Miguel Arranhado16 Nov 2019

karaté

Porquê praticar Karaté

Praticar uma atividade física ideal para o nosso bem-estar


Quem pratica Karaté só tem a ganhar com isso. A filosofia desta arte marcial é pretende o desenvolvimento pessoal e cultiva nos seus praticantes o objetivo de ter uma vida saudável. Não se trata de violência, mas, sim, da procura de equilíbrio. O melhor de tudo é que o Karaté é recomendado para todas as pessoas, sejam elas adultos ou crianças, homens ou mulheres. Fica a conhecer alguns dos benefícios do Karaté.

É um exercício que trabalha todo o corpo, ajuda na perda de peso e aumenta a resistência


O Karaté é uma atividade aeróbica, que exige movimento de todo o corpo, da cabeça aos dedos dos pés. Quem procura cuidar da sua forma física encontra neste arte marcial uma excelente opção. Nas aulas, irás treinar e fortalecer os membros superiores e os membros inferiores do teu corpo, ganhando definição muscular e melhorando na tua condição física.

Desenvolve a capacidade cardiovascular e a respiração


O coração é um músculo e, como tal, precisa de ser exercitado para conseguir funcionar em pleno e sem problemas. A prática do Karaté consegue garantir isto, uma vez que proporciona o bombeamento eficiente do sangue e o transporte de oxigénio para todo o corpo. 

Também permite o desenvolvimento da parte respiratória, já que este é um ponto muito importante do treino de Karaté. Aliás, existem muitos exercícios que se concentram apenas em alcançar uma respiração correta. 

Tudo isto ajuda a quem praticar Karaté a ter mais energia e disposição, porque o organismo irá funcionar melhor.

Aumenta a coordenação motora e os reflexos


Quem pratica de forma constante Karaté tem como objetivo executar os movimentos de forma eficiente e precisa. Com cada treino, um praticante vai melhorando a sua coordenação, ao ponto de conseguir fazê-lo até com os olhos fechados. 

Para além disso, existem também os treinos com os colegas, que irão permitir melhorar os reflexos e a aplicação adequada do que foi apreendido.

Melhora a concentração


O Karaté trabalha muito mais do que o movimento, também se foca na observação e no raciocínio. É preciso estar atento aos detalhes durante os treinos, como as orientações, os exemplos dos instrutores e a própria execução das técnicas e das bases. Também é preciso capacidade de refletir e de interpretar o que está a ser ensinado. Por estas razões todas, o Karaté é um exercício de foco e concentração.

Ajuda a corrigir a postura


Uma componente muito importante dos treinos de Karaté é o conseguirmos movimentar-nos de forma correta, com a postura firme e reta, sem ficar cabisbaixo, curvado ou a executar as técnicas de sem coordenação. Com o tempo e com os treinos, é possível vermos uma melhoria na comportamento corporal do aluno.

Ajuda a melhorar a autoestima e o controlo emocional


No início de todos os treinos, é feita uma meditação para preparar o que será praticado, deixando do lado de fora todas as questões que não sejam importantes para o treino. Ao fazê-lo, ajuda a relaxar, a libertar-se dos problemas e a ficar tranquilo. 

Outra vantagem de praticar Karaté é que, à medida que vais treinando, vais aprendendo mais sobre ti mesmo e sobre o teu potencial, consequentemente adotando uma postura mais confiante e assertiva, para ultrapassares as dificuldades dentro e fora dos treinos.

Defesa pessoal


Quando o Karaté foi criado pelos habitantes das ilhas de Okinawa, atualmente parte do Japão, fizeram-no por uma questão de vida ou morte. Como não podiam andar armados, só podiam usar as suas próprias capacidades para sobreviver a ataques de bandidos e soldados. Ao terem chegado até aos dias de hoje, é óbvio que as técnicas desenvolvidas por esta arte marcial foram capazes de alcançar o seu objetivo de preservar a integridade física dos praticantes. Nos dias que correm, as ameaças são outras e, por essa razão, é muito importante saberes-te defender.

Possui uma filosofia rica, com base no respeito e na disciplina


O Karaté não é apenas um desporto. É um caminho para a vida toda, uma busca constante de cada um ser melhor para si mesmo e para a comunidade. Estes valores são ensinados em todos os treinos para que sejam aplicados também fora deles. 

Aprende-se a importância de respeitar os colegas e procurar o exemplo nos mais velhos. A ser pontual e dedicado. A filosofia do Karaté foi buscar os seus fundamentos ao código dos samurais, que tinham valores como justiça, coragem, compaixão, cortesia, sinceridade, honra e lealdade.

Desenvolve habilidades interpessoais e de liderança


Nos treinos de Karaté, acabas por lidar com muitos tipos diferentes de pessoas. À medida que vais ganhado mais experiência, também te vais tornando responsável por ensinar os mais novos. Assim, irás aprender a liderar, a ensinar através do exemplo e a orientar os alunos a alcançarem o seu potencial e a ultrapassarem as suas dificuldades distintas.

Ensina a importância da persistência para alcançar teus objetivos


Não é fácil de aprender Karaté. Dás mais um passo a cada treino e as técnicas só são aprendidas com a repetição. Contudo, a cada evolução e a cada desafio ultrapassado traz consigo o sentimento de satisfação e de querer ir mais além. Praticar Karaté é cultivar o espírito de guerreiro que te irá ajudar a alcançar os objetivos de vida que pretendes. 
Categorias Relacionadas
sobre o autor
Miguel Arranhado
Consultor de Marketing Digital

Já fui chamado por muitos nomes. “Editor”, “Chato”, “Chefinho”, ou (o meu preferido) “Mini-Chefe”. Sou amante das...

ver perfil
45
Publicações
Dicas relacionadas