Miguel Arranhado16 Nov 2019

hospitais veterinários

Onde encontrar Veterinários baratos

Descobre 3 opções de veterinários low cost a que podes recorrer.


Sensação de bem-estar, uma melhor pressão arterial e redução dos níveis de colesterol são alguns dos benefícios para a saúde que ter um animal de estimação tem. No entanto, ter este companheiro de vida também traz consigo algumas despesas e, algumas delas, são bastante inesperadas. 

Para que estes momentos não custem tanto à tua carteira, existem vários centros e associações que têm serviços de veterinário low cost.

Veterinário low cost: 3 boas opções a ter em conta


Quem tem um animal de estimação ama-os como se fossem parte da sua família e vê neles companheiros para a vida toda. Por essa razão, fazem visitas regulares ao veterinário, por saberem que é uma parte essencial dos cuidados que devem ter. É neste momento que podem surgir as primeiras preocupações, como, por exemplo, o custo que é possível atingir ao se ter um animal de estimação. É um tema sensível, principalmente, quando estamos perante uma urgência médica.

Hoje em dia, já existe uma ampla oferta de locais com preços bastante acessíveis, que vão desde lojas de animais ao veterinário low cost. É neste último ponto que é possível fazer uma boa poupança na fatura final e procurar por hospitais ou clínicas veterinárias associadas a faculdades de medicina veterinária.

Contudo, não penses que, por terem preços mais baixos, a qualidade do atendimento e a abrangência do serviço é inferior nestas organizações e instituições, porque não podias estar mais enganado.

Hospital Solidário Veterinário


A SOS Animal – Portugal é uma organização não governamental de proteção animal e ambiental que conta com voluntários e apoiantes em todo o país, sendo a sua sede em Lisboa. Tem como principal missão a proteção e defesa de todos os animais e do seu habitat. Desta forma, pretende criar uma sociedade onde nenhum animal se encontre em situação de risco ou abuso.

Para cumprir a missão a que se propôs, surgiu a necessidade de criar o Hospital Veterinário Solidário SOS Animal. Este hospital é único em Portugal e pretende, assim, assegurar o bem-estar de animais abandonados ou que vivam numa família com dificuldades económicas.

Porém, antes de entrares em contacto com o Hospital Veterinário Solidário, tem em atenção que a SOS Animal – Portugal é uma organização sem fins lucrativos, sendo que só consegue assegurar o seu trabalho através de quotas e de donativos.

Por essa razão, este pode ser considerado um serviço de veterinário low cost, uma vez que os serviços clínicos (consultas e tratamentos) são disponibilizados a preços de tabela e este valor é depois usado para financiar situações de natureza social.

Low Cost Veterinários


A Lowcost Veterinários é uma rede de centros veterinários de proximidade. O seu principal foco são os cuidados primários de saúde profilática e terapêutica, fazendo articulação com outros hospitais veterinários para situações de maior gravidade ou a necessidade de recorrer a algum equipamento mais complexo.

Esta rede de centros é composta por unidades próprias e por unidades em regime de franchising. O que permite a abertura de unidades tanto por médicos veterinários como por outros empreendedores que pretendam investir nesta área de negócio.

A aposta em veterinários com experiência e os estudos elevados, como mestrados e doutoramentos, permite que seja sempre feito o melhor pelo animal, ao ser aplicado todo o conhecimento do profissional na saúde e segurança do animal. Este é um foco que nunca se perde: a saúde e o bem-estar do animal de estimação estão sempre em primeiro lugar.

As parcerias com hospitais veterinários de proximidade possibilitam o acesso aos melhores equipamentos possíveis, existindo de momento 9 unidades em todo o país. Desta forma, é possível reduzir o custo de investimento e aplicar todo o conhecimento dos profissionais na realização de serviços de elevada qualidade, mas com valores de veterinário low cost.

Hospital Veterinário da Universidade do Porto


Reconhecido pela Direção Geral de Veterinária em 2015, o UPVET distingue-se ao proporcionar aos seus estudantes uma componente prática da sua formação do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária (MIMV), com os seguintes princípios: 

  • A prestação de serviços clínicos veterinários à população; 
  • Apoio aos médicos veterinários privados; 
  • Investigação de melhores métodos de diagnóstico;
  • Tratamento das doenças de animais de companhia.

Tem em mente que os estudantes, por estarem ainda em fase de aprendizagem, estão impedidos de dar informação técnica aos proprietários dos animais, assim como de administrar qualquer medicamento sem a autorização do médico veterinário que acompanha cada caso.

Desta forma, toda a responsabilidade dos tratamentos são inteiramente dos clínicos e da Direção Clínica do UPVET, que são portadores da carteira profissional emitida pela Ordem dos Médicos Veterinários de Portugal.

Outras boas opções de Veterinário low cost


Estes hospitais também têm preços mais baixos em comparação com os praticados nas clínicas privadas para animais:

  • Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD);
  • Hospital Escolar da Universidade Técnica de Lisboa.

Se quiseres poupar nos serviços de veterinário, também é boa ideia tornares-te sócio de uma associação de ajuda animal, porque elas podem ajudar-te a encontrar cuidados veterinários low cost. Normalmente, estas associações têm protocolos com clínicas veterinárias, que irão permitir-te teres acesso a cuidados veterinários a preços mais baixos.

Para além disso, ao tornares-te sócios, não só estarás a ajudar o teu animal de estimação, como também estarás a ajudar outros animais que ainda não têm dono. Experimenta entrar em contacto com algumas associações, como, por exemplo, a União Zoófila e a Associação Midas. 
categorias relacionadas
sobre o autor
Miguel Arranhado
Consultor de Marketing Digital

Já fui chamado por muitos nomes. “Editor”, “Chato”, “Chefinho”, ou (o meu preferido) “Mini-Chefe”. Sou amante das...

ver perfil
45
Publicações
Dicas relacionadas