser mais liso. Para criar uma maior sensação de aconchego, coloca um tapete, que deixa o espaço mais aconchegante e sem retirar o charme do piso escolhido.

Para a cozinha 

A escolha do piso para cozinha deve ser bem feita, já que aqui o piso deve ser de limpeza fácil, com a possibilidade de ser molhado e não pode ser escorregadio. O piso de cerâmica cumpre com todos estes requisitos.

Este tipo de piso tem ainda uma vasta variedade de cores, o que permite encontrar a opção perfeita para cada decoração. Pode-se ir do clássico piso branco até a uma composição quadriculada em xadrez.

Para a casa de banho  

Na casa de banho, os pisos de cerâmica são a melhor opção, pois podem ser molhados e, não optando por um piso, mas, sim, por um com acabamentos menos uniformes, também não é escorregadio

Concluindo, há cada vez mais tipos de pavimentos de cerâmica, com diferentes efeitos e preços. Aposta nas principais tendências e garante o efeito visual que sempre sonhaste para a tua casa, contudo, dá sempre prioridade ao conforto e à durabilidade dos materiais. Certifica-te que fazes a escolha certa. 
categorias relacionadas
sobre o autor
Miguel Arranhado
Consultor de Marketing Digital

Já fui chamado por muitos nomes. “Editor”, “Chato”, “Chefinho”, ou (o meu preferido) “Mini-Chefe”. Sou amante das...

ver perfil
45
Publicações
Dicas relacionadas