Miguel Arranhado16 Nov 2019

acessórios para animais

Escolha a melhor cama para o seu cão

Andas à procura de camas para cães?


Se tens um cãozinho de estimação, deves saber bem como é importante que o teu pet tenha uma cama de qualidade <link-sub-cat-camas-e-casotas> para poder descansar e aquecer-se no inverno. A boa notícia é que existem diversos tipos de caminhas para cães, feitas nos mais variados formatos, tamanhos e materiais. O problema é que, para escolheres o modelo certo para o teu amiguinho de quatro patas, precisas de ter em consideração diversos fatores. 

Se queres garantir o máximo de conforto para o teu pet, escolher com cuidado a sua caminha é um bom começo. E nós estamos aqui para ajudar-te nesta tarefa. Neste guia, vais encontrar informações sobre os tipos de camas que existem, quais características a que deves estar atento e também quais as funcionalidades que te irão ajudar a manter a cama sempre limpinha.

Faz a tua escolha pelo Tipo de Cama


Os tipos mais comuns de caminhas para cães <link-sub-acessorios-para-animais> são de almofada, com laterais altas, cabana, divã ou box. A escolha ideal vai depender do tamanho e da idade do teu cão, se vives numa região quente ou fria e do design que mais gostares.

Camas de cão em formato Almofada


As camas no formato de almofada são as mais simples e baratas do mercado. Por serem grandes e por não possuírem bordas altas, estas camas costumam ser boas para cães de diversos tamanhos, especialmente se forem cães de grande porte. Pode ser muito difícil encontrar caminhas com outros formatos e que sejam grandes o suficiente para um Labrador ou um Golden Retriever estarem confortáveis. Para cães com este tipo de porte, as almofadas são as melhores opções.

A outra vantagem desta opção é que a grande maioria das caminhas deste tipo possuem um forro removível e lavável na máquina de lavar. Desta forma, é mais fácil mantê-las limpas.

Camas com laterais altas


As camas com laterais altas são as mais comuns que irás encontrar à venda e são excelentes para cães de pequeno e médio porte. Até existem alguns modelos que conseguem se adaptar a cães grandes, mas seria muito problemático para um cão de grande porte conseguir relaxar e esticar as pernas sem se atrapalhar com as laterais. Por isso, se o teu cão for grande, é preferível evitar este tipo de caminha.

Para os cães de médio e pequeno porte este modelo permite que se sintam em segurança e mais quentes ao se aproximarem das bordas. Para além disso, alguns cães gostam de esconder o focinho nas laterais para evitar a luz direta e, quando estão mais relaxados, as bordas servem também de apoio para a sua cabeça. Não é à toa que este modelo tem tanto sucesso.

Camas em formato de cabana


As camas em formato de cabana são ideais para o caso de morares numa região com invernos rigorosos. Por terem o formato que lhes dá nome, o calor gerado fica na parte de dentro da cama e é, por isso, que deves evitar usá-la com o teu pet em dias quentes. 

Dificilmente, irás encontrar modelos muito grandes deste tipo de cama. Por essa razão, regra geral, são mais recomendadas para cães pequenos. Estas camas são feitas de tecido, mas, em muitos casos, não podem ser lavadas, apesar de existirem alguns modelos que permitem retirar a capa para lavar ou trocar a almofada da parte de dentro, o que já é uma vantagem. 

Camas em formato divã ou box


As camas em formato divã ou box são mais difíceis de encontrar e normalmente o seu colchão é um pouco mais alto. São camas bastante modernas e que podem ser mais fáceis de incorporar na decoração da tua casa.

A principal desvantagem destes modelos é que, por serem um pouco altos, os cães muito pequenos podem ter muita dificuldade em subir para a caminha. Paralelamente, cães mais idosos podem acabar por ter problemas nas suas articulações e nos seus ossos, por causa do esforço que necessitam fazer para subir e descer da caminha. Assim sendo, antes de optares por uma cama deste tipo, consulta primeiro o teu veterinário.

Seja qual for a cama que escolheres, uma coisa é certa: é muito importante cuidar da higiene da cama do seu cãozinho. Como os cães têm uma temperatura corporal elevada, a cama pode transformar-se no habitat perfeito para a proliferação de pulgas, carraças e outras bactérias. Para evitar este tipo de problemas, verifica se a cama é lavável, antes de a comprares. 

Alguns modelos permitem ser lavados na sua totalidade, mas, na grande maioria, apenas o forro é que é lavável. Existem, no entanto, ainda muitas caminhas à venda que não podem ser lavadas na máquina. 

Quando fores lavar a cama do teu patudo, não te esqueças que os cães mais sensíveis podem não gostar de cheiros fortes e ter alguma reação alérgica a produtos como sabão, amaciador ou outros produtos de limpeza. Sempre que possível, opta por produtos Ph neutros e um aroma suave.

Por fim, no momento de ires escolher uma cama para o teu amigo de quatro patas, não te esqueças de considerar também a sua idade e os seus hábitos. É muito comum os cães mais velhos passarem mais tempo deitados e, por essa razão, é necessário que a cama permita distribuir bem o peso do corpo do animal. Prefere sempre modelos grandes em que ele caiba completamente em cima da caminha, mesmo quando está todo esticado.

Depois da leitura deste artigo, já estás mais preparado para comprar a caminha ideal para o teu ão, não é verdade? Lembra-te sempre de considerar o tamanho e a idade do teu patudo antes de decidires, sim? 
categorias relacionadas
sobre o autor
Miguel Arranhado
Consultor de Marketing Digital

Já fui chamado por muitos nomes. “Editor”, “Chato”, “Chefinho”, ou (o meu preferido) “Mini-Chefe”. Sou amante das...

ver perfil
45
Publicações
Dicas relacionadas