Miguel Arranhado15 Nov 2019

candeeiros

As tendências de Iluminação que deves seguir

Tendências de iluminação mais atuais para dar ambiente aos espaços.


A iluminação é um pormenor importante do design de qualquer espaço. Podes mudar o ambiente de um lugar recorrendo apenas à forma como colocas a iluminação e o tipo de acessórios que usas. O design de iluminação também muda de ambiente para ambiente. O que funciona na sala de estar não funcionará necessariamente na cozinha ou no quarto. A iluminação deve refletir as sensações e as funções de cada espaço. 

As peças de iluminação continuam a evoluir. As marcas têm apostado em opções de iluminação e de lâmpadas cada vez mais avançadas para podermos usar em casa. Os gostos e as preferências também mudam com os tempos. Por isso é que temos iluminação vintage, Art Déco, moderna e assim por diante.

O ouro suave é o novo acabamento de sucesso  


Ultimamente tem havido um aumento na popularidade das cores suaves. As pessoas voltaram a apaixonar-se por cores como cinza e bege. O ouro suave fica muito bem dentro deste espectro de cores suaves que favorecem decorações mais contemporâneas. 

Esta tonalidade tem um acabamento fosco suave, trazendo consigo o calor e a suavidade do dourado. Isto permite misturá-lo com quase qualquer tipo de decoração, do urbano moderno ao estilo mais campestre.

Como usar: iluminações em ouro suave têm uma variedade de estilos e designs. Usa as peças de iluminação dourado suave para atrair a atenção para cantos ou áreas específicas da tua sala de estar. Uma boa ideia é usares aros em dourado fosco para iluminarem e criarem um ponto de interesse no espaço.

Estilo industrial está a voltar, mas mais refinado


Se reparares na iluminação industrial moderna, existem algumas diferenças face ao que é tradicionalmente conhecido como estilo industrial. Ao contrário do estilo de armazém muito associado ao design industrial, é possível encontrar tons mais ricos e variados e linhas mais alternativas. 

Se pretendes dar um toque de modernidade à tua casa, não hesites em usar uma iluminação mais industrial. 

Como usar: usa a iluminação industrial para dares um toque único numa área. É um tipo de iluminação muito popular para lugares como uma área de trabalho na cozinha ou em acima da mesa de jantar. Não tenhas medo do estilo industrial e, com a sua aparência atualizada, encaixa-se perfeitamente em qualquer decoração atual.

Lâmpadas vintage estilo Edison


Lâmpadas vintage estilo Edison seguem a tendência de iluminação retro. A forma arredondada do cone torna estas lâmpadas especialmente aconchegantes e perfeitas para zonas como a sala de estar e a cozinha. Melhor só juntando uma peça de iluminação retro a uma lâmpada LED em estilo Edison.

Como usar: As lâmpadas vintage estilo Edison adicionam um pouco mais de calor e beleza suave aos elementos industriais de uma decoração. Para um melhor efeito, compra um sistema de luzes em vez de optares por lâmpadas individuais. Por exemplo, um lustre com várias lâmpadas estilo Edison em acima da mesa de jantar cria um ambiente mágico.

Menos desordem com linhas mais clean


Quer seja com um sofá moderno, numa cozinha moderna ou com uma iluminação moderna, a ornamentação excessiva está a cair em desuso. Hoje em dia as pessoas preferem linhas de iluminação mais simples e mais clean, que se encaixam perfeitamente no estilo de design moderno. 

A tendência mais minimalista está a tornar-se ainda mais popular e, por isso, todos os objetos de iluminação, como os candeeiros, estão a concentrar-se em desenhos geométricos simples, cores suaves e neutras e um destaque maior à forma em vez de uma estética extravagante.

Como usar: Iluminação moderna e clean funciona em qualquer espaço, seja na sala, na cozinha ou no quarto, porque cria um ambiente simples, mas arrojado. Cria um ambiente, um canto ou um destaque, sem encheres o espaço com outras peças que roubem a atenção.

LED estão a ficar mais baratos


Sabias que as tradicionais lâmpadas incandescentes são muito dispendiosas? Isto acontece, porque grande parte da energia é desperdiçada ao transformar-se em calor. 

É por isso que cada vez mais pessoas estão a mudar para a iluminação LED, poupando com isso energia e dinheiro, já que estas lâmpadas são mais eficientes e duram muito mais do que as lâmpadas incandescentes. Outra vantagem da iluminação LED é a variedade de estilos disponíveis. Podes escolher lâmpadas LED de várias cores, vários tipos de brilho e várias formas, tornando-se numa excelente opção, quando precisas de criar um design único para uma habitação.

Atualmente, a principal desvantagem da iluminação LED é o seu custo. É verdade que ao longo do tempo permitem poupar algum dinheiro, mas o custo inicial de aquisição é bastante elevado em comparação com outros tipos de lâmpadas. 

Maior é melhor 


Para certas áreas da casa, as peças maiores são o caminho a seguir. O objetivo é criar um fator “WOW” e atrair a atenção dos visitantes imediatamente. Mais do que darem luz, estes candeeiros funcionam acima de tudo como peças de design. Candeeiros com pendentes grandes podem ser colocado por cima da ilha da cozinha ou da mesa de jantar e no hall de entrada.

Como usar: usar peças grandes requer muito cuidado. Para conseguires alcançar o resultado pretendido, a peça de iluminação numa área central onde possas criar o maior impacto. Podes equilibrar o design, com candeeiros mais pequenos espalhados pelo espaço.

Segue o teu estilo


Não te sintas pressionado para escolheres um estilo. O melhor design de iluminação é aquele que tu vais adorar e que irá funcionar melhor na tua casa. As tendências são acima de tudo para te dar ideias para o que podes fazer com a iluminação na tua casa. 
Categorias Relacionadas
sobre o autor
Miguel Arranhado
Consultor de Marketing Digital

Já fui chamado por muitos nomes. “Editor”, “Chato”, “Chefinho”, ou (o meu preferido) “Mini-Chefe”. Sou amante das...

ver perfil
45
Publicações
Dicas relacionadas