Miguel Arranhado16 Nov 2019

Roteiro: as melhores galerias de arte em Portugal

Galerias de arte - dos artistas emergentes aos consagrados


Se falarmos com grande parte dos lisboetas ou dos visitantes da cidade, centros de difusão de arte contemporânea como o CCB ou a Gulbenkian já fazem, naturalmente, parte do passeio cultural de muitos deles. No entanto, estes acabam muitas vezes por ficar presos a uma programação cultural feita só de artistas consagrados.

Por outro lado, existem muitas pessoas que podem ter interesse em conhecer outros percursos que englobem a promoção de artistas emergentes em simultâneo com algumas das principais figuras da arte contemporânea das últimas décadas, quer nacional, quer internacional. Esta relação artística só é possível de desenvolver em galerias de arte, que, com a sua evolução, estão a tornar-se cada vez mais em espaços dedicados à mostra artística e não só para a realização de negócios da arte, apesar de este continuar a ser um dos investimentos mais seguros em tempos de crise.

Por essa mesma razão, todas as galerias apresentadas têm, ao longo do ano, uma programação muito dinâmica, em espaços que vão desde antigos apartamentos lisboetas a armazéns transformados ao melhor estilo nova-iorquino, sendo que todas elas merecem uma atenta visita.

Se queres conhecer um pouco mais da cultura em Portugal, que tal visitar algumas das melhores galerias de arte <link-sub-cat-galerias-de-arte> que este belo país europeu tem para oferecer? Temos a certeza de que são umas excelentes opções para se fazer uma visita e dares um mergulho cultural e conhecer o que há de melhor em galerias de arte em Lisboa. Qualquer uma delas é uma boa escolha, por isso, só tu é que podes escolher as melhores para o teu conforto e entretenimento.  

Galeria São Mamede


Esta é uma galeria que se dedica ao Modernismo e também aos Movimentos Contemporâneos de Portugal. Contudo, não é só de artistas lusos vive esta galeria. Artistas estrangeiros importantes também expõem nesta galeria. Exemplo disso, é Cruzeiro Seixas ou Areal, que já tiveram as suas obras aqui expostas.

Lisbon Gallery


Esta galeia de arte encontra-se dentro do Palácio do Príncipe Real. No piso térreo, poderás ver as obras e toda a genialidade criativa de Fernando Brízio, Naoto Fukasawa e outros grandes artistas. Sem qualquer tipo de dúvidas, esta galeria é uma excelente alternativa para poderes visitar o que há de melhor no mundo cultural e artístico em Lisboa.

Galeria Madragoa


Estás interessado em conhecer obras de artistas nacionais e internacionais? A polonesa Joanna Piotrowska e o português Luís Lázaro Matos são apenas dois exemplos dos muitos artistas presentes na Galeria Madragoa. Os fundadores da galeria, o italiano Matteo Consonni e o português Gonçalo Jesus, são os responsáveis pela criação deste espaço e deram os primeiros passos para que ele se tornar-se no fabuloso centro de cultura em Lisboa que é hoje em dia.

Ó Galeria


Se estiveres a fazer uma visita por Lisboa, é obrigatório fazeres uma visita ao Ó Galeria, um espaço onde poderás ver o que há de melhor ao nível da ilustração. De entre os muitos artistas de quem poderás ver os trabalhos, destacamos a obra de Daniel Moreira, um do artista com uma presença constante na galeria. 

Ao entrares nesta galeria, poderás ver que variedade cultural é algo que não falta em Portugal.

Bicho Careto


Se és daquelas pessoas que gosta e muito de artesanato, a galeria de arte Bicho Careto é o espaço ideal para fazeres uma visita. Fica localizado na capital de Portugal, na Rua de São Bento. Aqui irás encontrar belas esculturas, cerâmicas e fotografias, estando tudo relacionado com artesanato. 

Paralelamente, esta galeria é também muito reconhecida por ser um lugar muito bom para aprenderes um pouco mais sobre cultura.

Balcony


Esta galeria tem um objetivo muito bem definido: dar oportunidade a que novos artistas promovam as suas obras e consigam dar um impulso às suas carreiras artísticas. Este nobre projeto tem em Luís Neiva, Paulo Caetano e Pedro Magalhães os responsáveis por manterem vivo um espaço tão importante.

Galeria Fernando Santos


Vir a Portugal e não ir conhecer os movimentos artísticos que alimentam a cidade do Porto. Na Rua Miguel Bombarda, poderás encontrar a bela Galeria Fernando Santos. Neste espaço, poderás descobrir obras de grandes artistas como Santiago Ydáñez e Gerardo Burmester. 

Galeria Pedro Oliveira


Pedro Oliveira escolhe artistas consagrados para exporem na sua galeira, mas não se limita aos principais nomes do mundo artístico. Também dá oportunidade aos artistas que estão a começar a sua carreira. 

Esta galeria está localizada num local privilegiado da cidade do Porto, na Calçada de Monchique.

Galeria Presença


Esta é outra galeria que tem como objetivo dar oportunidade a novos artistas e também aos mais consagrados. É por isso que a Galeria Presença é uma das mais reconhecidas e famosas galerias da cidade. 

Espaço Mira


Uma galeria de arte que se preocupa, acima de tudo, em dar oportunidades aos artistas portugueses que não tem projeção no mercado artístico. Se o que mais gostas é de conhecer novos artistas, o Espaço Mira é o local ideal para conseguires ter contacto com este lado do mundo artístico. 
categorias relacionadas
sobre o autor
Miguel Arranhado
Consultor de Marketing Digital

Já fui chamado por muitos nomes. “Editor”, “Chato”, “Chefinho”, ou (o meu preferido) “Mini-Chefe”. Sou amante das...

ver perfil
45
Publicações
Dicas relacionadas