Mara Domingues29 Jan 2020

material electrónico

Todo o material electrónico que precisa

Eletrónica e todo os materiais que a envolvem

Com o passar dos anos, a electrónica passou a ter um papel determinante na nossa rotina.
Tudo o que está em nosso redor, existe devido à descoberta da eletrónica e ao facto de com ela ter vindo a tecnologia. E está a crescer e a desenvolver-se numa rapidez alucinante.
 
Mesmo as pessoas mais reticentes à mudança, hoje em dia não conseguiriam voltar ao mundo antes da electrónica.
 
Mas e o que é a eletrónica?
 
Ora é muito simples. 
A eletrónica é a ciência que se dedica ao estudo do procedimento de dispositivos, circuitos e sistema eletrónico. Ao conhecer os seus comportamentos, poderemos utilizá-los para realizar as funções que desejamos.
 
Por exemplo, ao analisar a conduta dos circuitos, pode descobrir-se quais as variações das grandezas. Ou seja, as variações de correntes e tensões.
 
Os dispositivos eletrónicos são essenciais para que se possa proceder à reparação ou manutenção de suportes físicos, mais conhecidos como hardware.
Estes componentes, são a peça-chave para a construção de circuitos e sistemas eletrónicos e estão divididos em duas categorias, os ativos e os passivos. 
 
E o que os distingue?
Os dispositivos eletrónicos ativos tem a capacidade de transformar a energia estática em energia dinâmica, ao contrário dos dispositivos eletrónicos passivos.
Esta conversão ocorre quando se altera a amplitude e a forma dos sinais elétricos. 
 
Para ser mais claro, um dispositivo eletrónico ativo é o transístor. As bobinas, as resistências e os condensadores são dispositivos eletrónicos passivos.
 
Eletrónica como passatempo
 
Apesar desta área ser o emprego de muito boa gente, a eletrónica também funciona como uma ocupação de tempos livres para muitos curiosos.
O prazer de colocar alguma coisa a funcionar eletronicamente é partilhado por várias pessoas e até pode ser bastante útil em pequenas coisas em casa, pequenos arranjos eletrónicos.
 
Mas atenção, se não tiveres a certeza do que está a fazer, é melhor encaminhares para um profissional.
 
Poupança com divertimento
 
Uma das grandes vantagens deste passatempo, é que não requer um grande investimento financeiro.
 
Aliás, em algumas situações, até se pode transformar numa poupança no futuro. 
Tens um equipamento, considerado como um dispositivo simples, que se avariou, que não funciona. Antes de o substituíres, mandares fora, ou levares para arranjar, poderás fazer tu mesmo a análise do problema e se for simples, reparar. 
 
A criatividade da criação de um objeto, de um dispositivo, não tem fim. À medida que vais adquirindo mais experiência e conhecimento de novas técnicas, conseguirás desenvolver projetos mais arrojados. 
Começas por arranjar o comando da televisão e acabas a criar robots e máquinas jogos para oferecer no Natal.
 
Criatividade com lógica e com calma
 
Ao te dedicares à eletrónica, poderás dar azo à tua imaginação, com a idealização de um dispositivo a criar, no entanto, há um lado muito lógico no exercício desta atividade. Terás de aprender algumas noções de Matemática e Física para desenvolveres a parte dos circuitos. De modo a que quando carregares no ON do teu robot, este não se desmonte ou entre em curto circuito.
 
Devido à minuciosidade de alguns passos num processo eletrónico, é necessário ter muita calma e muita paciência até ver o resultado final.
Este tipo de passatempo torna-se numa boa terapia para combater o stress.
 
Os parceiros da eletrónica
 
Como já referenciámos, esta paixão pelo mundo a eletrónica é comum a muitas pessoas. Por norma associamos a uma ocupação de tempos livres com mais adeptos masculinos, no entanto, essa tendência tem se vindo a alterar.
Hoje em dia, tornou-se numa atividade para todos os géneros, carteiras e idades. É para quem gosta e não para uma determinada classe.
Existem inúmeros grupos de apoio no mundo virtual, vídeos exemplificativos de alguns passos, opiniões e sugestões. Encontramos de tudo um pouco. 
Porém, nada substituí a conversa presencial, cara na cara, olhos nos olhos. Debater ideias, pedir conselhos, ver o material ao vivo e a cores é tão importante como todo o resto da construção dos circuitos ou dos dispositivos.
 
Existem várias lojas no mercado, onde poderás ter esse tipo de suporte.  Se ao comprares os componentes que necessitas, ainda ganhas a possibilidade de receber algumas dicas ou truques de quem realmente é entendido no assunto, ficarás sempre a ganhar.
 
Por exemplo, tens a Mixtrónica-Comércio de Material Electrónico Unipessoal Lda,, em Coimbra, com vinte anos de experiência no mercado.
Aqui tens tudo o que necessitas de eletrónica. Baterias, fichas, fontes de alimentação, acessórios de telemóvel, áudio e vídeo. Mas não fica por aqui, interruptores, ferros de soldas, motores, etc.
 
Também encontras kits didáticos para te ajudar a desenvolver os teus conhecimentos e competências.
 
A Hobby Electrónica-Componentes Electrónicos Lda, no Montijo, é outra alternativa para as tuas criações. Desde 1997 que esta empresa familiar recebe cada cliente como mais um membro da família.
Aliado aos acessórios e componentes para os teus equipamentos eletrónicos, está um atendimento de excelência, em que a dedicação ao cliente vem sempre em primeiro lugar. Aqui encontras os melhores produtos a um preço que irás gostar. Material de luz e som, baterias e pilhas, telecomandos e material terrestre e de satélite, são alguns dos artigos que encontrarás à venda.
categorias relacionadas
sobre o autor
Mara Domingues
Redação e criação de conteúdos

O meu nome é Mara, muitas vezes confundido com Maria, Marta ou até mesmo Lara.
E onde entra a escrita na minha vida?...

ver perfil
62
Publicações
Dicas relacionadas