Miguel Arranhado15 Nov 2019

decoração de interiores

Como escolher louças sanitárias

7 Dicas essenciais para escolher louças sanitárias


A decoração para casas de banho é um desafio para qualquer um, independentemente de se estar a construir uma do zero ou, simplesmente, a fazer uma mudança de visual da mesma. Isto, porque esta área tem de unir a funcionalidade à ergonomia e à estética, normalmente, num espaço reduzido. Portanto, as louças sanitárias ganham bastante importância na hora das decisões, uma vez que são elas as responsáveis por criar estes atributos na tua casa de banho.

Atualmente, existem diversas opções de louças sanitárias à venda. Por um lado, isto é bom, pois permite-te ter muitas possibilidades de decoração. Por outro, pode deixar-te bastante confuso e inseguro sobre a melhor opção a escolher. Afinal de contas, ninguém quer correr o risco de escolher os produtos errados e ter de conviver, diariamente, com uma casa de banho pouco funcional e mal decorada.

Para te ajudar na tarefa de fazeres a melhor opção para ti, deixamos-te aqui algumas dicas essenciais para poderes fazer a escolha das louças sanitárias perfeitas para a tua casa. Boa leitura!

1 — Verifica as instalações hidráulicas


Antes de começares a pesquisar pelas melhores louças sanitárias, tens de verificar o estado das instalações hidráulicas da tua casa. 

Para isso, para além de avaliares os tubos de ligação, as mangueiras e o sifão, precisas também de medir os espaços para os móveis que vais ter na casa de banho. Estas precauções ajudam-te a não correres o risco de comprares peças que não sejam compatíveis com as instalações que tens em casa.

2 — Respeita a ergonomia do ambiente


Conforto e ergonomia são dois conceitos indispensáveis numa decoração. Para que a circulação na casa de banho não fique comprometida, o ideal é teres um espaço de, no mínimo, 30 cm entre o lavatório e as restantes coisas, como a sanita, o bidé e um possível armário das toalhas.

3 — Mantém uma coerência visual


Como a casa de banho é uma zona da casa com uma área bastante reduzida, as louças sanitárias são as responsáveis por ditar o tom da decoração. O ideal é que a sanita e o lavatório combinem, de forma a que exista uma harmonizar no espaço todo. 

Produtos com um design clean, por exemplo, criam um estilo mais leve, enquanto que peças mais escuras proporcionam um ambiente mais moderno. 

Outro ponto a ter em consideração é o de dar preferência a marcas que já sejam uma referência no mercado. Desta forma, tens a garantia de que estás a comprar produtos de qualidade.

4 — Prefere uma sanita com autoclismo acoplado


Não é apenas uma questão de estética, mas a sanita com autoclismo acoplada é o modelo mais ecologicamente eficiente que existe no mercado. 

Para teres uma ideia, em média, a descarga do autoclismo representa 30% do consumo de água de uma residência. Nos modelos mais tradicionais, uma descarga libera, em média, 14 litros de água, enquanto que, nos autoclismos acoplados, são apenas usados 3 ou 6 litros.

Para além de estares a ajudar o meio ambiente com um consumo consciente, optar por uma sanita com autoclismo acoplado é também uma forma de economizares na conta da água. Isto, porque este modelo é cerca de 60% mais económico do que o mais tradicional e a instalação é mais fácil.

5 — Escolhe o modelo de lavatório ideal


Existem quatro modelos de lavatórios para casa de banho:

  • Lavatórios de embutir – é a escolha mais comum e são colocados dentro da bancada, necessitando de uma instalação mais complexa;
  • Lavatórios de sobrepor – também são colocados dento da bancada, mas ficam com as suas dobras ligeiramente fora do móvel. A instalação este tipo de lavatório deve ser feita por um profissional e a altura deve ser ajustada para evitar que a água respingue para o chão;
  • Lavatórios de semi-encaixe – este modelo é fixado de forma a que uma parte do lavatório fique sobre a bancada e outra parte fique suspensa;
  • Lavatórios de apoio – a opção mais moderna e elegante. São colocados sobre a bancada e a instalação é bastante simples e pode ser feita sem a ajuda de um profissional.

A altura total recomendada para o lavatório da casa de banho deve ficar entre os 85 cm e os 93 cm

6 — Combina a cor das louças sanitárias


As sanitas e os lavatórios em branco são as opções mais clássicas. Uma casa de banho com louças claras transmite a sensação de um ambiente mais calmo e higiénico, uma vez que o branco é muito associado à limpeza. 

No entanto, louças sanitárias pretas estão cada vez mais na moda e estão a tornar-se cada vez mais comuns na decoração da casa de banho. Esta cor permite criar um ambiente mais moderno e sofisticado.

Se optares por louças pretas, é importante que elas não tornem a decoração muito pesada. Uma boa ideia seria optares por paredes claras, que iriam criar um contraste com a sanita e o lavatório de cores mais escuras. 

Tons amadeirados também combinam muito bem com as louças sanitárias pretas.

7 – Harmonia


É importante frisar que as os lavatórios e as sanitas não precisam ser da mesma linha, mas o seu conjunto deve formar uma composição harmoniosa. Para tal, também é preciso estar atento às cores. 

Grande parte das pessoas prefere o branco, o bege e o cinza. Contudo, as marcas também têm apostado bastante no preto. Para além destas cores, acabamentos especiais, como o grafite, têm vindo, cada vez mais, a serem utilizados nas casas de banho. É preciso ressalvar que, em termos de orçamento, um lavatório preto pode custar até 15% mais do que outra de uma cor neutra. Ainda existe a possibilidade de ousar. 

Podes misturar louça branca e preta, desde que tudo fique dentro da proposta de cores do conjunto. O que não se deve fazer é, por exemplo, usar duas peças com tonalidades diferentes de branco, por exemplo.

8 – Manutenção


Outra questão com que te deves preocupar é relacionada com a limpeza e a manutenção das louças da casa de banho. 

A limpeza e manutenção em modelos em esmalte são fáceis de fazer, uma vez que a sujidade não fica colada, o que simplifica o trabalho, que pode ser feito com um pano ou uma esponja macios, detergentes e desinfetantes. 

Tem é cuidado, porque não deves usar produtos de limpeza abrasivos, como ácidos e palha de aço, uma vez que podem danificar as louças. 

Agora que já sabes mais sobre louças sanitárias, podes começar a procurar o modelo que mais se adapta à tua casa de banho
Categorias Relacionadas
sobre o autor
Miguel Arranhado
Consultor de Marketing Digital

Já fui chamado por muitos nomes. “Editor”, “Chato”, “Chefinho”, ou (o meu preferido) “Mini-Chefe”. Sou amante das...

ver perfil
45
Publicações
Dicas relacionadas