Miguel Arranhado16 Nov 2019

fogos de artíficio

Uso de fogos de artifício requer cuidados para evitar acidentes

Antes de os comprares, é melhor estares bem informado sobre eles.


O uso de fogo de artifício na passagem de ano é uma tradição adorada por muitas pessoas espalhadas pelo mundo fora. No entanto, a sua correta utilização obriga a que tenhamos alguns cuidados para evitar acidentes que podem levar a queimaduras, a mutilações e até à morte de alguém.

Os fogos de artíficio têm uma beleza visual única e sem comparação, mas também são um perigo para as mãos de todos aqueles que são responsáveis pela realização deste espetáculo. Por essa razão, uma das mais importantes recomendações que podem ser tidas em consideração é que os fogos sejam acionados com recurso a suportes e que, em caso algum, sejam usadas as mãos para segurá-los diretamente.

Para uma maior segurança, os fogos de artifício devem ser acesos em locais que se encontrem longe das pessoas que os irão ver, idealmente em áreas abertas e sem cabos de eletricidade nas proximidades.

A verdade é que o fogo de artifício pode provocar pequenas lesões, como queimaduras nas mãos, mas, dependendo da potência utilizada e do número de foguetes lançados, podem ser responsáveis por problemas tão graves que levem à amputação de dedos e até da própria mão. Para além disso e apesar do fogo de artifício ser algo que deixa, acima de tudo, as crianças encantadas, elas devem ser sempre mantidas longe dos foguetes, no momento em que forem lançados, e nunca devem ser autorizadas a mexer nos foguetes, seja de que forma for.

Fazer a compra de fogo de artifício de forma segura


Os cuidados com este tipo de material pirotecnia devem começar logo no momento da sua aquisição, que deve ser sempre feita em lojas de confiança e que tenham a certificação necessária para venderem este tipo de produto. 

Algumas pessoas podem ficar tentadas em comprar os foguetes no comércio tradicional ou em feiras. Algo que nunca deve ser feito, de forma a ter-se a certeza que se está a fazer uma compra segura. Também é importante não fazer a comprar de forma individual, mas, sim, comprar logo uma embalagem inteira, verificando sempre se ela está intacta e se traz as orientações sobre a forma correta de utilizar o material adquirido. 

Só assim podes garantir que estás a fazer uma compra segura e que os foguetes se encontram nas condições devidas.

Tal como referimos antes, os fogos devem ser lançados em locais afastados das pessoas que irão assistir ao espetáculo, em áreas abertas e sem fios de eletricidade nas proximidades. 

Outra recomendação importante é que o responsável pelo manuseamento dos fogos deve evitar ingerir bebidas alcoólicas, antes do lançamento. As bebidas alcoólicas irão deixar a pessoa com a sua atenção debilitada e isto pode levar a que exista algum acidente no momento do lançamento.

Cuidados a ter se acontecer algum acidente


Em caso de acidente, as lesões que forem mais leves, como as queimaduras, devem ser colocadas em água fria e devidamente limpas para obrigar que a zona queimada tenha uma redução de temperatura. De seguida, o local queimado deve ser sempre tapado com um pano limpo. É importante evitar a colocação de produtos caseiros, como manteiga, café ou pasta de dentes.

Em caso de existir algum tipo de sangramento, a pessoa afetada deverá levantar a sua mão, de forma a diminuir o sangramento, e deve evitar cobrir o local da ferida. Após serem tomadas estas precauções, é recomendado que procure o mais rapidamente possível algum cuidado médico que exista nas proximidades, para poder ser avaliada a necessidade de um atendimento mais especializado.

Em suma… 


Os cuidados a ter, quando se usa fogo de artificio, são os seguintes:

  • A compra dos foguetes deve ser feita em lojas certificadas e autorizadas pelas autoridades para o fazerem;
  • O fogo de artifício deve ser sempre utilizado em locais afastados dos espectadores que irão apreciar o espetáculo, em áreas o mais abertas possível e que não tenham qualquer tipo de fios elétricos nas suas imediações;
  • Por questões de segurança, os foguetes devem ser usados com um suporte e não devem em momento algum serem segurados diretamente com as mãos;
  • Este tipo de produto nunca deve ser utilizado por crianças;
  • Se o responsável pelo lançamento dos foguetes tiver ingerido alguma bebida alcoólica, não deve usar os fogos de artifício.

Em caso de acidente:

  • As queimaduras leves devem ser lavadas com água fria e tapadas com um pano limpo, até chegar a ajuda médica necessária;
  • No caso de existir sangramento, a mão deve ser levantada e evitar tapar a ferida.

Se estas indicações todas forem seguidas e todos procedimentos de segurança forem levados em consideração, já só falta lançares o fogo de artifício e aproveitares bem o espetáculo. 
categorias relacionadas
sobre o autor
Miguel Arranhado
Consultor de Marketing Digital

Já fui chamado por muitos nomes. “Editor”, “Chato”, “Chefinho”, ou (o meu preferido) “Mini-Chefe”. Sou amante das...

ver perfil
45
Publicações
Dicas relacionadas