Miguel Arranhado16 Nov 2019

peças para carros

É seguro comprar peças de carro online

Todos os cuidados que deves ter antes de fazeres alguma compra


O comércio digital é uma tendência em crescimento em vários países do mundo. Em Portugal, também não é diferente, uma vez que, com o acesso cada vez maior das pessoas à Internet, o mercado do e-commerce tem-se transformado, conquistando cada vez mais adeptos.

Nesse mesmo sentido e com uma imensa linha de produção, o setor automóvel continua a ser um dos mercados com mais importância no país.

Por essa razão, da próxima vez que tiveres a necessidade de comprar peças novas para o teu carro <link-sub-cat-pecas-auto>, talvez esteja na hora de considerares fazer a compra numa loja online. Com um catálogo abrangente e com diversas opções, comprar peças para automóveis online pode acabar por se revelar num ótimo negócio.

Poderás fazer alguma poupança com uma ida a uma loja física e poderás controlar todas as fases do processo de compra. Da identificação da peça à escolha de uma loja que seja de confiança, passando pela análise do melhor preço, todos os passos estarão no teu controlo.

No entanto, para quem ainda tem dúvidas sobre esta forma de compra, vamos explorar melhor este assunto e descobrir se é seguro comprar peças de carros pela Internet.

Identificar bons vendedores


A primeira pergunta que define a qualidade de uma loja online é a seguinte: Como é o seu serviço ao cliente? As minhas problemáticas são uma prioridade para esta loja? 

Caso não saibas, atualmente, é possível teres acesso a opiniões e avaliações de outras pessoas que já fizeram alguma compra em determinada loja online. Através de uma simples pesquisa no Google e nas Redes Sociais consegues descobrir boas fontes de avaliação e não seres apanhado em possíveis problemas futuros.

Uma boa loja online de peças para automóveis precisa de ter uma descrição clara e completa dos produtos que vende. Informações como o modelo, ano de fabricação e o preço com IVA são pontos muito importantes. Com esta informação do teu lado, já é possível fazeres comparações com outras lojas e encontrar o melhor negócio para o teu problema, mas sem nunca esquecer a segurança da transação.

Confirma a segurança e a privacidade


As lojas online de confiança garantem a privacidade e a segurança dos dados dos seus clientes. Quando estrares n site, está atento a pequenos detalhes como o início do endereço ser em ‘https’ em vez de ‘http’. Este simples detalhe em si já confirma que o processo de compra e de pagamento se encontra protegido.

Para poderes fugir a sites mal-intencionados, a existência de selos de verificação como o eTrust, o HackerSafe e o VeriSign são boas referências para ti, enquanto utilizador, e ajudam a valorizar a loja online. Não te esqueças também de teres o antivírus do teu computador atualizado, para não correres o risco de apanhares um vírus mal entres num mau site.

Nunca envies nenhum tipo de dados financeiros por e-mail ou por outro meio que não seja pelo formulário na página de pagamento seguro da loja online.

Por último, não faças compras online utilizando computadores públicos, como os das bibliotecas públicas ou de cibercafés. No que toca a este tipo de compras, usa sempre o teu computador pessoal ou o da empresa onde trabalhas, sendo que também deves sempre usar uma ligação à Internet segura, como a da tua casa ou a do teu trabalho. Não te esqueças que os teus dados de pagamento podem ficar registados no histórico da máquina e no browser que usaste.

Entende o processo de compra


Antes de finalizares uma compra, certifica-te se existe alguma taxa de envio associado à tua compra. A atenção redobrada nestas questões evita situações inesperadas com o envio da tua encomenda. 

Também é importante que guardes digitalmente ou fisicamente todos os comprovativos de compra, pagamento e garantia do produto, incluindo e-mails de confirmação de compra, uma vez que são eles a tua prova, caso aconteça algum imprevisto.

Não te deixes entusiasmar de mais com os bons preços que encontras. As oportunidades existem, sim, mas é preciso teres muito cuidado antes de finalizares uma compra. Tem a certeza de que estás a comprar exatamente a peça de que precisa. Existem muitos modelos de carros no mercado e, alguns deles, têm diferenças entre si tão pequenas que podem passar despercebidas, se não estiveres bem informado.

Antes da compra, talvez seja interessante ires a um concessionário ou falares com um mecânico de confiança para confirmares o modelo do teu carro e teres a certeza de que estás mesmo a comprar a peça de que necessitas.

Compreende o mercado online de peças de carros


A produção de veículos tem passado por um crescimento exponencial nos últimos 10 anos. As linhas de produção aumentaram de tamanho. Por essa razão, houve um aumento de procura e as novas tecnologias estão cada vez mais presentes neste processo.

Muito por causa disso, a venda de peças na Internet também cresceu. Por exemplo, em 2015, o mercado automóvel gerou mais de 1 milhão de dólares em todo o mundo só em vendas. 

Como cada vez mais pessoas vão tendo acesso à Internet e a sentirem-se cada vez mais seguras a fazer compras online, é certo que o mercado online do setor automóvel será alvo de um grande crescimento.

Então, depois desta leitura, já te sentes pronto para fazer uma compra online de peças para o teu carro? 
categorias relacionadas
sobre o autor
Miguel Arranhado
Consultor de Marketing Digital

Já fui chamado por muitos nomes. “Editor”, “Chato”, “Chefinho”, ou (o meu preferido) “Mini-Chefe”. Sou amante das...

ver perfil
45
Publicações
Dicas relacionadas