Nadine Mussá28 Jan 2020

Evita entupir, mas se precisas de desentupimentos, procura o serviço certo

Os desentupimentos são urgentes, não adies!

Precisar de desentupimentos não é bom sinal. O teu ralo de cozinha, do chuveiro, lava loiça, sanita, pia, sifão da cozinha ou até mesmo outro tipo de canalizações ou sistema de esgotos, como uma fossa séptica, são assuntos que não devem ser ignorados: quão mais cedo resolveres, melhor. Afinal, esperar pode não só piorar a situação como trazer problemas extra à tua vida, como dificultar o uso de canalizações ou até mesmo causar infiltrações. Assim sendo, assim que reparares que há algo de problemático com os canos de tua casa, segue as nossas dicas ou trata de encontrar uma empresa de desentupimentos para que a situação fique resolvida com brevidade. 

Sem ter os canos desimpedidos e aptos para uma boa utilização, a tua vida vai estar certamente dificultada. Não vale muito a pena tentares ser o teu próprio canalizador caso não saibas o que estás a fazer, pois podes piorar a situação ao ponto de não haver retorno numa situação que poderia ser resolvida de maneira simples com um serviço de canalização. Um canalizador pode resolver o assunto da melhor maneira e, quem sabe, a preços competitivos que te agradem sem te limpar o fundo de manutenção da tua casa.

Desentupimentos podem parecer simples, mas mais simples é acontecerem do que serem resolvidos de maneiras caseiras. Existem alguns planos que podes usar, no entanto, é um pouco arriscado usar um refrigerante, um ingrediente de cozinha ou mesmo a famosa soda cáustica, que te pode trazer problemas extremamente graves se não souberes como manusear em segurança. Deste modo, aconselhamos a que chames um técnico de canalização para que te ajude de forma segura e eficaz.

Algumas situações podem evitar entupimentos, pelo que ficam aqui os nossos conselhos.

  • Limpa os pratos antes de os colocares no lava-louças
    Não laves a loiça antes de retirares todos os restos de comida de cada prato, tacho, ou outra superfície com resíduos sólidos. Ao seguires esta dica, prevines que os resíduos se acumulem no ralo e iniciem um entupimento. Isto pode acontecer, especialmente, se os restos de comida se infiltrarem no ralo. 
     
  • Limpa o ralo do lava-loiça depois de cada lavagem de louça de qualquer género
     Ao limpares o ralo do lava-loiça após cada lavagem prevines que algum resíduo sólido que te tenha escapado na dica anterior fique depositado onde não deve. O mesmo se aplica à tua máquina de lavar loiça, convém retirar todos os restos de comida para evitar entupimentos de ralos, sifões ou mesmo canos da tua cozinha. Não uses o teu ralo como descarga de óleos, não só porque podem solidificar e entupir o cano assim como polui a água, livra-te dos óleos e gorduras das formas corretas. No tema da proteção ambiental, a poupança de água também tem benefícios para os teus canos: não os desgasta tanto. 
     
  • Limpa os filtros das tuas máquinas
     Além da máquina de lavar loiça, as da roupa também têm filtros que precisam de ser limpos regularmente. A tua máquina de lavar roupa tem um filtro que deve ser limpo frequentemente para evitar problemas, assim como tem a de secar, outra dica nossa, porém não diretamente relacionada. No que diz respeito às máquinas que trabalham com água, tem também atenção à manutenção com pastilhas anticalcário, uma vez que em algumas zonas do país a água tende a ser mais calcária. 

  •  Limpa o ralo da pia da tua casa de banho
     Assim como acontece na cozinha, o teu lavatório da casa de banho deve ser devidamente limpo regularmente. A pasta de dentes, por exemplo, pode ser uma grande inimiga do ralo, se ficar por lá e ficar seca.
     
  •  Limpa o ralo da banheira
     Os cabelos são o maior problema do ralo da banheira. Para pessoas de cabelo comprido, acima de todos, é importante que retirem os cabelos perdidos durante a lavagem do mesmo, do ralo da banheira. Deste modo, evitam entupimentos complicados, pois o cabelo não desce devidamente pela canalização e pode entupi-la.
     
  •  Tem cuidado com a quantidade de papel higiénico que usas de cada vez
     Por vezes as necessidades fisiológicas podem entupir a sanita, o que é comum, no entanto, a quantidade de papel higiénico poderá fazer o mesmo. Isto acontece especialmente com papel higiénico rico em folhas ou mais áspero. Se precisares, puxa o autoclismo mais que uma vez durante o uso.
     
  •  Tem produtos de desentupimento aprovados em casa
     Um desentupidor de borracha pode ajudar-te em situações menos graves, assim como produtos destinados especificamente a desentupimentos para uso doméstico. Evita ter de recorrer a dicas pouco fiáveis ou seguras porque podes piorar o entupimento, corroer canos, ou criar outros problemas na canalização da tua casa

  • Limpa as entradas de esgoto exteriores
     Para evitar que o esgoto ou a fossa séptica fiquem entupidos, mantem as suas entradas desimpedidas. Um bom exemplo disto é a limpeza de folhas caídas, especialmente no outono, quando estas caem em abundância, podendo causar problemas. 

  •  Usa técnicas seguras para eliminar maus cheiros
     O vinagre com bicarbonato de sódio e o sumo de limão são tidos como os melhores remédios para os maus cheiros provenientes dos esgotos, mas devem ser usados com precaução. Devem ser seguidos de água a ferver, mas não podemos sublinhar o suficiente o quão importante é falar com um especialista no tema, não vá a mezinha causar estragos na canalização. 

Homem a inspecionar um canal de esgoto seco com iluminação
Homem a inspecionar um canal de esgoto seco com iluminação
 
 

No caso de estas dicas não funcionarem, ou um acidente acontecer, terás de tomar a decisão mais acertada: chamar um canalizador. Técnicos especializados em manutenção de canos e desentupimentos são, sem dúvida, o caminho a seguir quando o assunto não é resolvível através dos modos aprovados para serem empregues pelo comum utilizador. 

Clica em serviços para outras utilidades. Podes também encontrar mais dicas aqui, desta feita focada no desentupimento de sanitas.

 

categorias relacionadas
sobre o autor
Nadine Mussá
(Copy/Content) Writer

Escritora há largos anos, em vertentes desde copy a content, passando por jornalismo.

Neste projeto contribuiu...

ver perfil
14
Publicações
Dicas relacionadas