Miguel Arranhado16 Nov 2019

casamentos

Dicas para organizar o casamento perfeito

Planeamento de um casamento perfeito


Vocês estavam juntos há alguns anos, sonhavam já com o momento em que iam dividir o mesmo teto e juntar as escovas de dentes. Até que o dia com que tanto sonharam chegou: recebeste ou fizeste o pedido de casamento

Depois do tão esperado sim, começam a surgir várias questões: como organizar um casamentos? Será que vou ter dinheiro para fazer uma festa? Será que vai sair tudo da forma que sonhei? Será que vou dar conta de tudo? Tendo conhecimento destas questões, preparámos um conjunto de dicas para saberem por onde começar a organizar o vosso casamento.

Organizar um casamento não é uma tarefa fácil. Precisas de pensar em muitas coisas e a mais importante de todas é o orçamento. Vamos começar por nos focar nesta preocupação e falar de outras questões também.

Decide se queres mesmo uma festa de casamento


Tenha uma conversa honesta com o seu amor. Pergunte-lhe se uma festa de casamento é realmente um sonho. Se organizar um casamento for o seu sonho, dê uma resposta bastante clara. É importante deixar tudo o mais transparente possível, porque planear uma festa é algo que envolve muita dedicação e dinheiro. 

Cheguem a um acordo de como será a festa e qual o teto máximo do orçamento. Este é o primeiro passo para não começarem tudo no meio de uma grande confusão.

Escolhe uma data para a cerimónia de casamento


A escolha da data é o primeiro passo que tens de dar depois de decidires que vais fazer uma festa, uma vez que os preços podem variar muito consoante o mês escolhido. 

Se quiseres poupar, escolhe meses como novembro ou fevereiro, que costumam ser menos procurados. Se a data for mais importante do que o dinheiro, prepara-te para teres de negociar por uma vaga em meses mais disputados, como maio, julho e agosto.

Escolhe o estilo e o local do teu casamento


Antes de escolheres o vestido, o buffet e as prendas dos convidados, pensa com o teu amor o que querem fazer para a festa do casamento. É preciso ter um olhar mais abrangente, tendo também em consideração o orçamento disponível. 

O local onde sonham casar é muito concorrido? Que tal é melhor pensar em fazer um casamento mais rústico, por exemplo? Pensar em termos gerais é importante para ter a exata noção do que querem.

Define o orçamento para a festa de casamento que estás a organizar


Agora que já está decidido que vocês irão organizar o casamento, que tipo de casório querem e quando será, é hora de colocar um limite de gastos para a festa. Defina onde você pretende aplicar mais dinheiro, se é no local ou no buffet, por exemplo. Faça uma busca superficial sobre preços para não acabar gastando muito mais ou muito menos do que o normal. Definido o orçamento, tente não adicionar gastos extra.

Organiza o casamento: faz a lista de convidados


A lista de convidados depende de todos os fatores anteriores, mas, principalmente, do orçamento. 

O tamanho que o casamento irá ter afeta diretamente os gastos. Por isso, é importante ter a certeza de quantas pessoas poderão convidar perante o orçamento determinado. Se for preciso, corta aqueles familiares mais distantes, porque é importante não começares a tua vida de casada com dívidas.

Organiza a lista de presentes do teu casamento


Não tenhas vergonha de fazer uma lista de presentes de casamento. É importante definir isto, porque os teus convidados estarão à espera para saber que prendas dar ao casal.

Tentem preparar uma lista abrangente, que tenha presentes mais baratos, para quem não tem tanta disponibilidade financeira, e presentes mais caros, para quem quer gastar mais dinheiro. Sejam quais forem os pedidos, não deixes de fazer a lista, sim? 

Ela deve ser feita com bastante antecedência para que consigam divulgá-la entre os convidados.

Durante a organização do casamento, considera contratar uma organizadora


Organizar um casamento não é nada fácil. São muitos os detalhes a ter em conta e é por isso que uma organizadora de casamentos é algo tão importante. 

Se o teu orçamento permitir, contrata uma organizadora para te ajudar ao longo dos preparativos. Se o dinheiro disponível não for muito, tenta, pelo menos, ter uma organizadora contigo no dia do casamento. Ela vai ajudar-te e organizar as coisas como ninguém. Afinal de contas, é uma profissional preparada para tal.

Contrata os principais fornecedores


Se contrataste uma organizadora de casamentos, ela vai estar ao teu lado neste momento. Se não é este o teu caso, faz uma lista dos principais fornecedores que irás precisar contratar: local, buffet, carro, roupa, mesas e cadeiras, padre e vá entrando em contacto com todos para pedir um orçamento. 

Depois de ter os orçamentos, comece a contratá-los logo. É normal que os bons profissionais tenham a agenda cheia. Por isso, reserva a tua data o quanto antes!

Pensa na lua-de-mel – e organiza-a


Não te esqueças de pensar no momento pós-casamento, que será quando vais, finalmente, relaxar ao lado do teu amor. Separa algum dinheiro para passearem, nem que seja algo simples, numa região do país. Tira uns dias de folga, saboreia o teu amor e relembra o teu casamento com muito carinho.

Escolhe o teu vestido, o fato e os detalhes


Depois de definido o lugar e a data, já podes começar a ver vestidos. Se for verão, aposta em algo com mangas curtas. Se for inverno, pensa em teres um casaco ou uma echarpe. O mesmo se aplica ao noivo, padrinhos e madrinhas. Por muito especiais que todos sejam, é importante escolher roupa que também esteja dentro do orçamento. 
Categorias Relacionadas
sobre o autor
Miguel Arranhado
Consultor de Marketing Digital

Já fui chamado por muitos nomes. “Editor”, “Chato”, “Chefinho”, ou (o meu preferido) “Mini-Chefe”. Sou amante das...

ver perfil
45
Publicações
Dicas relacionadas